ColunaMinasGerais

MOC ESTIPULA NORMAS PARA ANO ELEITORAL

O prefeito Humberto Souto publicou decreto  que dispõe sobre as condutas vedadas aos servidores públicos de Montes Claros, por causa das eleições deste ano, quando serão eleitos o prefeito, vice-prefeito e 23 vereadores. A justificativa é a necessidade de orientar os agentes públicos municipais acerca de condutas que  são vedadas no período eleitoral. Ele decretou que salvo as permissões previstas em Lei, os servidores  estão proibidos de  ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração municipal;  ceder servidor público municipal do Poder Executivo, entre outros dispositivos. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

DNIT ANUNCIA CONCLUSÃO DA BR 154

A pavimentação da rodovia BR 154, no trecho que liga Ituiutaba à região de Bastos, já está quase finalizada, faltando apenas um trecho de aproximadamente 2km, próximo ao Bastos, sem nenhum trabalho de pavimentação e nem de preparação de solo. Nos demais 48 km de rodovia, existem apenas 2 pequenos desvios em locais onde já foram feitos os trabalhos de terraplanagem e imprimação, faltando a capa asfáltica e outros 2 desvios em duas pontes, uma que falta apenas ser encabeçada (Córrego São Vicente) e outra que falta todo trabalho de construção (Córrego do Aterro). Segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) serão necessários 3 meses de trabalho para sua conclusão. (Folha da Região – Ituiutaba)

AUMENTA REGISTRO DE OCORRÊNCIA COM ANIMAIS

A quantidade de animais silvestres no perímetro urbano de Araguari tem surpreendido a população. O aumento foi registrado principalmente nos últimos dois meses, sendo que os animais encontrados na maioria das vezes são serpentes, ouriços, gambás, capivaras e outros. De acordo a assessoria de comunicação da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, foram registradas em 2018 aproximadamente 489 ocorrências relacionadas à estas capturas. No período de janeiro a setembro de 2019 foram 363. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

SERVIDORES FAZEM  LIMPEZA DA CÂMARA

Com a mudança interina na mesa diretora da Câmara Municipal de Uberlândia, devido à prisão preventiva de todos os titulares, alguns serviços estruturais na casa foram temporariamente afetados, o que também alterou a rotina dos servidores e assessores parlamentares. Nas próximas duas semanas, os próprios servidores da Câmara é que ficarão responsáveis pela limpeza do prédio uma vez que o contrato com a empresa que prestava o serviço foi encerrado e, por recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), não foi renovado. Em reunião entre os vereadores que permanecem em atuação, na semana passada, ficou acordado um esquema de revezamento, cada gabinete será responsável um dia pela limpeza até que a situação seja normalizada. (Diário de Uberlândia)

BARBACENA REGISTROU 47 CASOS DE DENGUE

No ano passado, Barbacena registrou 47 casos confirmados de dengue. O Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro, foi de 1,3%, o que significou queda na incidência dos casos da doença na cidade. A Vigilância Sanitária atribuiu a queda significativa ao trabalho educativo em residências e escolas e ressaltou que outro ponto que precisa de muita atenção são os terrenos baldios. Mesmo com a queda nos casos de dengue, é necessário atenção e o apoio de toda a comunidade para que novos casos não voltem a ocorrer, para isso é preciso combater os focos do mosquito e evitar o acúmulo de água parada. (Folha de Barbacena)

CARTAZEZ COM PROMESSAS POLUEM LAFAYETE

Trazer o amor de volta em três dias, tirar o nome do SPC sem pagamento da dívida, cursos em tempo recorde, shows, serviços e oportunidades. São tantas as promessas feitas em postes e muros espalhados pela cidade que o lafaietense parece ter se esquecido de um detalhezinho bem importante: afixar cartazes em locais públicos, sem a observação da lei municipal, pode levar a multa e até o cancelamento do evento. Existe uma lei municipal que disciplina a publicidade em logradores públicos. Mas como a Prefeitura não tem fiscais para fiscalizar o cumprimento da lei, o que se vê é uma enxurrada de faixas e propagandas nos postes da cidade. (Correio da Cidade – Conselheiro Lafayete)

