ColunaMinasGerais

Católicos se reúnem no Vale do Aço

Entre os dias 10 (sexta-feira) e 13 (terça-feira) deste mês, a Renovação Carismática Católica (RCC) promove festivais nas cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, como alternativa para o Carnaval. Todos os eventos contam, na agenda, com apresentações musicais, teatro, missa e pregações. Neste ano, o tema dos eventos de carnaval da RCC em todo o Brasil é “Retornai ao primeiro amor. Ap. 2, 4″. Em Coronel Fabriciano, o Celebrai será realizado no Centro Universitário do Leste de Minas (Unileste), com início das atividades a partir das 18h. Em, Ipatinga, na entrada principal do Estádio Municipal João Lamego Neto, o Ipatingão, será realizado o Anunciai 2018. Em Timóteo, a Renovação Carismática promove o Alegrai-vos. O encontro será realizado no Ginásio Iorque José Martins, na praça 1º de Maio, no Centro. (Diário do Aço – Ipatinga)

Fiscalização com biometria começa em JF

Quem faz uso irregular dos cartões de gratuidade do transporte público, além do bilhete único, pode ter o benefício suspenso. A possibilidade existe por causa do início da operação do sistema de reconhecimento facial instalado nos coletivos de Juiz de Fora, em conformidade com o decreto municipal 13.171, de 12 de janeiro. Usuários já devem ter observado que, acima da catraca, uma câmera começou a ser instalada nos coletivos no segundo semestre de 2017 e, desde então, o sistema operava em testes. A partir de agora, ao passar pela roleta, estes usuários serão fotografados. Ao fim do dia, as imagens serão coletadas, e um robô fará a comparação do registro com o cadastro feito pelos Consórcios Integrados do Transporte Urbano (Cinturb), quando da emissão do cartão. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora
)

Teófilo Otoni debate transporte escolar

O Ministério Público, representado pelos promotores de justiça da Vara da Infância e Juventude de Teófilo Otoni, Mayra Conceição e Fábio Machado, realizou uma reunião com a comunidade rural para discutir a situação do transporte escolar no município. O objetivo do MP é regulamentar o serviço fazendo valer os direitos das crianças e dos adolescentes, que vem enfrentando sérios problemas para chegarem até as escolas. Também participaram da reunião os secretários municipais, de Educação Marcos Godinho, de Agricultura Sérgio Franca. (Tribuna do Mucuri)

Leopoldina participa de encontro

No dia 1º de fevereiro, coordenadores municipais do Polo Zona da Mata I do Parlamento Jovem de Minas reuniram-se em Matias Barbosa para acertar os encontros que envolverão todos os estudantes nas sete cidades que integram o polo: Matias Barbosa, Bicas, Chiador, Leopoldina, Mar de Espanha, Olaria e Santos Dumont. Em 2018, o tema será Violência contra a mulher. Carlos Alberto de Almeida, presidente da Câmara de Matias Barbosa, recepcionou o grupo e falou um pouco das expectativas para a integração do polo. Este ano, além do Encontro Cultural, será incluído no cronograma um encontro para os presidentes na etapa regional. (Leopoldinense)

Ministério suspende incentivo de Caratinga

O Ministério da Saúde publicou duas portarias suspendendo a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Equipes de Saúde da Família (ESF) e Equipes de Saúde Bucal (ESB), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Equipes de Consultório na Rua (eCR), para alguns municípios, incluindo Caratinga. A determinação de suspender os recursos foi motivada pela a ausência de prestação de contas, por três meses consecutivos, relativo aos meses de agosto, setembro e outubro de 2017 do Sistema de Informação em Saúde para o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). (Diário de Caratinga)

Reunião debate abertura de empresas

O diretor de Integração e Interiorização da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Marcos Oliveira, esteve em Muriaé na última quinta-feira, 1, para reunião referente à Sala Mineira do Empreendedor – espaço de atendimento aos empreendedores que foi inaugurado no prédio do CD Moda há dois meses. O encontro, com a participação de membros do escritório local da Jucemg, além de representantes da Prefeitura, CDL e Corpo de Bombeiros, debateu iniciativas para o desenvolvimento da unidade, a fim de agilizar a abertura de empreendimentos e contribuir para a geração de empregos e renda na cidade. (Gazeta de Muriaé)

