ColunaMinasGerais

Prefeituras não pagam contas das estatais

Com o agravamento  da crise nos municípios,  as prefeituras do Vale do  Jequitinhonha decidiram  suspender todos os pagamentos das empresas estatais: Cemig, Copasa,  Copanor e os convênios  como IMA, IEF e Emater. Segundo os prefeitos,  os recursos que são pagos a  essas empresas serão usados para ajudar no custeio  das ações de saúde, assistência social e até mesmo  complementar a folha salarial da educação, já que o  Governo do Estado não tem  repassado esses recursos e,  de maneira indevida, vem  retendo a parte do ICMS  que pertencem aos municípios e forma o Fundeb. (Tribuna do Mucuri)

Encontro de carros terá programação gratuita

Araxá vai receber no feriado de 7 de setembro o Brazil Classics Renault Show 2018 – 23° Encontro Nacional de Automóveis Antigos, a mais importante e uma das mais longevas exposições do gênero país. O evento, que tradicionalmente ocorre no feriado de Corpus Christi, excepcionalmente esse ano ocorrerá de 5 a 9 de setembro, no Tauá Grande Hotel Termas & Convention Araxá. O evento é promovido pelo Instituto Cultural Veteran Car (MG) e tem o intuito de ressaltar a importância histórica dos carros, expondo e contando a trajetória de cerca de 300 exemplares automotivos de várias décadas e partes do mundo. (Diário de Araxá)

Empresas juniores conquistam o exterior

Vinte e três empresas juniores de oito instituições de ensino superior de Juiz de Fora realizaram mais de 500 projetos e movimentaram cerca de R$ 800 mil no ano passado. Mais de 400 universitários participam da iniciativa a cada semestre, na cidade. No país, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) reúne cerca de 700 empresas nas mais diversas áreas. O segmento encerrou 2017 com R$ 22 milhões faturados enquanto rede (somatório de todos os projetos executados), 11 mil projetos realizados e cerca de 20 mil empresários juniores envolvidos. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Festival de Arte e Cultura acontece até dia 1o

Acontece entre até o dia 1º de setembro, a 8ª edição do Festival de Arte e Cultura do Cefet-MG. Com o tema “Arte e Tecnologia”, o Festival trará exibição de filmes, peças de teatro, apresentações de música e dança, oficinas, palestras e feiras para oito campi do Cefet-MG. Segundo o professor Vitor Guimarães, da Coordenação Geral de Atividades Culturais, o destaque nesta edição são os trabalhos artísticos que evidenciam as relações entre a tecnologia e as expressões culturais que atravessam o cotidiano escolar. Entre as atividades estão a exibição de filmes como “Favela em Diáspora”, “Martírio” e do premiado longa mineiro “Arábia”; oficinas de origami, capoeira e circo; Feira de Artes Gráficas; Festivais de Música; apresentação da peça “Peixes”, de Ana Regis, entre outros. (Leopoldinense)

Axé Uberaba completa 15ª edição

O Axé Uberaba completa 15 anos como a maior micareta de Minas Gerais, nos dias 23 e 24 de novembro. Seis atrações nacionais vão sacudir o CentroPark, mesclando axé com sertanejo, para comemorar 15 anos de folia. Diretamente da Bahia, estão confirmados a cantora Claudia Leitte, a banda Psirico, o Cidadão Uberabense Alexandre Peixe e o Embaixador do Axé Uberaba, Tomate. Os sertanejos que se apresentarão nos trios elétricos são Marília Mendonça, pela primeira vez em Uberaba, e a dupla consagrada Zé Neto & Cristiano. A primeira edição do Axé Uberaba foi realizada em 2004, no Parque Fernando Costa. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Profissionais da MGO recebem treinamento

Com o foco no aprimoramento do atendimento as ocorrências e atualização dos conhecimentos dos socorristas, médicos e enfermeiros, a concessionária MGO Rodovias promoveu o treinamento prático e teórico de técnicas avançadas de resgate em acidentes, nos meses de julho e agosto, em Araguari. As práticas adequadas de Atendimento Pré-hospitalar (APH) tornam o processo mais dinâmico, permitindo que a assistência seja realizada com agilidade, mas sem descuidar da qualidade e da segurança nos serviços prestados aos usuários. Mais de 120 profissionais da equipe de APH foram capacitados para resgate veicular. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Ação Moradia quer ampliar horta orgânica