ATÉ AQUI , PUBLICADO EM 7-JAN-2020 ===================================================

União e Estado vão reestruturar atendimento

União e o Estado de Minas Gerais têm 120 dias para apresentarem um plano para solucionar os problemas apresentados e reorganizar a expansão da assistência hospitalar na região. O Ministério Público Federal (MPF) em Divinópolis e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Ação Civil Pública proposta em conjunto em face da União Federal e do Estado de Minas Gerais, obtiveram decisão favorável que obriga os entes a reestruturarem o atendimento hospitalar no Oeste de Minas. A ação foi proposta em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado. Para cumprir a decisão, a União e o Estado de Minas Gerais devem apresentar, no prazo de 120 dias, um plano para solução dos problemas. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)

Amams cria caravana para impedir extinção

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene criou a “Caravana Municipalista”, que vai atuar contra a proposta do Governo Federal de extinguir municípios com menos de 5.000 habitantes e que não arrecadam 10% das suas despesas. Com isso, a AMAMS vai promover reunião com os moradores de cada um dos 16 municípios do Norte de Minas, alertando sobre o risco de extinção e os impactos a serem causados nos aspectos econômicos e sociais. O presidente da AMAMS, Marcelo Felix, prefeito de Januária, explica que a iniciativa visa unificar o Norte de Minas em todo dessa causa, pois a extinção implicará em retrocesso.  Ontem,  26,  a AMAMS participou em Belo Horizonte da mobilização em defesa dos municípios. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Aumenta em 73% número de escorpiões

Os últimos meses foram marcados pelas altas temperaturas e, mais recentemente, a chegada do período de chuvas em Uberlândia. E juntando calor com chuva, é criada a condição propícia para a proliferação e aparecimento de escorpiões. De acordo com informações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), nos dois últimos meses, comparando com os demais de 2019, o número de chamados da população relatando o aparecimento do animal aumentou 73%. O alerta não fica restrito aos cidadãos, a população animal também corre riscos com os escorpiões. Isso porque ao contrário do ser humano, que sente medo ou asco, os animais de estimação podem ter um instinto de curiosidade. (Diário de Uberlândia)

Professores receberão capacitação

O 1º Encontro de Capacitação de Professores, cujo tema vai ser “O Zebu Vai à Escola” – nesta terça-feira, 26, a partir das 19h, no Tatersal Rubico de Carvalho, no Parque Fernando Costa. A ação faz parte da parceria firmada entre a Secretaria de Educação de Uberaba (Semed), Secretaria de Estado da Educação (SEE/MG), Museu do Zebu Edilson Lamartine Mendes (MZ) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e vai ter série de palestras com nomes de destaque na Zebuinocultura. A atividade é voltada para professores do ensino básico das redes municipal e estadual de Uberaba e tem como objetivo ampliar a troca de experiências entre os docentes, preparando-os para lecionar a temática Zebuinocultura, que vai passar a ser adotada na sala de aula em Uberaba a partir de 2020. (Jornal de Uberaba)

Municipais da educação poderão alterar carga

A valorização dos servidores é uma das prioridades da administração municipal. E o prefeito André Merlo honrou o compromisso feito com os servidores de carreira das escolas municipais ao sancionar, no dia 30 de setembro deste ano, a Lei Complementar nº 247 (altera a Lei 199 de 2015), que agora assegura a esses trabalhadores a oportunidade de escolher a sua jornada, a carga horária. O Decreto que regulamenta a lei foi publicado nesta quarta-feira, 20. Os requerimentos devem ser feitos pelo site da Secretaria Municipal de Educação, o www.smedgv.com. O formulário vai ficar disponível por 30 dias. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)

