DIA DO POVOADO É CONFUNDIDO TODO ANO COM DIA DA CIDADE

festa do dia 27 de Junho - 2010 - Festa do PovoadoNão é a primeira vez que isto acontece.
Desde quando foi criado o Dia do Povoado de Recreio, para ser comemorado no dia 27 de junho, em 2010, aprovado pela Câmara dos Vereadores, há seis anos, os moradores não ficam sabendo ao certo qual o significado desta nova data.
O poder executivo não divulga como convém e nem orienta sobre o fato e assim o comércio , nesse dia 27 de junho, como vai ser amanhã (27) não “funciona” em sua maioria , embora alguns ainda atendam meio expediente . Já as casas bancárias, outras agências como Correios, Casa Lotérica, e outras lojas ficam sem funcionar por conta da “ideia” de ser feriado.

Houve época, veja em nosso blog OJR,M,(27.JUNHO.2012) a agência dos Correios chegou a fixar cartaz em sua portaria informando que não abriria devido ao “FERIADO MUNICIPAL EM COMEMORAÇÃO À FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO” assim como a Agência da Casa Lotérica onde funciona a Caixa e outros serviços também fixou cartaz informando que o motivo do não atendimento seria devido ao FERIADO MUNICIPAL.
A agência do ITAÚ , SICOOB, unidades básicas de saúde, lojas e outros também não funcionaram , o mesmo será repetido amanhã.
O DECRETO Nº 57, ASSINADO NO DIA 17 daquele mês de junho e ano de 2012, pelo prefeito municipal apenas decretara´PONTO FACULTATIVO NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS em seu artigo primeiro e especificava no artigo segundo que só funcionariam as escalas de plantão dos setores que prestam serviços essenciais. A justificativa era a comemoração do DIA DO POVOADO DE RECREIO.
Muitos entendem que o dia 27 de junho é a FESTA DA CIDADE, FESTA DO MUNICÍPIO o que não é verdade pois o Dia do Município é no Dia 1º de Janeiro , embora possa ser também comemorado no último sábado do mês de Julho, por ocasião da Exposição Agropecuária.
Para não deixar o Dia do Povoado de Recreio passar em branco, como acontece todo ano, desde que o Decreto foi criado, as escolas e outras entidades realizam uma passeata e apresentação de números artísticos com a participação de estudantes, conforme vem acontecendo todo ano.
O equívoco infelizmente prejudica muitas pessoas que são pegas de surpresa por não poderem ter pago seus boletos e demais contas que têm como data limite o dia de amanhã.
A cidade já tem os seus dias de feriados municipais permitidos pela lei definidos não podendo criar mais feriados.O que foi decretado é por força do artigo 81 da Lei Orgânica Municipal que dá o direito de o executivo, com aprovação do Legislativo criar dia de ponto facultativo. Esse ano, nada mudou, o que se tem é apenas uma portaria dando ponto facultativo nas repartições públicas, mas ressalvando a prestação de serviço dos setores emergenciais para comemorar o Dia 27 de Junho, que lá no ano de 1890, pelo Decreto 123 , nosso Povoado passava a ser Distrito de Leopoldina, MG.

A Escola Estadual Olavo Bilac, por exemplo tem em seu calendário como dia letivo e portanto tem aula nesse dia 27 de junho. Os vereadores  precisam, juntamente com os outros órgãos normalizarem essa situação, reformulando os dias de feriado e deixar claramente explicado para a população quais são os dias de feriados municipais.

Esta entrada foi publicada em EVENTOS E SOLUÇÕES, NOTÍCIAS. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.