São 25 anos de história de ajuda à comunidade de baixa renda dos bairros Dom Almir, Morumbi, Alvorada, Joana D’arc e região. Atualmente, a Ação Moradia atende 240 crianças e jovens, emprega 30 pessoas e beneficia mais de 400 famílias com projetos dentro da instituição. Como forma de ampliar ainda mais esse atendimento, a ONG tem um projeto de expandir a horta orgânica e agroecológica, que funciona na entidade em um espaço de 1 mil m², no bairro Morumbi, para uma área institucional de pouco mais de 3 mil m², no bairro Reserva dos Ipês. (Diário de Uberlândia)

ATÉ AQUI PUBLICADO EM 28-08-2018

Estudantes fazem protesto na UFJF

Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora realizou protesto na manhã desta segunda-feira, 20, no campus da UFJF. O ato foi motivado pela situação enfrentada pelo estudante Hiago Thales Furtado da Silva, da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). Embora surdo, ele não estaria tendo acesso a um intérprete para Língua Brasileira de Sinais (Libras), comprometendo o seu desempenho acadêmico. O movimento foi organizado pelo Diretório Acadêmico Carlos Campos Sobrinho da Faefid que, junto com a direção da unidade, questiona a dificuldade de acesso do calouro à acessibilidade. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Sindicato negocia horário do comércio

Com data-base em agosto, o Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba e Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberaba iniciam negociação. Já foram realizados alguns encontros e entre as questões debatidas está a ampliação no horário de funcionamento do comércio de rua. Na negociação do ano passado houve alguns entraves e, para este ano, segundo o presidente do Sindico do Comércio Varejista de Uberaba, Marcelo Árabe, a expectativa é que haja um consenso entre as partes, para não gerar transtornos futuros. De acordo com o presidente, entre os assuntos debatidos, vale destacar a questão dos feriados. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Ministério autoriza compra de aparelho

O Ministério da Saúde autorizou nesta semana a compra de um equipamento de hemodinâmica para o Hospital Municipal de Uberlândia. A aquisição foi recomendada pelo Ministério Público Estadual (MPE) ao Município no último dia 20, como forma de diminuir a fila por cateterismo e angioplastia, que chega a ter 1,7 mil pacientes, já que apenas o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) oferece o serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. A previsão do secretário municipal de saúde, Gladstone Rodrigues, é que o aparelho esteja em funcionamento em um ano. Segundo Gladstone, será feito um processo de dispensa de licitação para agilizar e simplificar a compra do aparelho, o que deverá levar cerca de 90 dias. (Diário de Uberlândia)

Alunos definem propostas

Os alunos participantes do Polo Regional Zona da Mata I, formado por Leopoldina, Matias Barbosa, Mar de Espanha, Santos Dumont, Chiador, Olaria e Bicas, definiram as sete propostas que serão levadas para a etapa estadual do Parlamento Jovem 2018. A escolha aconteceu em plenária regional realizada na última terça-feira, 14, na sede da Câmara Municipal de Matias Barbosa. Neste ano, os estudantes tiveram o desafio de debater e propor sugestões sobre o tema “Violência contra a Mulher”. Nessa etapa do projeto, os jovens discutiram treze propostas e priorizaram sete sugestões que irão compor o documento que o polo defenderá na etapa estadual. (Leopoldinense)

Equipes passam por treinamento

Auxiliares, técnicos e dentistas que compõem nove equipes de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família, participaram de uma capacitação prática, realizada durante a última quinta-feira, 16, em Poços de Caldas. Para a capacitação, pacientes de 5 e 12 anos de idade, já atendidos pelo serviço de Saúde Bucal, foram avaliados pelas nove equipes participantes. A preparação das equipes de Saúde Bucal para o levantamento epidemiológico teve início com a capacitação teórica realizada no final de julho. A próxima etapa, denominada de calibração, que tem o objetivo de padronizar a avaliação dos levantamentos a serem feitos pelos profissionais da Atenção Básica, acontece ainda este mês. (A Folha Regional – Muzambinho)