Museu de Poços de Caldas abre exposição de cédulas
O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas está sediando uma exposição de cédulas do período das grandes navegações europeias. A exposição conta com acervo do professor de direito Ezio Frezza Filho. Há cédulas da França, Espanha, Portugal e Guiné que retratam a expansão marítima, também da Bolívia, Equador, Colômbia, Brasil, Estados Unidos, México, Haiti, Jamaica, Venezuela, Honduras, Guatemala e Nicarágua, demonstrando as lutas pela emancipação das colônias. A exposição pode ser conferida de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, sábado, das 12h às 18h, e domingo, das 8h às 14h (exceto feriados). Escolas podem agendar visitas monitoradas pelo telefone 3697-2197. (A Folha Regional – Muzambinho
)

LIRAa revela risco de epidemia de dengue
A Superintendência de Saúde diz que índice de infestação em Uberaba é preocupante e o maior da regional. Conforme levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano registrou percentual médio de 8,7%. Diante deste resultado, a preocupação é quanto a circulação de um novo tipo de vírus da dengue, como tipo 4, que até o momento em Uberaba foram registrados poucos casos. O LIRAa feito no mês de janeiro foi o maior desde que é feita a medição. Nem mesmo em 2012, quando houve epidemia da doença no Município, o índice não foi tão alto. (Jornal da Manhã – Uberaba)
( ATÉ AQUI, PUBLICADO EM 7-FEV-2018)

Teófilo Otoni faz melhorias nos distritos

Com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos moradores dos distritos e comunidades rurais, a Prefeitura de Teófilo Otoni, por meio de uma ação conjunta das secretarias municipais de Serviços Urbanos e Agropecuária e Abastecimento, intensificou as ações de melhorias nessas regiões neste mês de janeiro. Pela primeira vez na história, está havendo coleta permanente do lixo no Distrito de Rio Pretinho. Em Topázio e Mucuri, o serviço está sendo feito duas vezes por semana. (Diário de Teófilo Otoni)

Moradora grava vídeo para reivindicar

No decorrer desta semana, um vídeo feito por diversos prefeitos do Sul de Minas, inclusive com a participação do chefe do Executivo machadense, Julbert Morais, circulou pelas redes sociais. Nele, os gestores dos municípios da região lideram um movimento chamado “Todos por Minas” e cobram o atual governador do estado, Fernando Pimentel, para que cumpra com suas obrigações. No entanto, em Machado, o feitiço parece ter virado contra o feiticeiro. Logo após a divulgação do arquivo, a cidadã Maria Auxiliadora de Carvalho utilizou o mesmo recurso para cobrar o prefeito e sua equipe sobre um problema grave que ela e vizinhos enfrentam: os inúmeros buracos existentes na via em que residem. (Gazeta Machadense
)

Unifemm abre inscrições para Mestrado

O Centro Universitário de Sete Lagoas – Unifemm está com as inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão da Inovação. O período de inscrição vai até 8 de fevereiro. São 15 vagas disponíveis e distribuídas entre as 4 linhas de pesquisa do programa, a saber: Agronegócio e Bioindústria; Biotecnologia e Gestão Ambiental; Biotecnologia e Saúde; e Estudos em ciência, Tecnologia e Inovação. O curso tem duração de 24 meses e as aulas serão realizadas às sextas-feiras (noite) e aos sábados (manhã e tarde) ou eventualmente às quintas-feiras (tarde ou noite) e às sextas-feiras (tarde). (Sete Dias – Sete Lagoas)

Fundação Cultural lançará a 1ª revista

Na última semana, estiveram reunidos o diretor superintendente da Fundação Cultural, Leandro Acayaba, o produtor de eventos Rosildo Beltrão e o jornalista Agnaldo Montesso, para discutir o conteúdo e a formatação da 1ª revista histórica e informativa do Projeto Quinta da Boa Música. O Projeto Quinta da Boa Música foi criado em agosto de 2009 com a finalidade única de incentivar, apoiar, valorizar e divulgar a produção musical realizada em Varginha e promover o intercâmbio com grupos de variados estilos de qualquer localidade. (Gazeta de Varginha)

