ColunaMinasGerais

Alemães interessados no monotrilho de Poços

O prefeito Sérgio Azevedo de Poços de Caldas assinou um Memorando de Entendimento com a empresa alemã ProReSus Gmbh, representada por seu diretor Phellipe Barcellos, que também representa a International Monorail Association para a elaboração de um estudo de viabilidade econômico-financeira do Monotrilho de Poços de Caldas. A parceria entre a multinacional, com aval do governo alemão e município, é inédita do Brasil. O interesse partiu da própria empresa, que procurou a Prefeitura há dois meses, motivada pela notícia de que o município havia retomado o Monotrilho. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

1° visita social por video será no Floramar

Imprescindível para o processo de ressocialização da pessoa presa, o incentivo à manutenção dos vínculos e laços familiares é um dos pilares das políticas públicas voltadas para o interno que cumpre pena no sistema prisional mineiro, administrado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Nesta sexta-feira, 5, às 15h, um passo importante favorecido pelo uso da tecnologia beneficiou presos que cumprem pena no Presídio Floramar, em Divinópolis, na região Centro-Oeste do estado. Os internos de outras comarcas vão poder conversar com os seus familiares por meio de videoconferência. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

Partido quer expulsar vereadores em Caeté

O presidente em exercício do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Caeté, Éder Silva, protocolou na secretaria da Câmara Municipal, ofício endereçado ao presidente da Casa, informando que está aberto, no diretório estadual do Partido, em BH, o processo de expulsão dos vereadores Adilson dos Santos Moreira e Antônio Carlos Gonçalves por descumprimento das obrigações do estatuto da sigla. Se forem expulsos, os parlamentares podem perder o mandato. Segundo Éder, a decisão foi tomada por causa de infidelidade partidária e o não cumprimento das orientações do partido. (Jornal Opinião – Caeté)

Semana do Rock chega à sua sexta edição

O Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho e para celebrar a data, o Conservatório Estadual de Música e Artes Raul Belém (Cemarb) realiza mais uma edição da Semana do Rock. O evento, idealizado pelo professor de música Leandro Varizon, acontece entre os dias 8 e 12 deste mês. O projeto está em sua sexta edição e, a cada ano, explora uma vertente do rock. Na ocasião vão ser promovidas apresentações musicais, oficinas, palcos livres, workshops e shows de bandas da cidade e região. (Gazeta do Triângulo- Araguari)

IEF ajudará na arborização de Moc

O Instituto Estadual de Florestas vai ajudar no processo de arborização de Montes Claros, conforme Termo de Cooperação Técnica assinado com a Prefeitura Municipal e publicado no Diário Oficial. Também vão ser realizadas atividades em regime de integração e cooperação mútua, além do estabelecimento de regras e condições de cooperação técnica e a gestão compartilhada dos recursos florestais e a parceria técnica e administrativa, visando à recuperação florestal, proteção à biodiversidade, a proteção à fauna e a flora e desenvolvimento da pesca e aquicultura no Estado, com a finalidade de atender ao interesse público no que tange as atribuições do Setor de Meio Ambiente Municipal e do Instituto Estadual de Florestas. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Tragédias de Mariana e Brumadinho em livro

A segunda edição do livro O João-de-barro e o mar de lama, de Grazi Reis, publicado pela Páginas Editora, vai ser lançada neste sábado, 6, com epílogo sobre a tragédia de Brumadinho. A obra já aborda o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, que atingiu as comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo e diversos municípios de Minas e do Espírito Santo, que ficam à margem do Rio Doce. Com o novo trecho, que narra o rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho, o objetivo é que as crianças possam ter as informações sobre os dois mares de lama que atingiram cidades mineiras em uma única obra, em linguagem adequada para elas. (Portal da Cidade- Mariana)

Acordo prevê abertura de desvio do rio

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Empresa de Participações Oeste de Minas firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê que a empresa realize a abertura de um canal de desvio do leito do rio São Francisco, em Lagoa da Prata. A informação foi divulgada pelo MPMG nesta quinta-feira, 4. De acordo com o MPMG, a assinatura do TAC encerrou um processo que estava em tramitação desde 2004. Segundo informações do portal G1, um acordo prevê que a empresa implemente medidas reparadoras e compensatórias em decorrência dos impactos ambientais causados pela intervenção realizada no rio São Francisco. (Nova Imprensa- Formiga)

ATÉ AQUI, PUBLICADO EM 5 DE JULHO DE 2019 POR SINDIJORI

Rede de Notícias do Sindijori MG

Vereadores propõem fiscalização pioneira

Começou a tramitar na Câmara de Itaúna projeto de lei de autoria dos vereadores Gláucia Santiago e Alexandre Campos, que coloca a cidade como pioneira no País em termos de legislação municipal visando garantir a fiscalização em barragens. O projeto institui a ”Política Municipal de Segurança de Barragens, que garante ao município a responsabilidade e o direito a fiscalizar empreendimentos similares aos que romperam nas cidades de Mariana e Brumadinho. Com a implementação desta lei, a Câmara quer garantir, sem prejuízo das ações os órgãos federais e estaduais, que todas as barragens localizadas no Município de Itaúna serão devidamente fiscalizadas e acompanhada. (Folha Povo Itaúna)

Inauguração de obra inacabada é proibida

Projeto de Lei que proíbe a inauguração e o uso de obra pública inacabada na cidade foi aprovado pela Câmara Municipal de Uberaba (CMU). A proposta, apresentada pela primeira vez em 2017, de autoria do vereador Alan Carlos da Silva (Patri), também impede a inauguração de obra que, mesmo acabada, não esteja em condição de funcionamento devido à falta de profissionais e de materiais essenciais. O procurador-geral da Casa, Diógenes Alves de Sene, alertou para a inconstitucionalidade da proposição. De acordo com Sene, em 2013, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais vetou projeto com mesma finalidade apresentado em Varginha-MG. (Jornal de Uberaba)

Comarcas na luta contra a violência

Neste mês de março, o Judiciário mineiro desenvolveu uma série de ações, na capital e no interior do estado, visando ao combate da violência doméstica e familiar contra a mulher. Caratinga, Ibirité e Guanhães foram algumas das comarcas que promoveram atividades protetivas, educativas e jurídicas, de forma a prevenir e combater esse tipo de violência. Em Caratinga, a principal iniciativa é a realização de palestras nas escolas da rede pública da comarca, para alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. (Diario do Rio doce – Governador Valadares)