Postes de operadora geram  polêmica

Após operadoras de internet e telefonia acusarem a Vivo de cortar vários dos seus cabos em Divinópolis, um representante da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) esteve anteontem na cidade para coletar relatos dos denunciantes e encontrou evidências que, segundo ele, basearão mais uma denúncia contra a empresa. Desta vez o problema é a instalação de postes em via pública. Breno Vale é presidente do Conselho de Administração da Abrint, associação civil que representa o setor junto a órgãos reguladores. Em entrevista exclusiva ao Agora, ele conta que as reclamações feitas por oito empresas à Câmara chamaram atenção do órgão. Uma delas alega ter tido 400 cabos cortados só neste ano. (Jornal Agora – Divinópolis)

Prefeitura e parceiros criam projeto

Aconteceu no dia 16 de agosto uma reunião entre representantes da Unimed, Grupo Unis/MG e prefeitura de Varginha com o intuito de criar o Projeto “Conhecendo Varginha com Saúde”. O evento será realizado em formato de circuito com 10 corridas de rua e será realizado entre março e dezembro de 2019. As empresas envolvidas e precursoras do projeto são a Unimed, Unis-MG e Prefeitura de Varginha através da Secretaria de Esportes e Lazer (Semel). As corridas acontecerão em vários pontos da cidade com o intuito de incentivar a prática esportiva e os corredores da cidade além de fazer com que a população possa conhecer mais sobre Varginha e seus diversos pontos atrativos. (Gazeta de Varginha)

ATÉ AQUI PUBLICADO EM 22.AGOSTO.2018

Trem Turístico seleciona maquinistas

Ainda não foi divulgada a data para o início das operações do Trem Turístico Minas-Rio, que ligará Cataguases a Três Rios, mas quem quiser trabalhar nesse projeto já pode mandar o currículo para a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, responsável pela iniciativa. Num primeiro momento, a empresa está procurando por maquinistas (aposentados ou em atividade), mas em breve deve realizar seleções em outras áreas. A partir da tarde desta quarta-feira, 15 de agosto, o público de Três Rios, no Rio de Janeiro, poderá conhecer em primeira mão o trem que em breve fará viagens até Cataguases, em Minas. (Leopoldinense)

Jaíba faz economia na iluminação pública

A Prefeitura de Jaíba contratou a empresa Extra Energy, para executar serviço de manutenção corretiva e preventiva do sistema de iluminação pública de todo o município, com reparo de danos e troca de lâmpadas. Ao todo mais de 4 mil pontos de iluminação pública serão revisados e mantidos pela empresa. Segundo o Prefeito Reginaldo Silva, a Prefeitura optou por realizar a contratação da Empresa, através de licitação própria e conseguiu uma economia de 67% sobre os valores praticados pela administração anterior. A troca de lâmpadas queimadas, a partir de agora, pode ser solicitada pelo cidadão por telefone e até pelo aplicativo whatsapp. (Folha de Jaíba)

Teófilo Otoni realiza maior feira do norte

A Exponor 2018, a  maior mostra empresarial do nordeste mineiro, teve a sua abertura oficial realizada ontem no Expominas,  em Teófilo Otoni, e prossegue até domingo,  19. No total são  mais de 180 estandes distribuídos em um espaço de  mais de 10.000 m². A feira  além de aproximar público  e produtos é o local ideal  para que empresários possam fazer rede de contatos  e fechar parcerias fortes.  No ano de 2017 a Exposição reuniu 175 estandes  de segmentos diversos  da economia, sendo que durante 4 dias de Feira  passaram pelo local um público flutuante de mais de 50 mil pessoas, foram mais de R$ 5 milhões de reais em negócios fechados. (Tribuna do Mucuri)

Obra atrasada prejudica 480 alunos

Aquela que seria a obra mais importante iniciada e concluída na administração do prefeito Humberto Souto pode deixar 480 estudantes a ver navios. A construção de uma quadra poliesportiva para a Escola Municipal Egídio Cordeiro Aquino, em Montes Claros, que deveria ter sido concluída em maio deste ano, está a passos lentos. Quinze meses após o início das obras, apenas os serviços de fundação e o levantamento de 14 colunas de concreto foram realizados. A nova previsão de entrega é dezembro deste ano. Nesse ritmo, dificilmente o espaço ficará pronto dentro desse prazo. A obra, orçada em R$ 606.906,42 oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. (O Norte de Minas – Montes Claros)

