Combate à dengue será discutido na ALMG

Governo de Minas apresentará à Comissão de Saúde as estratégias para enfrentar a doença, que pode gerar complicações e levar à morte

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, apresentará amanhã (19/05), às 9 horas, em audiência pública na Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a estratégia do governo de Minas para a prevenção e o combate da dengue.

Até o mês de maio de 2011, Minas registrou 35.569 casos da doença. Destes, quatro evoluíram para óbito. Para conter o avanço da epidemia a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais criou, no ano passado, o programa Estadual de combate à dengue, que teve com uma de suas estratégias, a Força Tarefa.

Formada por 432 pessoas, sendo 200 soldados do Exército, 40 da Aeronáutica e 192 agentes de saúde, a força tarefa realiza uma varredura nas áreas consideradas de risco, visitando casas, percorrendo lojas comerciais e lotes baldios. O objetivo é eliminar os possíveis focos do mosquito.

Além disso, a Força Tarefa conta com dez ônibus para dar suporte às equipes de trabalho; 70 carros fumacê; 600 bombas costais; nove caminhões (Dengue móvel) e 20 Dengômetros.

Participantes

A reunião acontece no Plenarinho II da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Ela foi solicitada pelos deputados Fred Costa (PHS), Gustavo Valadares (DEM), Bonifácio Mourão (PSDB), Luiz Humberto Carneiro (PSDB) e Tiago Ulisses (PV). Os parlamentares pretendem ouvir autoridades estaduais e de Belo Horizonte sobre os esforços para enfrentar a doença.

Participarão da audiência pública, além do secretário Antônio Jorge; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto; e o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Teixeira.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe um comentário