Melhorias no transporte em Nova Serrana

A prefeitura de Nova Serrana, anunciou nesta semana que uma parceria entre o executivo e a empresa Transnova viabilizou benefícios para a população. A empresa que é responsável pelo transporte coletivo adquiriu mais dois novos ônibus que estarão circulando já nesta semana, aumentando a oferta de viagens para os usuários do transporte coletivo na cidade. De acordo com a prefeitura, desde 2017, a Transnova investiu aproximadamente R$1,6 milhão no transporte coletivo em Nova Serrana, entre novos ônibus, câmeras de segurança e guaritas em parceria com o poder executivo. (O Popular – Nova Serrana)

Poços conta com Plano de Convivência

Poços de Caldas vai ser o primeiro município do país a contar com o Plano de Convivência Ética nas escolas como política pública inserida no currículo da rede municipal de Ensino. O documento-base, construído coletivamente, já foi apreciado pelo Conselho Municipal de Educação e a expectativa é que seja encaminhado para aprovação legislativa em abril. Prevenir e combater todo tipo de violência e promover a cultura da paz e a ética nas relações. Assim, é possível resumir os objetivos do Plano de Convivência Ética, em construção na rede municipal de Ensino de Poços de Caldas. (Folha Regional- Muzambinho)

Profissionais recebem capacitação vacinal

Novas medidas foram determinadas pelo Programa Nacional de Vacinação para 2019. Deste modo, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Muriaé em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Ubá (GRS) reuniram os profissionais da rede municipal e do Hospital São Paulo, na última semana, para realizarem capacitação sobre as novas técnicas para aplicação de vacinas BCG e antirrábica. A capacitação foi realizada com o objetivo de ampliar o número de profissionais que saibam aplicar as vacinas de forma correta. (Gazeta de Muriaé)

Rodoviários do transporte podem entrar em greve

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pará de Minas já iniciou as negociações para o reajuste salarial dos funcionários que trabalham em empresas da cidade. Francisco Ferreira Borges, presidente do sindicato, explica que as negociações salariais foram iniciadas no dia primeiro desse mês. Segundo ele, algumas reuniões já ocorreram em Belo Horizonte, em prol dos rodoviários do transporte intermunicipal, e em Pará de Minas, para os trabalhadores das empresas urbanas. (JC Notícias- Pará de Minas)

Troféus e medalhas para educadores

Aconteceu na noite do último sábado, 23, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, a primeira reunião de 2019 da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (Alacib- Mariana), em parceria com a Aldrava Letras e Artes. Durante o evento, ocorreram entrega de troféus, medalhas e cerimônias de posse. Além disso alguns educadores receberam a Medalha Ordem do Mérito Educacional e Cultural ”Frei Santa Rita Durão”. Os homenageados com as medalhas discursaram e agradeceram pelo reconhecimento dado pela academia. (Portal da Cidade- Mariana)

ATÉ AQUI, PUBLICADO EM 26 DE MARÇO DE 2019

Paralisação da mineração traz prejuízos

O  PIB mineiro pode fechar 2019 com recuo de 4% com a perda de 851 mil empregos. A estimativa está em um estudo que a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) acaba de lançar, no qual analisa os efeitos da paralisação das atividades minerárias no estado. O trabalho considera três diferentes cenários no horizonte de três anos (2019-2021): ”pessimista”, com a interrupção de 70% das atividades do setor, ”otimista”, com a retomada gradual da mineração, e ”atual”, marcado pela paralisação de aproximadamente 50% da produção minerária estimada para 2019. A atividade em algumas minas no estado foi interrompida após o rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, no dia 25 de janeiro. (Rede Sindijori)

Azul estuda jatos na rota Varginha-BH

A Azul Linhas Aéreas está estudando a colocação de jatos ou o aumento da frequência de aviões de Varginha para Belo Horizonte (Confins). Toda semana, cerca de 30 passageiros entram na fila de espera. Segundo o coordenador do Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky, Rogério Evaristo, a Azul está fazendo levantamento técnico para substituir as atuais aeronaves ATR 72-600, de 70 passageiros por jatos Embraer modelos 190 (100 passageiros) ou 175 (86 passageiros). A Prefeitura de Varginha está pleiteando, na verdade, é o aumento da frequência de voos, de dois para três semanalmente, pelo menos, como antes. A companhia alega que está em estudos e faltam aviões. (O Correio do Sul – Varginha)

Ineps prepara 1ª turma de psicólogos

A equipe do Instituto de Neurociências Elza dos Passos Silva (Ineps), em Uberaba, concluiu a preparação da primeira turma de psicólogos para o credenciamento junto à Polícia Federal. A providência respalda o profissional para oferecer serviços de excelência em Avaliação Psicológica para o porte e manejo de armas de fogo. A equipe iniciou esta jornada no mês de fevereiro com o curso introdutório. Depois passou por um fim de semana de aprofundamento em técnicas de avaliação de personalidade. A doutora Liliane Além-Mar, que faz parte da diretoria do Ineps, acrescenta que os trabalhos foram fechados com o curso avançado e análises práticas de diversas aplicações reais dos instrumentos estudados. (Jornal de Uberaba)

Entrega de remédio deve se regularizar

O abastecimento de Insulina NPH – medicamento usado para o controle de açúcar no sangue em pacientes diabéticos – deve ser regularizado até a primeira semana de abril, depois que a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MG) notificar o Município que devido a atrasos no repasse do Ministério da Saúde, a entrega dos medicamentos seria reduzida a 38%. De acordo com a Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB), a Farmácia Central passou a distribuir o medicamento aos usuários de forma parcial, orientando a procura das  redes credenciadas pelo Programa Farmácia Popular para que possam receber o restante da medicação indicada. (Folha de Barbacena)

Menores terão acesso gratuito a jogos

A Lei Municipal 9.309, publicada no Diário Oficial de Poços de Caldas na quarta-feira, 20, estabelece a gratuidade de acesso a ginásios e estádios municipais a menores de 12 anos de idade. A iniciativa visa incentivar as famílias a frequentarem eventos esportivos, possibilitando o acesso das crianças de forma gratuita. A lei foi sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo, após aprovação na Câmara de Vereadores. “Com este benefício, estamos criando o torcedor do futuro, incentivando o hábito de frequentar o estádio desde criança e participar de eventos esportivos, promovendo saúde e maior convivência entre as famílias”, ressalta o prefeito. (Folha Regional- Muzambinho)