Obras em Patos devem ser retomadas

Depois de mais de um ano paralisadas, as obras do bloco 1A do campus Patos de Minas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) serão retomadas até o fim de agosto. Com verba de R$ 4,2 milhões aproximadamente a ser recebida, a obra não poderá ser finalizada, mas seguirá enquanto o restante do valor necessário é pleiteado pela Pró-reitoria de Planejamento e Administração. Cerca de R$ 17 milhões ainda são necessários. No geral, quatro obras da UFU estão paradas, seja em Uberlândia ou nos campi da instituição em outras cidades. O diretor de infraestrutura da UFU, José Anceloann, explicou que R$ 1,9 milhão já está empenhado e outros R$ 2,3 milhões virão por emendas parlamentares. (Diário de Uberlândia)

São Lourenço tem área rural produtiva

Mesmo tendo um território reduzido em relação aos municípios vizinhos, a cidade de São Lourenço possui uma produção agropecuária significativa, diversificada e bem produtiva. Em estudo oficial preliminar do IBGE (sujeito a alteração), Censo Agro 2017, que terá sua publicação nesse segundo semestre de 2018, aponta uma área rural produtiva, sendo que 48% da área total de São Lourenço é área rural. Em dados coletados, esses 48% significa 2.817 hectares em 78 propriedades rurais produtivas, não relacionados aqui áreas rurais de lazer. O estudo aponta ainda que 92% da população rural é composta por homens e 8% mulheres. Desses, 95% sabem ler e escrever, sendo 1% com idade menos de 30 anos, 58% entre 30 e 60 anos e 41% acima de 60 anos. (O Popular Net – São Lourenço)

Prefeito vistoria obras do Memorial do ET

Acompanhado dos secretários municipais de Obras, José Roberto Pinto e de Planejamento, José Manoel Magalhães Ferreira, o Prefeito de Varginha, Antônio Silva, esteve em vistoria nas obras do Memorial do ET, no Alto da Vila Paiva. Estiveram presentes também o diretor da Guarda Civil Municipal Eduardo Silva e o comandante da GCM, Gerson Trindade e Nilton Geraldo, da Secretaria Municipal de Turismo. Ficou ainda acertada a adequação do espaço na parte inferior do prédio, onde será instalado um ponto de apoio da Polícia Militar e de uma base da Guarda Civil Municipal, que fará o vídeo monitoramento do prédio e de seu entorno e será responsável pelo controle do sistema de alarme. (Gazeta de Varginha)

ATÉ AQUI PUBLICADO EM 16-08-2018

Uberlândia tem recorde de candidatos

Passado o período das convenções partidárias, o cenário eleitoral vai se consolidando e revelando um número recorde de candidaturas a cargos nos legislativos federal e estadual com domicílio eleitoral em Uberlândia. Segundo levantamento feito pelo Diário de Uberlândia junto aos partidos com representação na cidade, até o momento já são 58 pré-candidatos do município, dos quais 33 vão tentar o cargo de deputado estadual e 25 o de deputado federal. O número ainda alterar uma vez que o prazo para registro das candidaturas perante a Justiça Eleitoral vai até o dia 15.  Em 2014, 36 candidatos com domicílio eleitoral em Uberlândia disputaram a eleição para deputado, sendo 24 concorrentes a deputado estadual e 12 a deputado federal. (Diário de Uberlândia)

Teófilo Otoni tem Jornada Itinerante

Profissionais da rede de  atendimento em saúde mental do município de Teófilo  Otoni alteraram a rotina e  fizeram atendimento em campo no último final de semana. A ação aconteceu  durante a 2ª Jornada Itinerante de Saúde Mental. O  movimento é organizado  pela Prefeitura, através dos  Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) vinculados  à Secretaria Municipal de  Saúde. Na ocasião, tanto  usuários das unidades participaram das atividades e  consultas disponibilizadas  como moradores da região  oeste da cidade. A ação  aconteceu na parte interna  e nas proximidades do PSF  Jardim das Acácias. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Consórcio vence licitação para o Fórum

Foi publicado nesta segunda-feira, 13, o novo resultado da licitação para construção do Fórum da Comarca de Juiz de Fora. O responsável pela obra será o Consórcio Juiz de Fora, formado por duas empreiteiras de Curitiba (PR). Elas se tornaram vencedoras com a proposta de R$ 65.912.959,30, valor 22,8% inferior ao apresentado como referência no edital, de R$ 85.446.588,91. Prevista para ter início ainda no primeiro semestre deste ano, a obra enfrentava entraves jurídicos há quatro meses, após uma empresa do Rio de Janeiro (RJ) vencer o certame. Na oportunidade, o Consórcio Juiz de Fora, terceiro colocado na licitação, ingressou com um pedido de impugnação do resultado junto à comissão de licitação. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Intervenções estéticas vão para a Justiça