SINE de Araxá melhora atendimento

A agência do Sistema Nacional de Emprego (SINE), de Araxá, utiliza desde o início deste mês uma ferramenta de gestão que permite maior agilidade e organização no atendimento ao público no posto coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e a Administração Municipal. O software SGA (Sistema de Gerenciamento do Atendimento), desenvolvido pela Dataprev, organiza a fila dos principais serviços disponibilizados no posto de atendimento das unidades do gênero, como habilitação para Seguro Desemprego e Intermediação da Mão de obra. (Diário de Araxá)

Livro aborda ritmo e consciência corporal

Ritmo, consciência corporal, arte e música. O primeiro livro do divinopolitano Daniel Penido traz um pouco de tudo isso, resultando em um método de ensino inovador e divertido. A obra apresenta ao leitor uma nova proposta de aprendizado, no qual a mente é trabalhada de forma plena e saudável. “Palmapé – ensino rítmico e consciência corporal” é descrito pelo autor como um “manual de estudo próprio ou para lecionar”. O lançamento do livro, realizado pela Editora Adelante, ocorreu ontem, 1º, na Casa Arte e Cultura de Divinópolis. Penido garante que o método apresentado na obra pode ser utilizado por crianças e adultos, independentemente do nível de musicalidade do leitor. (Portal Agora – Divinópolis)

Seminário reorganiza rede hospitalar

O primeiro Seminário Municipal da Rede Hospitalar de Uberaba foi realizado nesta quarta-feira, 31, com o propósito de reorganizar a rede no município, de forma coletiva e compartilhada. Durante o evento, foi elaborada carta com diretrizes a serem desenvolvidas para o bom funcionamento do sistema. O seminário contou com a presença de representantes de unidades de saúde, hospitais, da Superintendência Regional de Saúde, entre outros setores que compõem a estrutura pública e privada do município. Segundo o prefeito Paulo Piau, que esteve na abertura do seminário, organizar a rede é importante, pois cada recurso investido na saúde precisa chegar ao destinatário, nas pessoas que precisam. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Cade aprova venda da mineira Itambé

A compra da empresa mineira Itambé pela francesa Lactalis foi aprovada sem restrições pela superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira, 30. O laticínio mineiro, que pertencia à Cooperativa de Produtores de Leite de Minas Gerais (CCPR), foi vendido ao grupo francês em dezembro. O valor da transação não foi divulgado, mas estima-se que seja de cerca de R$ 2 bilhões – acima dos R$ 1,4 bilhão oferecidos pelos mexicanos da Lala, que também tentavam comprar a Itambé. A operação, porém, passa por questionamento judicial por parte da Vigor, que era dona de 50% da Itambé até o início de dezembro. (Diário do Comércio – Uberlândia

Empreendedorismo destaque na MultiSet

Em sua 12ª edição, a Feira Multissetorial de Mariana – MultiSet 2017 – se consolidou como uma vitrine para a economia local, com destaque para o fomento ao empreendedorismo. O evento, promovido na Arena Mariana, entre 30 de novembro e 2 de dezembro, gerou diversas oportunidades para micro e pequenas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços. Foram três dias de rodadas de negócios, palestras técnicas e motivacionais, cursos e treinamentos, além de atrações culturais, com programação diversificada. Ao todo, 40 expositores participaram da feira, organizada pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana e Câmara de Dirigentes Lojistas. (Jornal Panfletu’s – Mariana)

Minas Gerais já foi melhor

Segundo estado mais populoso do Brasil, com 21.119.536 milhões habitantes, Minas Gerais já viveu dias mais gloriosos na economia e, principalmente, na política. Hoje, o eleitor do estado sente-se humilhado com seus representantes.Impossível se sentir representado por quem se acostumou a protagonizar os mais recentes escândalos da política nacional. Apenas nessa semana, o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador Fernando Pimentel (PT), juntos, ocuparam grandes espaços na mídia nacional. Não por seus feitos gloriosos à frente de seus mandatos conferidos pelo eleitor mineiro, mas por suspeitas de falcatruas diversas. (Folha da Manhã)

Lideranças envolvidas em denúncias

Na semana que passou o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Aécio, de sua irmã, Andrea Neves, de seu primo Frederico Pacheco e de Mendherson de Souza, ex-assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG), além de duas empresas ligadas a eles. Por outro lado, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu denúncia contra Pimentel, no âmbito da Operação Acrônimo, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Pimentel teria participado de suposto esquema de favorecimento da Odebrecht, em troca de vantagens indevidas, quando era ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). (Folha da Manhã – Passos)