Servidores têm reajustes salarial de 3,43%

Como ocorre anualmente, o servidores municipais de Muriaé têm seus salários revisados de acordo com o índice oficial aplicado pelo INPC acumulado de janeiro a dezembro de 2018, em acordo já efetuado com o Sindicato dos Servidores Municipais. O objetivo da revisão de 3,43% foi preservar o valor aquisitivo da moeda e recompor as perdas ocasionada pelo processo inflacionários nos 12 meses de 2018. O projeto do Executivo foi aprovado e, após ser sancionado, entra em vigor retroativo a 1º de janeiro. Com a revisão, o salário básico do município de Muriaé passa a ser R$ 998,00 mensais. (Gazeta de Muriaé)

ATÉ AQUI publicado em 22-03-2019

Município espera reposição no Mais Médicos

O Programa Mais Médicos do Governo Federal não preencheu as vagas em Divinópolis. Dos 18 médicos estrangeiros que chegaram ao município no final do ano passado, oito deixaram o programa no começo de 2019. O município está empenhado em resolver esta situação o mais breve possível. Imediatamente entrou em contato com o setor responsável pelo programa no Governo Federal e solicitou a reposição desses médicos em todas as unidades de saúde, a resposta foi de que serão enviados, porém, sem data prevista. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

Hospital pode ir para a iniciativa privada

Passados cinco anos e dois meses do início da construção do Hospital Regional de Governador Valadares, a obra ainda segue sem conclusão. Na manhã de quinta-feira, 28, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, esteve em Valadares para visitar as obras do hospital, nas proximidades da BR-116, saída para Teófilo Otoni. Na oportunidade, Barcelos pontuou os desafios em um cenário de grave déficit nas contas do Estado, e revelou que a única alternativa para a conclusão das obras, iniciadas em abril de 2013, será buscar parcerias com a iniciativa privada. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)

Sistema começou a funcionar em Itaúna

Foi apresentada à comunidade no auditório da Associação dos Contabilistas de Itaúna (Aconita), na última segunda-feira, 25, a plataforma do Alvará Digital, implantado pela Prefeitura de Itaúna. Participaram do evento de apresentação da plataforma o prefeito Neider Moreira; a presidente da Aconita, Fabiana Xavier; o secretário de Finanças, Warlei Eustáquio de Souza; o superintendente regional da Fazenda, Eduardo da Silva Mendonça; o vice-presidente da Câmara, Hudson Bernardes; a chefe da agência local da Administração Fazendária, Marina Coutinho Rodrigues; servidores municipais, contabilistas e público em geral. (Jornal Folha do Povo Itaúna)

Esperado aumento de 40% nas estradas

O fluxo de veículos nas estradas da região deve aumentar cerca de 40% por conta do feriado de carnaval, conforme informações da Polícia Militar Rodoviária (PMR). Na BR-040, entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, estima-se que 250 mil veículos irão passar pela rodovia pelos próximos dias, de acordo com a Concer, concessionária que administra o trecho. Já a Invepar-Via 040, responsável pelo trecho que liga Juiz de Fora a Brasília (DF), calcula que 479 mil veículos irão transitar pela via, o que representaria um aumento de 25% comparado ao tráfego em dias normais. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Lagopratenses disputarão o brasileiro

Quatro atletas de Lagoa da Prata se destacaram na Seletiva da Federação Mineira de Karatê (FMK). Jeferson Monteiro, faixa preta na categoria 18/35 anos, Davi Rezende, faixa preta na categoria 14/15 anos, Enzo Amaral, faixa verde na categoria 14/15 anos, e Pedro Costa, faixa marrom na categoria 12/13 anos, são treinados pelo sensei Wagner Heleno. Todos os atletas lagopratenses conquistaram o 1º lugar na modalidade kata e um 3º lugar na modalidade shiai-kumitê. Agora ele vão participar do Campeonato Brasileiro, que acontece a partir do mês de março. (Jornal Cidade MG- Lagoa da Prata)

Cidade tem atividades para Dia da Mulher

Uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Leopoldina / Secretaria de Cultura de Leopoldina e Câmara Municipal de Leopoldina com o apoio da Plenarius / OAB Leopoldina / IEF – Instituto Estadual de Florestas / Faculdade Doctum e Isabela & Daniel Photography,  o Dia Internacional da Mulher  e o Mês da Mulher, em Leopoldina vai ser amplamente comemorado com diversas atividades de caráter educativo, informativo e recreativo que  fazem parte da programação ‘Mulher em Foco’, tema escolhido pela prefeitura para celebrar o evento. (Jornal Leopoldinense)

Saúde de Mariana faz plantão no Carnaval

Dando suporte nos dias de folia, a Secretaria de Saúde tomou providências para o Carnaval Mariana 2019. Dentre as ações realizadas, foram distribuídos cerca de 10 mil preservativos. Durante os cinco dias de festa cerca de 130 profissionais da área vão atuar no atendimento à população e a Secretaria, através do Departamento de Vigilância, fará inspeções em ambulantes que irão fornecer alimentos aos foliões. No total, 16 ambulâncias vão ficar à disposição para emergências e atendimentos diversos. A campanha de conscientização e distribuição de preservativos iniciou no mês de fevereiro. (Jornal Ponto Final- Mariana)

Sete Lagoas recebe espetáculos de mostra

Após a primeira edição de sucesso em 2015, envolvendo 33 cias teatrais que se apresentaram na capital mineira, a Mostra InMInas de Teatro inicia sua circulação por Minas Gerais nas cidades de Sete Lagoas, Pará de Minas e Teófilo Otoni. Além de apresentações, encontro de grupos e palestras, vai ocorrer o lançamento da Cooperativa de Teatro InMinas. A Cooperativa InMinas se dedica ao desenvolvimento de ações teatrais em todo o território mineiro. (Jornal Sete Dias)

ATÉ AQUI, PUBLICADO EM 1º DE MARÇO DE 2019 POR  SINDIJORI

Rede de Notícias do Sindijori MG

Prefeitos protestam em Cataguases

A Zona da Mata sediou, na terça-feira, 27, mais um protesto de prefeitos por conta do atraso de repasses estaduais aos quais os Municípios têm direito e que vêm sendo contingenciados pelo Governo de Minas. Desta vez, a mobilização aconteceu em Cataguases e, além de ter a prefeitura local como anfitriã, contou com representantes de outras cidades e da Associação Mineira de Municípios (AMM). Ao todo, além de outras lideranças municipais, 26 prefeitos da região estiveram no encontro e relataram as dificuldades e os impactos da crise financeira do Estado nos serviços prestados à população. O protesto recebeu o título de ”Basta! Chega de confiscar o dinheiro dos municípios!”. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Ex-prefeito de Uberaba será Secretário

O ex-prefeito de Uberaba, deputado federal Marcos Montes (PSD-MG), foi nomeado secretário da agricultura pela futura ministra da Pasta, Tereza Cristina (DEM-MS), no governo de Jair Bolsonaro (PSL). Montes é o segundo mineiro anunciado para primeiro escalão do Planalto.