Bairros de Poços terão mapa de demandas

A Secretaria Municipal de Promoção Social, e a diretoria regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social farão o lançamento do georreferenciamento social. A iniciativa foi desenvolvida pelo Setor de Vigilância Socioassistencial, em parceria com a diretoria regional da SEDESE – Poços de Caldas. O georreferenciamento é um sistema que será utilizado pelas equipes que atuam nos diversos serviços de assistência social no município, pelo qual será possível identificar com assertividade as demandas, de acordo com cada território. O sistema foi construído e alimentado a partir dos dados registrados pelas equipes da Secretaria de Promoção Social desde o início do ano e engloba as dimensões relacional, de saúde, educação, justiça e trabalho e renda.   (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Prefeitos da Amuc discutem segurança

Os prefeitos filiados à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri  fizeram uma Assembleia Extraordinária para discutir várias demandas da região. Dentre os assuntos da pauta, os principais foram: emendas parlamentares para a Segurança Pública com destinações específicas para os municípios, transporte alternativo, suporte do Frigorífico Boi da Terra aos proprietários de açougues e matadouros dos municípios e taxação de energia solar.  O comandante da 15ª Região de Polícia Militar, coronel Neir Adriano de Souza fez uma explanação com um levantamento dos trabalhos da PM nos municípios de sua abrangência e apresentou os índices de criminalidade na região, que vem caindo nos últimos anos. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

ATÉ AQUI PUBLICADO EM 26 de novembro de 2019

Comércio não irá aderir às novas regras de funcionamento aos domingos e feriados

Publicada no dia 18 de junho deste ano, a Portaria nº 604, do governo federal, ampliou de 72 para 78 as atividades econômicas autorizadas a funcionarem aos domingos e feriados. A publicação trouxe conflitos de informações para o comércio, que foi incluído nesta lista de novas categorias, mas já tinha o trabalho nos dias mencionados regulamentado pela Lei Federal 10.101 desde o ano 2000. Enquanto a Portaria concede uma autorização de caráter permanente, a Lei estabelece a necessidade de autorização prévia do município e acordo entre os sindicatos patronal e laboral em convenção coletiva de trabalho, realizada a cada ano. Representantes das alas patronal e laboral do comércio em Montes Claros confirmaram que vão continuar seguindo o disposto na Lei Federal 10.101. (Gazeta do Oeste- Montes Claros)

Cinemas  com Língua de Sinais em Itajubá

Um Projeto de Lei do vereador Kener Maia quer garantir que salas de cinema de Itajubá passem a oferecer uma janela com intérprete da Língua Brasileira de Sinais – também conhecida como Libras – para todos os filmes nacionais e estrangeiros em exibição. O texto ainda não foi votado na Câmara Municipal e não há previsão de quando sua aprovação ou não será discutida em plenário. Entretanto, um parecer da Comissão de Saúde, Assistência e Promoção Social, presidida pelo vereador Jorge Andrade (PSD), acabou culminando numa sugestão de emenda para alterar o texto inicial. A emenda foi sugerida pelo próprio líder da comissão. (Diário de Itajubá)

Formiga vai ter exposição permanente

O Museu do Laboratório de Mineralogia do Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG) vai ter, a partir do dia 18 de setembro, uma exposição permanente de minerais e rochas do município. De acordo com o coordenador do Laboratório, o professor Anísio Cláudio Rios Fonseca, a mostra é direcionada a alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de docentes das áreas de Química, Geografia e Biologia. Foram descritos 34 minerais, por meio de pesquisas do Laboratório e referências na literatura. (Nova Imprensa- Formiga)