Licenciamentos caem em Divinópolis

O volume de veículos emplacados em Divinópolis registrou declínio em três cenários diferentes em novembro. No acumulado do ano, em novembro contra o mesmo mês de 2016, e no comparativo com o mês anterior, houve redução, de acordo com os dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Minas Gerais (Sincodiv-MG). O resultado no município vai na contramão do Brasil com licenciamentos crescendo. Em novembro foram licenciados na cidade 192 veículos, o valor é menor em relação a outubro, quando foram emplacadas na cidade 210 unidades, representando retração de 8,5%. (Portal Agora – Divinópolis)

Poços de Caldas cobra recursos para HC

A retomada de convênios para a construção do Hospital do Câncer do Sul de Minas, em Poços de Caldas, foi defendida nesta quarta-feira, 6, por deputados e representantes do município em audiência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Membros da comunidade local, organizados na Comissão por Amor à Vida, entregaram aos parlamentares um abaixo-assinado com 40 mil assinaturas em defesa da implantação da unidade. Segundo os presentes, dois convênios firmados na gestão estadual anterior para a instalação do hospital teriam sido cancelados pelo governo atual, que ainda estaria cobrando a devolução de parcela no valor de R$ 600 mil. (Gazeta de Varginha)

Prefeitura de Juiz de Fora fiscaliza comércio

A administração pública de Juiz de Fora deu início nesta semana à operação “Boas Festas”, que visa a fiscalizar e orientar os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais que trabalham com gêneros alimentícios da cidade durante o período natalino. A ação será realizada na área central e nos principais pontos de comércio da cidade até o próximo dia 29. Todos os servidores do Departamento de Fiscalização de Obras, Atividades Econômicas e Urbanas estarão empenhados na operação. Conforme a Prefeitura, serão avaliadas as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos, como supermercados, casas de frios e bufês, e produtos, principalmente aqueles que dependem de temperatura especial de conservação. (Tribuna de Minas)

Obra de hospital começa em fevereiro

Começa em fevereiro do ano que vem a construção do Hospital de Câncer Sara Albuquerque, em Montes Claros. A unidade está sendo implantada pela Fundação Sara, e tem custo estimado de R$ 4,5 milhões. O dinheiro virá de parcerias com empresários, doações e campanhas sociais. O hospital funcionará no Centro, e a previsão é a de que até dezembro de 2018 a estrutura fique pronta. O Sara Albuquerque funcionará exclusivamente para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer e terá capacidade para receber 120 pacientes por mês. (O Norte de Minas – Montes Claros)

UPAs terão farmácias básicas

As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) terão farmácias básicas para facilitar acesso de pacientes a medicamentos. O serviço começará a funcionar a partir do dia 2 de janeiro, conforme anúncio feito ontem pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o titular da Saúde, Iraci Neto, 22 mil pessoas, em média, são atendidas mensalmente nas UPAs, e algo em torno 50% a 60% precisam de medicação para continuar o tratamento após a alta. Iraci ressalta que a entrega de medicamento nas duas UPAs oferecerá cobertura aos usuários nos horários em que as farmácias das unidades básicas de saúde estão fechadas. As farmácias nas UPAs vão funcionar inicialmente de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. (Jornal da Manhã – Uberaba)

ATÉ AQUI, PUBLICADO EM 08 DE DEZMEBRO DE 2017

Presídio de Teófilo Otoni em calamidade

Uma  inspeção sindical realizada pelo Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de Minas Gerais no presídio de Teófilo Otoni apurou uma  situação de calamidade e exige uma intervenção urgente  da SEAP. Com uma população carcerária muito  acima de sua capacidade  - atualmente com 597  presos para 298 vagas – e  uma quantidade insuficiente de servidores, que  chega a um agente para  trinta presos em algumas  situações, a unidade está  prestes a virar cenário de  rebeliões e motins. (Tribuna do Mucuri)

