IX Conferência Municipal de Saúde será nesta sexta-feira, 31

A Conferência Municipal de Saúde em Recreio,MG, será realizada nesta sexta-feira, 31, a partir das 8h, no Centro Cultural Aristides Dorigo, seguindo dentro do seu tema: Democracia e Saúde, o objetivo de “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai ser Outro Dia”.

Esta é a IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, em nosso município e é organizada pelo Governo Municipal , e promovida diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde .

As Conferências de Saúde, realizadas nas cidades brasileiras, atendem a Constituição Federal de 1988 que dentre as diretrizes do SUS, garante a participação da população, expressa nos termos da Lei nº. 8.142/90,na execução das políticas de saúde.

As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde são os órgãos deliberativos e fiscalizadores que implementam a presença da população na execução das políticas de saúde .

A CONFERÊNCIA DE SAÚDE, desta sexta-feira, 31, contará com a participação do Sanitarista Matheus Moutinho Crepalde e do Superintendente Regional de Saúde de Juiz de Fora, Renan Guimarães de Oliveira, que darão palestras motivadoras para as deliberações que serão apresentadas em assembleia.

Assim, dentro de seus objetivos, a Conferência de Saúde avalia a situação de saúde e propõe as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes. Torna-se um momento de diagnóstico e planejamento, reunindo representantes dos vários segmentos sociais , além de subsidiar o gestor na formulação da política de saúde local, conforme Resolução do Conselho Nacional de Saúde.

Com essas funções de Avaliar e discutir a situação de saúde da população ;uma Conferência de Saúde analisa o resultado das ações e serviços prestados pela rede de saúde e propõe as diretrizes para formulação da política de saúde no âmbito municipal, contribuindo ainda no estadual e nacional. Quando há Conferência Nacional de Saúde programada, a Conferência Municipal eleger delegadas e delegados para a etapa Estadual da Conferência Nacional de Saúde.

 

Esta entrada foi publicada em EVENTOS. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe um comentário