O anúncio foi realizado nesta terça-feira na Frente Parlamentar da Agricultura, presidida atualmente por Tereza. O deputado esteve à frente do grupo entre 2015 e 2016. Nas últimas eleições, Montes foi vice na chapa de Antonio Anastasia (PSDB). (Jornal de Uberaba)

Teófilo Otoni  reúne gestores policiais

Teófilo Otoni sediará o 3º  encontro de gestores das  polícias militares da tríplice divisa Minas Gerais,  Bahia e Espírito Santo. Um dos objetivos é melhorar a prestação de serviço  das polícias militares  dessa região de divisa dos  três estados, mas também  tem o objetivo de buscar  uma maior aproximação  entre as três, quando se divide  problemas e a busca de soluções comuns de interesse  das três polícias.  (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Manhuaçu  faz melhorias em estradas

A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Obras, prossegue com os serviços de manutenção nas estradas rurais. Em razão das chuvas, os trabalhos precisaram ter a data alterada em alguns locais, pois, enxurradas levam cascalho e bauxita normalmente utilizados em pontos críticos íngremes e de atoleiros. Com a estabilidade do tempo, operários e máquinas trabalham em ritmo intenso. (Diário de Manhuaçu)

Educadores recebem capacitação

Desde o início de outubro, têm sido realizados, em Mateus Leme, encontros entre os profissionais da Atenção Básica e especialistas. A iniciativa visa o fortalecimento da rede pública, a partir de melhorias no planejamento das ações e, consequentemente, ampliação dos serviços prestados à comunidade. De acordo com a coordenadora da unidade, Vanda Amaral Freitas, o objetivo é garantir a integração dos setores, para organização dos fluxos e assim, proporcionar aos usuários um atendimento mais humanizado e eficiente. (Jornal de Juatuba e Mateus Leme)

Secretaria oferece oficinas de culinária

O Governo de Arcos, por meio da Secretaria de Integração Social, do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) irá ofertar nos dias 4 e 11 de dezembro oficinas de salgados simples e mini pizza para usuários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e usuários do Programa Bolsa Família. As oficinas terão a carga horária de 4 horas/aula, com início às 13h e término às 17h. Os interessados deverão procurar a Secretária Municipal de Integração Social ou o Cras para se inscrever. As vagas são limitadas. (Correio Centro Oeste – Arcos)

Festival de Dança é marcado por encanto

Um momento mágico e encantador. Assim está sendo considerado o 18º Festival de Dança da Escola Professor Jairo Grossi, em Caratinga. O evento foi realizado na noite do último sábado, 24, e reuniu um grande público na Unidade I do Unec. Uma apresentação artística é sempre cercada de muita expectativa. Sobretudo, quando se trata de um dos eventos mais aguardados do ano na cidade. A Allegro Escola de Dança Jairo Grossi apresentou seu 18º festival. (Diário de Caratinga)

Agenda de contação de histórias termina

Entra na reta final a programação que movimentou Divinópolis. Desde o último sábado, 17, os contadores de histórias estão levando sua arte para diversos pontos da cidade. Esta semana, duas apresentações escolas públicas e uma oficina encerram o projeto. Entre os dias 17 de novembro e 1º de dezembro, a Mostra Conexões Criativas – Estação das Histórias apresenta um circuito com apresentações de múltiplas formas de contação, oficinas etc. No dia 18, na praça Santuário, durante a comemoração de 18 anos do Grupo Encontro na Praça acontecerá o “Click nos contadores” com a reunião de mais de 40 artistas desse ofício. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

Usina dos Sonhos apresenta espetáculo

O palco do Teatro Sílvio de Matos vai receber o espetáculo musical “Usina da Música – Ano 15″, promovido pela Associação Cultural Projeto Usina de Sonhos. A apresentação será no próximo sábado, 1, a partir das 20h. A classificação é livre e os ingressos podem ser adquiridos por R$ 10 na sede da Associação, localizada na rua Dr. Alcides Gonçalves, 1789, Santanense. O evento, produzido por Bel de Abreu, tem como objetivo demonstrar o trabalho realizado durante todo o ano de 2018 pelos alunos do Projeto. (Folha Povo Itaúna)

Até Aqui Publicado Em 28-11-2018

Médicos deixam Jequitinhonha e Mucuri

O rompimento do contrato do governo de Cuba  com o Brasil para atender  o programa Mais Médicos  atingirá em cheio a assistência médica à população  dos Vales do Jequitinhonha  e Mucuri, no Nordeste de  Minas Gerais. No dia 25  de novembro, 83 médicos  cubanos deixarão o trabalho em 47 municípios em  toda a região, deixando de  atender nas comunidades  rurais, povoados e distritos. Até o final do ano,  cerca de 22 mil consultas  deixarão de ser feitas, segundo informações da Diretoria Regional  da Secretaria de Estado da  Saúde em Pedra Azul. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Prefeitos fazem manifestação contra crise

Aconteceu entre os trevos de Paraopeba e Caetanópolis mais uma das muitas manifestações que tem pipocado pelo Estado de Minas Gerais, contra ato do Governador Fernando Pimentel-PT, que desde dezembro de 2017 começou a confiscar recursos de IPVA, ICMS e agora, por fim, também dos recursos do Fundeb, que são dos municípios mineiros, por garantia constitucional, o que tem levado os já sofridos municípios à falência total.  A manifestação foi pacífica e coordenada pelo povo e prefeitos das cidades de Paraopeba, Caetanópolis,  Inhaúma e Fortuna de Minas, vice-prefeitos, vereadores e servidores, todos preocupados coma grave situação dos municípios e teve muita simpatia dos veículos e caminhões. (Jornal de Paraopeba)

Energia sobe 21,08% em Poços de Caldas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) definiu em reunião de diretoria realizada na manhã de terça, 20, o reajuste tarifário da DME Distribuição - geradora e distribuidora de energia municipal, que passa a vigorar a partir desta quinta-feira, 22. O reajuste médio em Poços será de 21,08%: consumidores de baixa tensão terão aumento de 20,09%, enquanto consumidores de alta tensão terão reajuste de 22,78%.Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço de forma assegurar equilíbrio no serviço prestado. (Jornal da Cidade - Poços de Caldas)

Muriaé tem semana contra violência

Na sessão da Câmara de Muriaé de terça-feira, 20, foi aberta a II Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência Contra a Mulher que teve como tema este ano “#quebreociclo – enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher”.   A abertura foi realizada com uma palestra do Delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, Rangel Martino, que contou com a participação dos vereadores por meio de depoimentos, críticas e sugestões acerca do tema. Além disso, foram discutidos e aprovados projetos do Executivo que autorizam a abertura de créditos adicionais especial e suplementar. (Gazeta de Muriaé)