Fecoagro quer a união do produtor de leite

Buscando fortalecer cada  vez mais a cadeia mineira  produtora de leite, a Federação de Cooperativas Agropecuárias de Leite em Minas Gerais (Fecoagro Leite  Minas) promoveu mais uma  grande reunião e desta vez  o palco foi Pedro Leopoldo  que recebeu presidentes de  cooperativas, produtores,  lideres sindicais e autoridades ligadas ao setor. A reunião em Pedro Leopoldo foi uma conquista de  Rodrigo Andrade, presidente da Cooperativa Agropecuária de Pedro  Leopoldo que ressaltou a  necessidade de uma maior  aproximação das entidades  ligadas a produção de leite. (O Observador – Pedro Leopoldo)

Força-tarefa fecha oitava clínica de reabilitação

Uma força-tarefa liderada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) fechou, nesta quinta-feira, 30, outra clínica de recuperação, com 17 internos. Desde agosto, já são oito comunidades terapêuticas com suas atividades encerradas no município. A Secretaria Adjunta Sobre Drogas e Direitos Humanos, Conselho Tutelar, Conselho Municipal Antidrogas e Polícia Militar estão envolvidas na fiscalização. De acordo com a Semusa, fiscais foram à clínica, localizada na estrada de Buritis, nas proximidades do aeroporto Brigadeiro Cabral, e encontraram 17 pessoas com internação involuntária. (Portal Agora – Divinópolis)

Produtos natalinos têm variação de até 340%

A variação de preço dos produtos típicos das festas de final de ano chega a 340% nos supermercados de Juiz de Fora. Foi o que apontou o primeiro Guia do Consumidor Especial de Natal de 2017, divulgado pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento. A pesquisa comparou os valores de 59 produtos em três supermercados da cidade. Os produtos pesquisados são divididos nas categorias bebidas, carnes, frutas, enlatados e outros. (61,5%). (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Comissão de fiscalização é oficializada

Prefeitura de Uberaba nomeou comissão para fiscalizar contratos de prestação de serviço de transportes de micro-ônibus, tipo vans. A comissão foi oficializada em portaria interna, publicada no Porta-Voz e assinada pelo secretário de Administração, Rodrigo Luís Vieira. Será presidida pela servidora Verlane Christina Moreira Gomes e conta ainda com a participação de Gustavo Mori Ferreira, João Martins da Silveira Neto, Edgard Antônio da Silva, Tiago Victor Alves Rossi e Natália Alberto de Melo. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Alunos de Paraíso são destaques na OBMEP

Quatro alunos da Escola Estadual Paraisense, de São Sebastião do Paraíso, foram medalhistas na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e outros sete tiveram menção honrosa pela participação e bons resultados na prova que, segundo destacaram os alunos, estava mais difícil que nos anos anteriores. Luiz Fellipe Azevedo Cândido, de 14 anos, aluno do 8º ano, foi o único da região a conquistar uma medalha de ouro e atribui o resultado ao empenho e esforço para participar do desafio que, conforme ele mesmo esperava, não seria fácil. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

Hospital Regional inaugura elevadores

O diretor do Hospital Regional do Sul de Minas, Rogério Bueno, militante da causa das pessoas com deficiência há vários anos e há um ano à frente da diretoria do Hospital, concluiu a obra de instalação de elevadores que ligam a maternidade ao piso superior do prédio. A obra chega para dar acessibilidade e maior conforto tanto para mães que se deslocam das salas de parto e pré-parto para os quartos quanto para todos os profissionais e visitantes que circulam pelo hospital. Os elevadores agora ligam setores importantes como Centro Obstétrico, UTI Neo Natal, CTI, Pediatria, cozinha, lavanderia, entre outros. (Gazeta de Varginha)

Município lança plano de fomento a negócios

A Prefeitura lançou ontem um novo plano para fomento aos pequenos e médios produtores rurais de Uberlândia. Trata-se do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro, que tem o intuito de transformar atuações já existentes no campo em atividades comerciais de alta sustentabilidade. O evento de lançamento ocorreu no Centro Administrativo Municipal com a presença de autoridades, produtores e representantes de outras oito instituições ligadas às atividades do setor. O programa foi elaborado nos últimos meses pelas secretarias municipais de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. (Diário do Comércio – Uberlândia)