Casos recentes de mortes após cirurgias plásticas, como a de uma mulher atendida pelo “Doutor Bumbum”, no Rio de Janeiro, remetem a falhas em hospitais e clínicas que poderiam ser evitadas. Neste ano, em seis cidades do Norte de Minas foram registrados 15 supostos erros médicos denunciados à Justiça – oito deles em Montes Claros. Desde 2015, foram 67 ações na região, 49 em Montes Claros. Dados do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) indicam a instauração de 28 processos no primeiro semestre de 2017 em cinco cidades norte-mineiras, 24 casos em Montes Claros. (O Norte de Minas – Montes Claros)

Aprosoja quer implantar novo terminal

O setor agropecuário segue em busca de alternativas de escoamento para a produção em razão do tabelamento do frete. A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Minas Gerais (Aprosoja-MG) propõe a implantação de um novo terminal ferroviário para embarcar a soja. A proposta é que o terminal seja construído em um terreno de 15 hectares, entre Uberaba e Uberlândia. Na região, já funciona uma estrutura da VLI, mas que embarca apenas a produção de soja tranding. No novo terreno, silos e áreas de pesquisa deverão dividir espaço com terminal para embarque direto dos grãos de produtores até o porto de Santos. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Itamuri recebe evento público de lazer

Os moradores do distrito de Itamuri vão poder usufruir de uma tarde de lazer no próximo sábado, 18, quando acontece no distrito mais uma edição do “Prefeitura no seu Bairro”. Promovido pela Prefeitura de Muriaé em parceria com instituições da cidade, o evento, que será realizado no Largo da Matriz, tem o objetivo de aproximar a Administração dos muriaeenses, tanto da área urbana quanto da área rural, levando à população serviços públicos de forma gratuita. A programação terá início às 13h e se estende até às 17h. Durante este período, o público poderá assistir a apresentações artísticas, culturais e infantis, participar de palestras e oficinas. (Gazeta de Muriaé)

ACIJU promove Rodada de Negócios

De 3 a 8 de setembro de 2018, as lojas participantes do 14º Festlingerie, em Juruaia, vão apresentar lançamentos em lingeries, cuecas, pijamas, moda praia e fitness, apontando as tendências para o Verão 2019. Além de promover desfiles em pontos estratégicos da cidade nos dias 7 e 8 para apresentar as novidades, as lojas participantes estarão abertas para receber lojistas, revendedores e demais compradores. A fim de facilitar a geração de negócios entre compradores e lojistas, pela primeira vez a Associação Comercial e Industrial de Juruaia – Aciju promoverá uma Rodada de Negócios no Festlingerie, estratégia já utilizada durante a Felinju. (A Folha Regional – Muzambinho)

—ATÉ AQUI PUBLICADO EM 15-08-2018—-

Festival da Cachaça tem programação

Com programação inovada e cheia de atrações, o 17º Festival Mundial da Cachaça, nos dias 20 a 22 de julho, na passarela da alegria, apesar da crise financeira e política que o país atravessa, são boas as perspectivas. Repetir o sucesso dos anteriores com maior participação de produtores e expositores, de visitantes e ampliar a programação, assinala Eilton Santiago, presidente da Apacs, “a importância do festival para a cachaça e economia da cidade exige qualidade nos serviços, muita organização e programação especial que já estamos definindo”, disse. (Tribuna do Norte – Salinas)

Febre maculosa investigada em Divinópolis

A morte de uma paciente de 22 anos pode ter sido causada pelo primeiro caso de febre maculosa neste ano em Divinópolis. Segundo informações de pessoas próximas à jovem, ela teria ido ao Parque da Ilha com a filha para tirar fotos. Ainda de acordo essas fontes, ela também fazia caminhada próximo ao local. A suspeita é maior devido aos sintomas apresentados pela paciente e por outros casos da doença terem sido confirmados em pessoas que frequentaram o espaço. Apesar de o parque ser conservado pela Prefeitura, em vários pontos do rio Itapecerica, capivaras habitam a sua margem. (Jornal Agora – Divinópolis)