Combate ao racismo mobiliza estudantes

Atualmente, mais de 80% das escolas estaduais mineiras desenvolvem projetos relacionados à História da África e cultura afro-brasileira. “Em 2015, apenas 20% das escolas da rede estadual de Minas Gerais tinham projetos relacionados à História da África e cultura afro-brasileira. Hoje, esse percentual ultrapassa 80%”, sinalizou a superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Iara Pires Viana. (Folha de Uberaba)

Araguari funde secretarias e corta gastos

A fusão de secretarias e ministérios é uma tendência que percorre tanto o governo do Estado quando Federal com o objetivo de ’enxugar’ as contas públicas. Cortes têm sido feitos em Araguari desde o início da gestão Marcos Coelho de Carvalho (MDB) em 2017 e o próximo passo segue o exemplo do restante do país. ”Existe essa previsão aqui também, assim como foram reduzidos os cargos comissionados”, informa a Secretaria de Administração. Ainda não houve comunicado oficial sobre os cortes nem de quais secretarias serão fundidas. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Prefeitura lança o Projeto Cidade Limpa

O lançamento do projeto Cidade Limpa, em Três Pontas, conseguiu reunir muita gente na noite de terça-feira, 20, diversos setores da Prefeitura, secretários e assessores da Administração, servidores de várias áreas, como da Educação, Meio Ambiente, Transportes e Obras, vereadores, empresas, parceiros da iniciativa privada e instituições. Todos eles atenderam ao chamado e o pedido que ouviram durante a reunião, é que se tornem precursores do projeto, que tem o objetivo de fomentar uma consciência ambiental e consequentemente a mudança de hábito da população trespontana, contribuindo com uma cidade mais limpa. (Equipe Positiva – Três Pontas)

Vídeo de alunos viraliza na internet

Alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Arthur Bernardes em Sete Lagoas divulgaram um vídeo na segunda-feira, 19, em alusão ao Dia da Consciência Negra. No vídeo gravado em formato de “mannequin challenge”, uma tendência de vídeo viral da internet, os estudantes da turma 3010 aparecem cantando e encenando a música “Olhos coloridos”, da cantora Sandra de Sá. Leandro Nogueira, de 18 anos, é quem aparece à frente da câmara fazendo a primeira voz. (Portal Sete Lagoas)

Ace/CLD premia 100 melhores empresas

Para enaltecer os melhores empreendimentos de Lagoa da Prata, a Ace/CDL promoverá no dia 1º de dezembro o evento de entrega de trofeus às ’100 melhores empresas’ da cidade, estas que contribuem  tanto para a economia do município, quanto na geração de empregos para a população. Chegando a sua 5ª edição, o prêmio oficial representa a Classe Empresarial de Lagoa da Prata, sendo  um evento que tem por finalidade expressar o reconhecimento das empresas e dos profissionais que se destacam em seus produtos e serviços. (Sou Mais Lagoa – Lagoa da Prata)

ATÉ AQUI PUBLICADO EM 21-11-2018

Miss Prisional tem etapa em Pará de Minas

Doze detentas e outras seis presas transexuais de unidades prisionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), competiram ontem, na etapa regional do Miss Prisional 2018 e na final do Miss Trans 2018, respectivamente. Elas seriam avaliadas por sete jurados nos quesitos carisma e simpatia, espontaneidade, postura, desenvoltura, originalidade e beleza. O evento é da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) e foi criado em 2013. As selecionadas irão participar da final do concurso, que acontecerá em dezembro no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte. (Rede Sindijori)

Patrimônio de Manhuaçu avalia bens

Em nova iniciativa visando a conservação da memória do município, a Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou novos inventários para que mais oito bens sejam reconhecidos como patrimônios culturais junto ao Iepha.  O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais analisará os pedidos, e, se aprovados, serão submetidos ao Conep (Conselho Estadual de Patrimônio Cultural) para decisão final. (Diário de Manhuaçu)

Alunos da UFJF destaques em competições

Montar e programar um robô ou elaborar um projeto de engenharia de um avião do zero. As atividades, complexas num primeiro momento, são oportunidades que estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) possuem para aliar o conhecimento teórico obtido nas salas de aula com a prática. Em meio aos inúmeros galpões da Faculdade de Engenharia, duas equipes formadas por estudantes retornaram de viagem, na última semana, com títulos nacionais e internacionais, além de muita experiência profissional. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Teatro recebe 37ª Semana da Música

Compor melodias e tocar instrumentos são algumas das funções de um músico, já que seu papel não se restringe a esse ambiente, permeando também por outros campos, como o da arte, do entretenimento e até mesmo a nível mais intimista, como o emocional. Para celebrar o trabalho e dedicação de tais profissionais, acontece, até o próximo dia 21, a 37ª Semana da Música, no Teatro Municipal de São João del-Rei. De acordo com agenda divulgada, a Semana da Música apresenta na terça, 20, a Banda de Música do 11º BIMth; e para finalizar o evento na quarta-feira, 21, a Orquestra do Conservatório.. (Gazeta de S.J. del-Rei)

Fórum da Smed discute Educação Especial

O Fórum de Educação, Ética e Cultura, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Uberaba, traz tema importante em discussão no âmbito federal: “Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e ao Longo da Vida – avanços ou recuos?”. O objetivo é analisar documento aberto à consulta pública, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). A discussão será nessa quarta-feira, 21 de novembro, das 13h às 16h30, no Salão de Multimeios do Colégio Marista Diocesano. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Sete Lagoas ganha nova galeria de artes

O espaço de um restaurante localizado no centro da cidade também será mais uma opção para amostragem de obras artísticas. Será aberta amanhã, 21, às 20h, exibindo 20 obras de vários autores, a primeira exposição na galeria de artes que funcionará em parceria com o restaurante Trivial, na rua Duque de Caxias, 100. A ideia resulta de uma parceria entre o curador da mostra Dmetrius Cotta e os proprietários do restaurante. Como o espaço tem paredes com grande área disponível, 20 quadros de autores diversos serão expostos nesta primeira mostra, que ficará à disposição dos visitantes por um período de 20 a 25 dias. (Jornal Sete Dias – Sete Lagoas)