Greve nos Correios deve comprometer entregas

Funcionários dos Correios em Juiz de Fora e outros municípios da região entraram em greve nesta quarta-feira, 11, por tempo indeterminado. As agências seguem abertas para a recepção de cartas e encomendas, mas o serviço de entrega deve sentir os impactos nos próximos dias. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Comunicação Postal, Telegráfica e Similares de Juiz de Fora e Região (Sintect/JFA), a maior parcela dos profissionais que aderiram à greve atua no setor de entrega. A categoria reúne cerca de 300 profissionais na região, sendo 120 só em Juiz de Fora.. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Codau aciona sistema de transposição de rio

O sistema de transposição do rio Claro foi ligado na manhã desta quarta-feira, 11, com o início de operação de um conjunto moto-bomba da estrutura montada às margens do manancial. A contribuição extra de água para o rio Uberaba vai ser, neste momento, de 230 litros/segundo. ‘A falta de chuva agravou a estiagem e reflete diretamente na vazão do rio Uberaba, por isso nós lançamos mão do rio Claro para complementar esse volume’, explicou o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto. O sistema de transposição conta com três motores, que juntos podem bombear até 560 l/s de água para a bacia do rio Uberaba e por enquanto, somente um deles está operando. Em 2018, o sistema de transposição ficou acionado por 22 dias. (Jornal da Manhã- Uberaba)

Regional de Muriaé recebe seis viaturas

Na manhã de terça-feira, 10, o delegado regional Dr. Alessandro da Matta reuniu a imprensa para apresentação das seis novas viaturas que foram destinadas para a ª DRPC, que abrange 19 cidades. Das seis viaturas, duas ficaram em Muriaé, e as outras vão ser levadas para as delegacias de Carangola, Divino, Eugenópolis e Palma. Dr. Alessandro enfatizou que a maioria das viaturas são frutos de emendas parlamentares de deputados estaduais e federais e outras, adquiridas por meio de convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O delegado enfatizou que os veículos vão ser de grande importância no combate a criminalidade. (Gazeta de Muriaé)

Alunos participam de projeto mundial inovador

Os alunos da Profª Nivânia Silva (5º ano) da Escola Municipal Profª Maria Aparecida de Abreu tiveram uma manhã muito especial nesta terça-feira, 10, ao receberem Victor Queiroz, representante do mais novo projeto implementado na Rede Municipal de Ensino de Varginha, o Inventura Experience, um programa inovador idealizado pela Micro:bit Educational Foundation, uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é inspirar alunos a se tornarem grandes inventores, desenvolvendo habilidades cognitivas e sociais, aprendendo a ser, conviver, fazer e aprender. A fundação é sediada na Inglaterra e fez o lançamento do BBC micro:bit, um hardware baseado em pequena placa programável que possibilita inúmeras criações. (Correio do Sul- Varginha)ATÉ AQUI PUBLICADO EM 12-SET-2019

Acadêmicos lançam ensaio biográfico de Funchal Garcia

Pela Academia Leopoldinense de Letras e Artes, acaba de ser lançado o mais recente trabalho dos acadêmicos Luja Machado e Nilza Cantoni. Trata-se de um ensaio biográfico sobre o pintor Funchal Garcia, natural de Leopoldina, escrito para a série Personagens Leopoldinenses. O artista foi também professor, ator, escritor e jornalista e é patrono de uma cadeira da ALLA. O livro está disponível em dois formatos. O e-book está à venda em https://www.amazon.com.br/dp/B07VGKXKKY . Já o formato em papel só está disponível na Amazon internacional. (Jornal Leopoldinense- Leopoldina)

Santa Casa recebeu da Prefeitura R$ 10 mi

Em 2018 o governo do Estado não repassou a quantia referente ao extrapolamento da dívida do teto do SUS e, para evitar que o atendimento fosse comprometido, a Prefeitura Municipal repassou recursos superiores a R$ 10 milhões para o hospital. Ao dar a informação, o prefeito Sérgio Azevedo comentou que esse dinheiro cobriu o déficit do Estado e que na atual gestão, os repasses foram normalizados. Além disso, a Prefeitura ainda repassa mais R$ 430 mil, que se junta a um recurso federal de mais R$ 300 mil, para o funcionamento do setor de Urgência/ Emergência. Segundo Sérgio Azevedo, esse valor destinado a Santa Casa é um valor significativo, que só é possível ser repassado graças aos repasses do Grupo DME. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Escolas recebem programas de saúde