Aeroporto de Poços ganha sinalização

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), concluiu o trabalho de revitalização de toda sinalização no Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles, localizado na Zona Sul. De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes, Elaine Cristina Assunção, a revitalização teve inicio no dia 19 de junho, e foi concluído na semana passada. “Realizamos diversas melhorias no local, como nova pintura de toda sinalização horizontal, e também realizamos a revitalização da cabeceira e da biruta”, comenta Elaine. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Síndrome faz 44 vítimas em MOC

Pelo menos 44 casos da síndrome mão-pé-boca já foram registrados em Montes Claros. É o que aponta o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Os contaminados são crianças de 1 a 4 anos e adultos de 30 a 34 anos. Mas o órgão não soube quantificar os casos em cada faixa etária. A síndrome é causada pelo Coxsackie, da família dos enterovírus, e é caracterizada por lesões e bolhas nas mãos, pés e boca, além de febre e dor de garganta. Os casos da doença mais que triplicaram em apenas dois meses em Minas. Em abril, eram 154. Já o número de cidades que tiveram surto da doença nos últimos 60 dias quase triplicou, passando de seis para 24. (O Norte de Minas – Montes Claros)

Usina de Uberaba deve contratar deficientes

Juíza da 1ª Vara do Trabalho de Uberaba, Sandra Carla Simamoto da Cunha determinou que a Usina Vale do Tijuco promova o preenchimento de 5% de suas vagas por pessoas com deficiência ou reabilitadas pela Previdência Social. Conforme a decisão, proferida em ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais, a usina tem 180 dias para comprovar atendimento a essa determinação, sob pena de multa diária de R$1 mil até o cumprimento da obrigação. Ainda cabe recurso. (Jornal da Manhã – Uberaba)

1º Encontro Folclórico reúne 17 grupos

A Estação Ferroviária do Distrito de Biguatinga, em São Pedro da União,  foi palco do encontro de vários grupos folclóricos, no último domingo, 1. O 1º Encontro Folclórico de Biguatinga reuniu 17 grupos das cidades de Bom Jesus da Penha, Monte Belo, Guaxupé, Monte Santo de Minas, Areado, Guaranésia, Nova Resende, Juruaia, Alterosa, Itamogi, Alfenas e Conceição da Aparecida que fazem parte do calendário da Associação em Defesa do Folclore no Sul e Sudoeste de Minas (Adefosul). (A Folha Regional – Muzambinho)

Fundação promove curso de tecelagem

Preservação da cultura e resgate da tradição do ofício milenar que é a tecelagem artesanal mineira, é tema de curso promovido pela Fundação Cultural Calmon Barreto. O curso será oferecido através do Ateliê de Tecelagem que atualmente conta com o trabalho de cinco tecelãs. Apenas quatro vagas estão disponibilizadas e as inscrições podem ser feitas de 2 a 16 de julho. O curso com duração de quatro meses terá início no dia 25 de julho. A coordenadora Fernanda Barcelos explica que as vagas são destinadas à faixa etária de 20 a 50 anos. (Diário de Araxá)

Varginha teve feira de adoção

No dia 23 de junho alunas do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário do Sul de Minas juntamente com a Associação de Amigos dos Animais de Varginha (Associação 3A) e o Vereador Cláudio Abreu realizaram mais uma feira de adoção no Via Café Garden Shopping, em Varginha. O curso de Medicina Veterinária do Unis possui uma parceria com a 3A que possibilitou o desenvolvimento de um projeto para realizar o acompanhamento das adoções realizadas na cidade de Varginha através da Associação. (Gazeta de Varginha)Cavaleiros distribuem livros

Um milhão de livros doados ao longo de dez mil quilômetros percorridos. Os números, estratosféricos, que serão atingidos até o final deste ano, fazem parte da filosofia de vida de um grupo de homens e mulheres, que, a cavalo, já percorreram 150 cidades mineiras. Na bagagem, o sonho de transformar as vidas de crianças encontradas pelo caminho por meio da leitura. Conhecidos como Cavaleiros da Cultura, há dez anos, cumprem essa nobre missão, cuja edição 2018 teve início nesta sexta-feira, 29. Desta vez, a tropa irá percorrer os 260 quilômetros, que separam o município de Santa Cruz de Minas, na região do Campo das Vertentes, até Rio Novo, na Zona da Mata, berço da iniciativa. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Homicídios aumentam 100% em Araguari