Viçosa abre cadastro para agricultores

Para 2019, a Prefeitura de Viçosa abriu, com prazo até o dia 22 de novembro, o cadastro para os agricultores familiares interessados em participar do PNAE fazerem as suas inscrições. De acordo com a Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, a partir do cadastro, será feito o cardápio das escolas e o processo de compra dos agricultores. O produtor interessado em comercializar sua produção com a Prefeitura, em 2019, deve entregar a ficha de inscrição especificando a quantidade de cada produto na Secretária de Agropecuária e Desenvolvimento Rural. (Folha da Mata – Viçosa)Publicado em 19-11-2018 até aqui

Orçamento de 1,3 bi para Montes Claros

Tramita na Câmara Municipal e será votado no próximo mês, projeto do orçamento do Município de Montes Claros para 2019, que estima arrecadar recursos da ordem de R$ 1 bilhão 336 milhões. Estes recursos foram previstos no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovado no final do primeiro semestre pelo Legislativo. Como sempre, a saúde terá a maior fatia do bolo da arrecadação, agora com a gestão plena, com a previsão de consumir em torno de R$ 500 milhões. Isto porque, trata-se da maior preocupação da população, em que a demanda pelos serviços é crescente. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Odebrecht causa prejuízos a acionistas

A Braskem, pertencente ao Grupo Odebrecht, empresa envolvida nos casos de corrupção investigados pela Lava Jato, está também envolvida em outro problema com a Justiça e vem causando prejuízos diretos a empresários de Minas Gerais. A Braskem protela ao máximo cumprir sentença judicial condenatória e garantir direitos e recursos devidos a empresários de Minas Gerais. A ação judicial, inicialmente interposta contra a empresa Polialden S.A., que foi incorporada posteriormente pela Braskem, se estende em Camaçari desde a década de 80 e finalmente se encontra em fase de execução de sentença. Até o momento, no entanto, o cumprimento das decisões judiciais de um processo já transitado em julgado, se apresenta com a recorrente morosidade. (Rede Sindijori)

Sete Lagoas ganha nova galeria de artes

O espaço de um restaurante localizado no centro da cidade também será mais uma opção para amostragem de obras artísticas. Será aberta na próxima quarta-feira, 21, mostrando 20 obras de vários autores, a primeira exposição na galeria de artes que funcionará em parceria com o restaurante Trivial, na rua Duque de Caxias, 100. Dmetrius Cotta é o curador da mostra. A ideia resulta de uma parceria entre o curador da mostra e os proprietários do restaurante. Como o espaço tem paredes com grande área disponível, 20 quadros de autores diversos serão expostos nesta primeira mostra, que ficará à disposição dos visitantes por um período de 20 a 25 dias.  (Jornal Sete Dias – Sete Lagoas)

Peça teatral sobre obesidade percorre escolas

Crianças de escolas públicas de Paracatu terão a oportunidade de assistir peças de teatro no mês de novembro sobre a prevenção da obesidade. As apresentações fazem parte do projeto “Diverte Teatro Viajante”, idealizado e realizado pela Ciência Divertida, empresa líder em espetáculos teatrais interativos para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, e contam com o apoio do Ministério da Cultura e da Bayer, empresa farmacêutica e química alemã. (Jornal Paracatu News)

IF Sul contrata professores substitutos

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo destinado à contratação de professor substituto para os campi do IF Sul de Minas em Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos e Poços de Caldas. São sete vagas disponíveis em diversas áreas como Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Ciências Biológicas, Informática, Matemática, Química, entre outros.  A remuneração inicial é correspondente à titulação apresentada. Inicia em R$ 3.576,28 e pode chegar a R$ 5.786,68. Os valores serão acrescidos do auxílio-alimentação, sendo facultativo os demais auxílios. (Folha Regional – Muzambinho)

Muriaenses podem se inscrever em cursos online

Os muriaenses podem se inscrever em cursos profissionalizantes online gratuitos. No portal do Programa Progredir estão disponíveis, atualmente, mais de 190 cursos de qualificação profissional, presenciais e a distância, com inscrições abertas em diversas áreas do conhecimento. Além disso, oferece aproximadamente 9 mil vagas de emprego em todo país. O objetivo é preparar as pessoas para o mercado de trabalho. O Progredir também propõe ações de incentivo ao empreendedorismo, por meio do microcrédito produtivo, para quem já possui ou quer começar um negócio. (Gazeta de Muriaé)

Minha Casa Minha Vida estabelece prazos

A Prefeitura de Manhuaçu por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, convoca em caráter de urgência os sorteados e excedentes que ainda não apresentaram sua documentação do Programa Minha Casa Minha Vida a comparecerem no CRAS para formalizar o Dossiê. Os beneficiários que não formalizarem seus Dossiês com a documentação necessária serão considerados desistentes. O prazo final para entrega da documentação é 23 de novembro de 2018. (Jornal das Montanhas – Munhuaçu)

Família organiza Campanha de Natal

A Campanha de Natal Criança Feliz 2018 já começou. Idealizada por uma família machadense que objetiva presentear crianças carentes de todo o município, a ação chega ao seu quarto ano consecutivo e espera superar os números obtidos em 2017, quando mais de mil brinquedos e diversos tipos de guloseimas foram distribuídos. De acordo com o servidor público Flaviano Sobral, a ideia de promover este ato veio da filha dele, Letícia, que, à época, tinha apenas 5 anos. (Gazeta Machadense)

até aqui Publicado em 18/11/2018

Poços tem baixo risco  de epidemia

O quarto e último LIRAa de 2018 – Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti, confirmou Poços com baixo risco de epidemia. Realizada entre os dias 15 a 18 de outubro, a pesquisa passou por 3.824 imóveis de todas as regiões da cidade. Foram identificados nove focos, em cinco bairros: Chácara Alvorada e Dom Bosco, na Zona Leste; Conjunto Habitacional, Jardim Kennedy e São Sebastião, na Zona Sul. O resultado colocou o índice de infestação predial do município em 0,2%, o que é considerado como baixo risco de infestação do aedes. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Prefeitura construirá quartel: São Gonçalo

Em reunião realizada na manhã de quarta-feira, 24, o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, anunciou a construção do novo quartel da Polícia Militar (PM) do município. A notícia foi recebida com grande satisfação pelo tenente-coronel do 26º Batalhão da Polícia Militar, Hudson Matos Ferraz Júnior, que participou do encontro no gabinete junto ao major Rogério Fernandes Pereira, o tenente Júlio César Ferreira e os vereadores da base Luciana Bicalho, Flávio Silva de Oliveira, Marco Antônio Bicalho e Otávio Isidorio Teixeira. (Bom Dia – João Monlevade)