ATÉ AQUI PUBLICADO EM 3 DE DEZEMBRO DE 2017

Fila de projetos parados na Assembleia

Sem votações neste segundo semestre por causa do não pagamento das emendas parlamentares por parte do Governo do Estado, existe uma fila de projetos parados na Assembleia Legislativa. Nessa fila estão projetos como o que garante a extensão da licença de saúde para os exonerados da Lei 100. Por ele, o estado vai continuar concedendo o benefício aos designados que haviam sido efetivados sem concurso até dezembro de 2019. Outra proposta enviada em regime de urgência trata da renegociação da dívida mineira com a União. Ele pede um prazo adicional de 240 meses para o pagamento dos débitos refinanciados e que as prestações tenham o valor reduzido. Já tramitava outra proposta tratando especificamente de uma dívida com o BNDES.Só do governo, excetuando as doações de imóvel e denominações, há pelo menos 15 projetos parados, além de quatro vetos que trancam a pauta. (Rede Sindijori)

Produtores reclamam da falta de pagamento

Uma comitiva de lideranças norte-mineiras esteve em Brasília na terça-feira, 7, buscando uma solução para a liberação do Programa Leite pela Vida em Minas Gerais, que está suspenso por falta de pagamento desde julho. A comitiva, formada por produtores de leite, secretários de Assistência Social, vereadores, presidentes de cooperativas e lideranças políticas dos municípios de Porteirinha, Icaraí de Minas, Malacacheta, Janaúba, Urucuia, Pai Pedro, Pintópolis e São Francisco, além de representantes da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), foi recebida em audiência pelo secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Caio Rocha, para discutir o assunto. O programa é mantido com recursos do Governo e 13 mil beneficiários cadastrados em 193 municípios mineiros. (Rede Sindijori)

Fraude leva cinco pessoas para prisão

Operação do Ministério Público de Minas Gerais, que apura fraudes em Licitações no Serviço Autônomo de Água Esgoto (Saae) de São Lourenço, prendeu na terça-feira, 7, cinco integrantes do alto escalão da autarquia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Polícia Militar. Foram sete mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva. Segundo o Ministério Público, no primeiro semestre de 2017, houve a prática de sobrepreço num valor que ultrapassa a casa dos R$ 700 mil reais, com o direcionamento de licitações pela autarquia, beneficiando as empresas Carri Carvalho e Ribeiro Transporte Ltda e Plural Serviços Técnicos Ltda. (Correio do Papagaio – São Lourenço)

CDL de Ipatinga comemora os 20 anos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga deu início às comemorações dos 20 anos de fundação da entidade. O café da manhã, promovido na quarta-feira (8), contou com a presença de ex-presidentes, diretores, parceiros institucionais, autoridades municipais e colaboradores da Aciapi e CDL de Ipatinga. Após o momento de confraternização foi realizada uma breve solenidade com a entrega de 22 títulos de Reconhecimento do Mérito. Na ocasião, algumas das autoridades presentes fizeram uso da palavra e parabenizaram a Câmara de Dirigentes Lojistas. (Diário do Aço – Ipatinga)

Lex Luthor entrega equipamentos ao Gravatá

A banda divinopolitana Lex Luthor entregou esta semana equipamentos para o Teatro Gravatá. Os recursos chegaram através do show realizado no teatro no dia 20 do mês passado com renda revertida para a restauração do espaço cultural. De acordo com o gerente da banda, Jarbas Milagre, foram investidos R$ 9,9 mil em aparelhos de iluminação. Sávio Fernatti, músico e empresário da banda, frisou a importância da união entre as empresas para manter o teatro. A relação do material a ser adquirido foi elaborada pelos técnicos do próprio teatro e repassada à banda para aquisição e devida doação ao patrimônio da Prefeitura. (Portal Agora – Divinópolis)

Juiz de Fora tem recursos para bairros

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, assinou a ordem de serviço para o início do novo lote de obras de contenção na cidade de Juiz de Fora. Cerca de R$5,7 milhões serão repassados ao município para a construção de contenções nos bairros Jardim Natal e Carlos Chagas, na zona Norte; e Santa Rita, Linhares e Nossa Senhora de Lourdes, na zona Leste. Além das obras que irão se iniciar, nos últimos quatro anos 15 áreas da cidade já foram contempladas. O ministro, o prefeito e demais autoridades presentes à solenidade visitaram as obras de despoluição do Rio Paraibuna, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria do Bairro Granjas Bethel, região Sudeste da cidade, que se encontra em fase final de construção. Ela prevê o tratamento de 70% do esgoto da cidade e representa investimento de R$25 milhões. (Diário Regional JF)