Dados do Observatório de Segurança Cidadã da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MG), divulgados nesta quarta-feira, 27, comemoram a queda de 21,1% nos casos de homicídios consumados em todo o Estado, considerando os cinco primeiros meses de 2018. Mostram ainda que, no interior, mais de 80% dos municípios não tiveram sequer um registro desse tipo de crime violento, mantiveram ou reduziram seus índices. No entanto, se Minas Gerais tem, atualmente, a menor taxa de assassinatos dos últimos sete anos, Araguari caminha na contramão do Estado. Entre janeiro e maio foram 21 pessoas mortas, representando o aumento superior a 100%. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Poços tem teatro em roteiro turístico

A Secretaria Municipal de Turismo está lançando o projeto Turismo em Cena, que promove em intervenções teatrais em roteiros turísticos. Em duas rotas temáticas, o público será conduzido por atores que representarão personagens e personalidades, aproximando os participantes das histórias, fatos e lendas que estão por trás de cada ponto visitado. O objetivo é levar moradores e turistas a percorrer os atrativos turísticos e locais históricos da cidade de uma forma divertida e lúdica.  (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

44ª Expomontes começou nesta sexta

Começou ontem, 29, a 44ª edição da Expomontes, o maior evento do agronegócio do Norte de Minas. Além de atrações musicais com artistas de renome nacional, a exposição traz oportunidades de negócio para o setor agropecuário, novidades tecnológicas para o homem do campo e um dos maiores leilões da região. O evento vai ser realizado até 8 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, com uma previsão de gerar R$ 500 milhões em negócios. A Expomontes é uma realização da Sociedade Rural de Montes Claros, em parceria com empresários do Norte de Minas. (O Norte de Minas – Montes Claros)

Ação da Cemig detectou mais de 30 fraudes

Anualmente, a Cemig tenta lidar com prejuízo da ordem de R$300 milhões com ligações irregulares e clandestinas. Por isso, a companhia decidiu apertar o cerco contra os consumidores que insistem em praticar furto de energia, popularmente conhecido como “gato”. Desde 2017, já foram realizadas mais de 176 mil inspeções em mutirões que vêm ocorrendo em todo o Estado. Em cerca de 68 mil equipamentos havia indícios de fraudes, o que representa 40% dos medidores inspecionados. Segundo levantamento da Cemig, no último mutirão ocorrido em fevereiro deste ano em Uberaba, um total de 101 inspeções foram realizadas em unidades consumidoras de diversos segmentos, ou seja, em imóveis residenciais, comerciais e industriais. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Formatura do Proerd reune 400 crianças

Na semana que passou foi realizada, em Barroso, a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd. Cerca de 400 crianças, alunos da rede estadual e municipal, participaram da cerimônia, que lotou o ginásio Ceclans também com familiares e autoridades presentes. O evento encerrou a 1ª Semana de Políticas Públicas sobre Drogas no Município de Barroso, que incluiu diversas atividades, desde o dia 19 de junho. Realizado pela Polícia Militar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. (Primeira Página – Barroso)

Hospital Regional receberá 600 mil reais

O diretor do Hospital Regional do Sul de Minas, Rogério Bueno, recebeu o certificado que habilita o hospital para recebimento de R$ 600 mil em materiais e equipamentos que serão doados pela Cemig através do programa Energia Inteligente. O Hospital, localizado na cidade de Varginha, receberá 432 lâmpadas de LED que serão utilizadas em substituição às lâmpadas hoje existentes no hospital, gerando economia do consumo de energia. Serão substituídas duas máquinas secadoras de roupas na lavanderia e três autoclaves na CME (Central de Material Esterilizado). Este é um grande investimento que será feito no hospital pois vai substituir lâmpadas com baixa eficiência e máquinas que tem alto consumo de energia, por equipamentos de tecnologia inteligente e com alta eficiência energética. (Gazeta de Varginha)

( ATÉ AQUI = PUBLICADO EM 29-JUNHO-2018 ) por Rede de Notícias do Sindijori MG

ATENÇÃO: OS TEXTOS PODEM SER DELETADOS DEPOIS DE 6 MESES PUBLICADOS. AGRADECEMOS PELA COMPREENSÃO

JR MINAS

Os comentários estão encerrados.