Deputados se reúnem em prol do hospital

Os deputados federais Domingos Sávio e Jaiminho Martins, além do estadual Fabiano Tolentino e o vereador Cleitinho Azevedo, recém eleito a deputado estadual se reuniram na sede da Fiemg com representantes de classe como o diretor do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), Eduardo Mattar, o secretário de Saúde, Amarildo Sousa, o diretor da Universidade Federal São João Del Rei (UFSJ), Sérgio Augusto e coordenadores e alunos de medicina. Na oportunidade, todos destacaram a importância do hospital para as 54 cidades que compõe a Macrorregião de saúde de Divinópolis. (Jornal Agora – Divinópolis)

Estudantes criam museu virtual

A união da arte e da tecnologia para tornar acessível e provocar a discussão e a reflexão é o objetivo do projeto “Meu Museu de Bordo”, desenvolvido por estudantes da disciplina de Artes do ensino médio técnico do CEFET-MG Varginha. A ação conta com museu virtual e exposições e instalações físicas que contemplam textos, edições de áudio e vídeo, curadoria e criação de narrativas estéticas. A exposição física e virtual “Olho vivo” foi inaugurada durante a Semana de Ciência e Tecnologia (Semana C&T), realizada de 17 a 20 de outubro em Varginha. (Gazeta de Varginha)

Araguari tem aumento nos casos de Dengue

Esta semana, a Secretaria de Estado de Saúde divulgou novo boletim epidemiológico, com registro de casos prováveis das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Com o período de baixa transmissão e redução do número de ocorrências de Dengue, febre Chikungunya e Zika, o levantamento está sendo divulgado quinzenalmente. Levando em consideração o relatório anterior, houve um aumento de 4,4% no número de registros, comparado com o último boletim de setembro. Deste total, foram contabilizados oito óbitos em residentes dos municípios: Araújos, Arcos, Conceição do Pará, Contagem, Ituiutaba, Lagoa da Prata, Moema e Uberaba. Há outros dez óbitos em investigação para a doença. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Seminário destaca trabalho da enfermagem

A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e a Superintendência Regional de Saúde, promove em 29 e 30 de outubro, o Seminário Estadual da Força de Trabalho da Enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento ocorre no auditório da Faculdade Pitágoras, das 8h às 17h. As inscrições são gratuitas, limitadas a 250 vagas por dia, e devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais. O público alvo da capacitação são enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, acadêmicos e docentes. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

Bombeiros fiscalizam farmácias e padarias

Assim como em todo o Estado de Minas Gerais, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25, em Uberaba mais uma fase da operação Alerta Vermelho, que é realizada mensalmente. Segundo informações do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), o foco desta vez na cidade foram 60 padarias e drogarias, sendo que 40 estavam irregulares, como a inexistência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) ou extintores de incêndio descarregados, saída de emergência obstruída, instalação de iluminação de emergência sem funcionar corretamente, entre outras irregularidades. Desta forma, 20 padarias e farmácias da cidade estavam regularizadas. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Conecta Vale do Aço reúne 500 participantes

Com o tema Conecta Vale do Aço – União de Forças a FIEMG Regional Vale do Aço, em parceria com a Aperam, ArcelorMittal Monlevade, Cenibra e Usiminas reuniu nessa quinta-feira, 25/10, no auditório da Fiemg, em Ipatinga, cerca de 550 pessoas para o Seminário sobre Gestão de Pessoas, Segurança e Inovação com foco na Indústria 4.0. Na ocasião, Flaviano Gaggiato, presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, parabenizou a iniciativa do grupo técnico de Recursos Humanos, um dos grupos que compõe o Conselho Estratégico da entidade. (Diário Popular – Ipatinga)

ATÉ AQUI PUBLICADO EM 27/10/2018

—————————————-     XXX  —————————————————-

Dívida com municípios chega a 9,4 bi

A dívida do Governo  do Estado de Minas Gerais  com os municípios chega  à cifra R$ 9,4 bilhões, de  acordo com o último levantamento da Associação Mineira de Municípios  (AMM), realizado no dia  17 de outubro de 2018.  Mesmo com as várias  promessas, o Estado não  quitou os repasses atrasados e voltou a atrasar  o ICMS e o Fundeb semanal das prefeituras mineiras. Sobre a chamada  Lei de Securitização, que  garantiria o pagamento  de parte do Fundeb, não  há qualquer informação  a respeito. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

Encerramento de Guarda terá audiência

O possível encerramento das atividades da Guarda Mirim em Poços de Caldas e a preocupação com o fim deste importante projeto levaram a Câmara Municipal a propor uma audiência pública sobre o assunto. Um requerimento assinado por todos os vereadores, foi aprovado recentemente e o debate está marcado para a próxima sexta-feira, 26. O Legislativo teve conhecimento da tramitação de uma ação judicial em que o Ministério Público do Trabalho requer a finalização do projeto da Guarda Mirim, mantido pelo Lions Clube de Poços, que nos últimos 47 anos beneficiou mais de 14 mil jovens. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Arcos tem atendimento socioassistencial

A nova sede, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Integração Social já está possibilitando o atendimento aos usuários com maior prestatividade e resolutividade nos serviços socioassistenciais. O acompanhamento das famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal e os beneficiários do Programa Bolsa Família, agora dispõem de um local específico para atendimento e maior privacidade, contando inclusive com acessibilidade ao local. O objetivo da assistência social para além de suprir necessidades emergenciais, em casos de vulnerabilidade social é a promoção das famílias contempladas. (Correio Centro Oeste – Arcos)

Divinópolis colabora para Outubro Rosa

A Prefeitura de Divinópolis promoveu, na manhã do último sábado, 20, um dia especial para serviços dentro da programação da campanha do Outubro Rosa. O evento na Praça do Santuário teve apresentação de artistas locais e a abertura da “Primeira Semana da Alimentação e Segurança Alimentar e Nutricional”. No evento teve prestação de serviços da saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), do Complexo São João de Deus, Accom, da Faculdade Pitágoras e da UFSJ. A atração musical ficou por conta da cantora divinopolitana Priscila. As contadoras de histórias Tatiana Fonseca e Iris Fonseca também participaram. O Bloco Haja Amor encerrou o evento. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

Empresas fazem Superminas Food Show

Com o intuito de reunir empresários dos segmentos supermercadista, da panificação e alimentação do Pontal do Triângulo, foi promovido nos últimos dias, pelo Sinpama (Sindicato das Indústrias de Panificação e Alimentação) em parceria com o Sebrae Ituiutaba e o apoio da Fiemg Regional Pontal do Triângulo, missão empresarial para a 32ª Superminas Food Show, que aconteceu no Expominas em Belo Horizonte. O evento é considerado o segundo maior e mais completo do setor, que o torna ainda mais importante tanto para o varejo quanto para a indústria fornecedora desses segmentos. (Gazeta do Pontal – Ituiutaba)