Araxá sediará Campeonatos de Voleibol

Será realizado em Araxá os Campeonatos Brasileiro de Seleções, entre os dias 11 e 16 de dezembro, e Estadual de Voleibol, de 29 de novembro a 3 de dezembro, da categoria Sub-15. A apresentação deste projeto foi feita pelo presidente da Federação Mineira de Voleibol, Tomás Mendes que esteve reunido com o secretário municipal de Esportes Adolfo Maurício de Souza, juntamente com o superintendente regional de Voleibol do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Marco Antônio Basílio, o presidente da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Sérgio Borges, a técnica da Seleção Mineira de Voleibol, uma das participantes do Brasileiro, a professora Bethânia Melo. O Campeonato Mineiro será realizado pela Federação Mineira de Vôlei (FMV), com parceria da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para a realização do Brasileiro de Seleções. (Diário de Araxá).

ATÉ AQUI , PUBLICADO EM 9 DE NOVEMBRO DE 2017 .

Assembleia gasta R$ 7,8 mi sem votações

Nos últimos três meses, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais tentou realizar 36 reuniões, mas elas foram encerradas sem votar projetos por falta de quórum. Destas, quatro não tiveram o número mínimo de deputados nem para abrir a sessão, o que significa que havia menos de 26 presentes. De janeiro a setembro, os cofres públicos gastaram com remuneração e custeio dos parlamentares R$ 35.326.923,56. Somente em agosto e setembro, período em que não houve votação, as despesas foram de R$ 7,8 milhões. (Rede Sindijori)

Jaíba e Matias Cardoso têm Casa Lar

Já está funcionando no Projeto Jaíba (Mocambinho) uma casa ampla e bem estruturada para abrigar  crianças  e  adolescentes em estado de vulnerabilidade social que está atendendo os municípios de Jaíba e Matias Cardoso. A Casa Lar tem como objetivo amparar na forma de moradia as crianças que não possuem o amparo familiar, como é o caso de pais presos ou usuários de drogas ou bebidas alcoólicas, sem capacidade de criar os filhos. A casa conta com funcionários cedidos pelos dois municípios e também um casal que mora em definitivo para cuidar  dos  menores,  montando assim um clima familiar. O prédio para funcionar a Casa Lar foi cedido pelo Estado através da Secretaria de Agricultura (Folha de Jaiba)

Casamento Coletivo reúne 41 casais em Poços

A 12ª edição do Casamento Coletivo, evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, aconteceu ontem, 31. Quarenta e um casais receberam a bênção ecumênica e também a certidão de casamento, oficializando a união das famílias. O evento contou com a parceria da Câmara Municipal, do Cartório de Registro Civil, de uma equipe de profissionais voluntários e participação especial da Banda Sinfônica do Conservatório Municipal sob a regência do maestro Juliano Barreto. A seleção dos casais levou em conta critérios como condições socioeconômicas da família e residência em Poços de, no mínimo três anos. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Vereador pede CPI sobre lixo hospitalar

Durante audiência pública na noite de segunda-feira, 30, sobre os 350 metros cúbicos de lixo hospitalar abandonados há cinco anos em um galpão no Centro Industrial de Divinópolis, o vereador Edson Sousa (PMDB) sugeriu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o caso. De acordo com o vereador, o caso é “obscuro demais” para ser apurado apenas com audiência pública. O vereador Delano, que presidiu a audiência, demonstrou apoio à sugestão do colega. Conforme o Agora informou, as substâncias geradas pelo lixo já contaminam o lençol freático. A informação consta em um laudo de perícia ambiental ao qual a reportagem teve acesso com exclusividade e que será apresentado durante uma audiência pública nesta segunda-feira, 30, na Câmara. (Portal Agora – Divinópolis)

Lei de serviços a mototaxistas modificada

No último domingo, 28, mototaxistas se reuniram na sede da Associação dos Moradores do Bairro Miranda para discussão sobre possíveis mudanças na atual lei para regulamentação da classe. Na tarde de segunda-feira, 30, as propostas foram entregues ao secretário de Governo, Rafael Guedes, que juntamente com representantes do departamento jurídico do Executivo, promoveram as adequações necessárias. Uma das mudanças será no aumento de vagas sendo um mototaxista para cada 261 habitantes. Outra alteração é relativa a apólice de seguro a qual terá como responsável a empresa e não o funcionário. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Novos radares em rodovias do Sul de Minas

