Higiene é essencial para evitar doenças diarréicas agudas

Alimentação saudável e hidratação constante são práticas que preservam a saúde. Isto vale também no que diz respeito à manipulação da comida e ainda o consumo de água, que podem estar contaminados por microorganismos capazes de provocar doenças diarréicas agudas (DDA). Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta que as boas práticas de cozimento e ingestão de água potável são fundamentais para evitar estas doenças. 

“A doença diarréica aguda é causada por diferentes agentes etiológicos, como bactérias, vírus e parasitas. Entre os sintomas mais comuns está o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Em alguns casos, há presença de muco e sangue. Podem ainda ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal”, esclarece a referência técnica em Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis por Alimentos e Água, Renata Boldrini. 

 No geral, explica a técnica, as DDAs são autolimitadas, ou seja, encerram-se sozinhas, com o próprio sistema de defesa do organismo combatendo o agente infeccioso, fazendo com que a doença desapareça. Podem ter duração de 01 a 14 dias. “O que preocupa, nestes casos, é que ocorre muita desidratação, fazendo que a pessoa possa ficar em choque e até chegar a óbito nos casos mais graves”. 

Mais informação AQUI JR MINAS 
 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe um comentário