Equipe participa de mostra de foguetes

A Supernova Rocketry, equipe de foguetemodelismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), irá participar, nesta terça-feira, 23, da Jornada de Foguetes da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). O evento integra a programação da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e acontecerá na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro. Voltada para estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, a olimpíada tem caráter experimental, consistindo na construção e lançamento de foguetes de garrafa PET, movidos com vinagre e bicarbonato de sódio, para alcançar valores predeterminados. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Cidade realiza Campeonato de Karatê

Lagoa da Prata recebeu no último domingo, 21, a 4ª etapa do Campeonato Mineiro de Karatê Interestilos 2018. O evento esportivo, que aconteceu no Poliesportivo Francelino Pereira, foi promovido pela Federação Mineira de Karatê Interestilos (FMKI) em parceria com a Academia Dragões, de Lagoa da Prata. Cerca de 200 atletas entre 4 e 72 anos de idade e de diversas cidades do estado competiram. (Jornal Cidade – Lagoa da Prata)

Araçuaí celebra Festa do Rosário

Moradores, turistas e fieis se reuniram no último domingo, 21, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha-MG, para manter viva uma tradição de quase 150 anos. Mais que um evento religioso, a Festa do Rosário é a celebração de duas culturas que encontraram a harmonia por meio da música, da dança, das cores e da fé. A tradicional Festa comemora neste ano os 104 anos de reconhecimento da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos como templo católico, agregando diversas atividades populares transformando o Alto do Rosário em um importante espaço de interação sociocultural. Em Araçuaí, a festa é uma das manifestações mais antigas da cidade e preserva a identidade negra do município. (Gazeta de Araçuaí)

ATÉ AQUI:ATUALIZADO EM 22/10/2018
Portaria restringe uso de celular nas escolas
Através de uma portaria que entrou em vigor na terça-feira, 16, a Secretaria Municipal de Educação disciplinou o uso de aparelhos celulares durante o expediente nas unidades escolares de Poços de Caldas. Ao utilizar o celular para situações não voltadas ao trabalho, como o acesso às redes sociais, jogos e aplicativos dos mais diversos que atrapalham o desempenho, diminuem a produtividade e podem acarretar danos e acidentes e ainda, que o servidor está deixando de executar as atribuições de seu cargo com a necessária presteza e zelo, além dos efeitos negativos sobre a segurança e a própria saúde física e mental do servidor, a Secretaria Municipal de Educação decidiu restringir o uso do equipamento. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)
Conjuntos terão reservas para idosos
Tem autoria conjunta de três vereadores o projeto de lei municipal que destina  vagas em apartamentos térreos para idosos  e pessoas com deficiência. O texto reserva vagas em apartamentos  térreos, nos conjuntos  habitacionais populares de Sete Lagoas,  para idosos e deficientes físicos beneficiados  nos programas habitacionais. De acordo  com o texto, deverão ser  reservadas pelo menos  3% das unidades habitacionais residenciais para  atendimento aos idosos. (Boca do Povo – Sete Lagoas) Atenção Primária registra 4 mil consultas A Secretaria Municipal de Saúde de Araxá registra mensalmente cerca de 4 mil consultas e 9 mil visitas no área de Atenção Primária, composta por 18 unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESFs), oito delas também com atendimento em saúde bucal, e quatro Unidades Básicas de Saúde. A secretária Diane Dutra destaca que cada uma das ESFs conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiras, auxiliares / técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais. As Unidades Básicas de Saúde estão instaladas nos setores Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade. (Diário de Araxá)
Minas Novas tem semana do empreendedor
Uma parceria entre a Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnergia com a Junior Achievement de Minas Gerais, associação educativa sem fins lucrativos que promove projetos com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens, realizou programas de empreendedorismo nas escolas e comunidades do município de Minas Novas, com o apoio da Secretaria de Educação e Câmara Municipal. O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, explicou que os programas da Junior Achievement propõem uma reflexão sobre o futuro profissional dos estudantes e os prepara para o mercado de trabalho. (Gazeta dos Vales – Capelinha)
Conferência debate enfrentamento
A Prefeitura de Divinópolis promove no dia 25, a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), terá como tema a “Proteção integral, diversidade e enfrentamento da violência”. A programação contará com café, seguido pela abertura da conferência, quando serão realizadas a leitura e a aprovação do Regimento Interno e do logo do Cmdca. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)
Sedecon alerta sobre cobrança indevida
O Serviço de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Juiz de Fora (Sedecon) alerta os consumidores sobre postos de combustíveis da cidade que estão praticando preços diferentes conforme o método de pagamento, no dinheiro ou no cartão de crédito. Em pesquisa de preços realizada em 24 postos da cidade, constatou-se que cinco adotam esta prática. Para o coordenador do Sedecon, Nilson Ferreira Neto, a prática pode ser considerada abusiva. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora) Prefeitura divulga animais para adoção A Prefeitura de Leopoldina deu início nesta quarta-feira, 17, à publicação em seu site oficial das fotos dos cães que estão no Canil Municipal, atendendo o que determina a Lei Municipal nº 4434, sancionada pelo Prefeito José Roberto de Oliveira a partir da iniciativa do vereador José Augusto Cabral, autor do Projeto aprovado pelo legislativo e sancionado em 23 de agosto deste ano. A divulgação de fotos e informações sobre os animais que foram abandonados e se encontram no Canil Municipal visa aumentar as possibilidades de sua adoção, beneficiando os cães, diminuindo custos e proporcionando economia para a administração. (O Vigilante Online – Leopoldina)
Câmara promulga leis em defesa dos animais
A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) promulgou as Leis Complementares (LC’s) 578 e 579. Ambas tratam de maus tratos a animais. As LC’s têm origem em proposições apresentadas pela vereadora Denise Max (PR). A LC 578 altera a Lei Complementar 380/2008 que dispõe sobre o Código de Posturas do Município. Já a LC 579 altera a Lei Complementar 389/2008 que institui o Código do Meio Ambiente. Ambas proíbem amarrar animais em poste, árvores, grades, portões ou portas. Também proíbe acorrentar, confinar ou alojar animais inadequadamente. (Jornal da Manhã – Uberaba)
PUBLICADO EM 18/10/2018
por Rede de Notícias do Sindijori MG ATENÇÃO: OS TEXTOS PODEM SER DELETADOS DEPOIS DE 6 MESES PUBLICADOS. AGRADECEMOS PELA COMPREENSÃO

JR MINAS

Os comentários estão encerrados.