A partir deste semestre, 769 escolas das redes estadual e municipal do Norte de Minas passam a contar com dois programas voltados para a promoção da saúde de crianças e adolescentes. Ao todo, 53 cidades que fazem parte da Regional de Saúde de Montes Claros vão ser envolvidas nos projetos “Crescer Saudável e Saúde Auditiva no Ambiente Escolar”, da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. A previsão é a de que 274 mil alunos sejam beneficiados. O “Crescer Saudável” envolve um conjunto de ações a serem implementadas pelos municípios no âmbito do Programa Saúde na Escola, para contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil. (O Norte- Montes Claros)

Conselho da Mulher promove palestra

A Casa dos Conselhos, por meio do Conselho Municipal da Mulher (CMDM), promove Mulheres: protagonismo e conquistas. O evento vai ser realizado em 20 de agosto, às 14 horas, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na Avenida Antônio Olímpio de Morais, nº 293, Centro. A palestra vai ser mediada por Cláudia Natividade, psicóloga e especialista em psicologia social, mestre e doutora em Análise de Discurso, professora da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e da Faculdade de Arnaldo. Atua em clínica particular e é conselheira na atual Plenária do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, em que coordena o Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

ACE divulga Exponor para mineiros

O presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Teófilo Otoni, empresário Ricardo Bastos Peres, manteve uma intensa e movimentada agenda na capital mineira na semana passada com o propósito de divulgar a Mostra Empresarial do Nordeste Mineiro – Exponor 2019, entre autoridades empresariais e políticas. Durante todos os compromissos, Ricardo Bastos foi acompanhado pelo consultor empresarial e ex-presidente da Fede­raminas, Wander Luis Silva. Entre os muitos compromissos, destacou­-se uma visita à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, onde o presidente da ACE foi recebido pelo diretor-presidente da entidade, Flávio Roscoe. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Arcos recebe 1º Festival de Sanduíches

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Arcos vai realizar o 1º Festival de Sanduíches. De acordo com  o secretário da pasta, Sergio Luiz Garibaldi, o objetivo é estimular e fomentar o comércio, incentivando a criação de receitas e a elaboração de sanduíches exclusivos. A data do evento ainda não foi definida. “Nossa equipe está trabalhando firme e tendo todo o respaldo da administração municipal para mais essa realização, que será sucesso, se Deus assim quiser!”, comentou. Ele ainda revelou que o escopo do projeto do Festival está quase finalizado, faltando somente alguns ajustes na data, no horário e nas regras. (Nova Imprensa- Formiga)

Censo das Quilombolas será realizado

Ao realizar o levantamento das Comunidades Quilombolas dos distritos, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, projeta promover a inclusão social. Moradores do Crasto, Embaúba, Santa Efigênia e Engenho Queimado fazem parte da parcela do município que recebem benefícios através do cadastro no CadÚnico. Projetado para iniciar no próximo mês, o mapeamento, de acordo com o Secretário Juliano Barbosa, vai servir para atualização dos cadastros dos cidadãos já existentes no programa, bem como mapear as demais famílias que estão aptas a receberem o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada, o BPC. (Portal da Cidade- Mariana)

ATÉ AQUI PUBLICADO 25 AGOSTO 2019

ATÉ AQUI, PUBLICADO POR SINDIJORI

Rede de Notícias do Sindijori MG

—————————————-     XXX  —————————————————-

Publicado por Rede de Notícias do Sindijori MG ATENÇÃO: OS TEXTOS PODEM SER DELETADOS DEPOIS DE 6 MESES PUBLICADOS. AGRADECEMOS PELA COMPREENSÃO

JR MINAS

Os comentários estão encerrados.