As rodovias que cortam o Sul de Minas terão 13 novos radares que começam a aplicar multas nesta semana. Após uma semana de funcionamento em modo educativo, os novos equipamentos passam a multar os motoristas a partir desta terça-feira (31), em trechos espalhados por oito cidades da região. Os novos radares estão nos trechos de Alfenas, Bandeira do Sul, Campestre, Carmo de Minas, Elói Mendes, Machado, Monte Santo de Minas e Varginha. As rodovias são administradas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG). (Correio do sul – Varginha)

Contagem volta a ter plano de redução de riscos

Dos 11 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte e do Vale do Aço contemplados pelo projeto do Estado com recursos da Caixa Econômica Federal, Contagem foi o último município onde foi executado o Plano Municipal de Redução de Riscos, que teve início em 2013. O Estudo foi conduzido pela Fundação Israel Pinheiro e, com uma série de mapas georreferenciais e propostas de medidas estruturais e não-estruturais para todas as regionais, foi exposto em uma audiência pública no Centro Universitário Una, na quinta-feira pelo engenheiro e geólogo da Fundação, professor Leonardo Andrade de Souza. (O Tempo – Contagem)

Terminam inscrições para 4ª Virada Cultural

Publicado no dia 25 de setembro, o edital de inscrições para a 4ª Virada Cultural de Sete Lagoas prevê o dia 6 de novembro, próxima segunda-feira, como prazo final para que artistas interessados se inscrevam. Coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Juventude de Sete Lagoas, a Virada é um dos projetos que integram as comemorações dos 150 anos da Cidade e será realizada de meio-dia do dia 25 de novembro até o meio-dia do dia 26, com apresentações e exposições artísticas e culturais gratuitas ininterruptamente, durante 24 horas, em diversos espaços da cidade. (Sete Dias – Sete Lagoas) ATÉ AQUI PUBLICADO EM 2/11/2017

Assembleia há 3 meses sem votar nada

Com dezenas de projetos parados esperando votação, o plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais ainda não voltou do recesso, que terminou em julho. Desde 1º de agosto, quando os 77 deputados estaduais deveriam chegar das férias, não houve quórum para nenhuma votação de projetos de lei. São 87 dias de jejum causados pela falta de entendimento entre governistas e parlamentares de oposição. Na fila aguardam propostas para as áreas econômica, ambiental, da educação, serviço público e questões orçamentárias. (Rede Sindijori)

Presidente quer é manter aliança

Alguns parlamentares argumentam que o presidente da Assembleia, Adalclever Lopes, está mais empenhado em tentar negociar a permanência do partido na aliança pela reeleição do governador Fernando Pimentel  no próximo ano. Recentemente ele liderou uma comitiva que desembarcou no gabinete do senador Romero Jucá, presidente nacional do PMDB, para tentar negociar a permanência do partido na aliança pela reeleição do governador no próximo ano. O PMDB fará uma convenção no dia 7 de novembro e o temor de parte da bancada estadual mineira é  que haja uma decisão “de cima para baixo”. Ou seja, que a cúpula partidária decida editar uma resolução proibindo a união com petistas em 2018. (Rede Sindijori)

Prefeitos do Mucuri vão parar a BR 116

Os prefeitos dos municípios do Vale do Mucuri, atingidos pela crise que o país atravessa e com o descaso do Governo do Estado – como o atraso dos recursos do Programa do Transporte Escolar Estadual (PTE), verbas para a saúde e o confisco dos recursos do ICMS -, se mobilizaram para realizar nesta quarta, dia 1º, uma manifestação pacífica e vão paralisar o tráfego de veículos na BR-116. Inicialmente, uma prévia será feita em frente à Amuc – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri. Posteriormente, a paralisação da BR, para pressionar o Estado e ao mesmo tempo sensibilizar a sociedade com a situação insustentável na qual os municípios se encontram. (Tribuna do Mucuri – Teófilo Otoni)

Projeto beneficia a agricultura familiar

A Câmara de Rio Piracicaba aprovou em segundo turno e redação final o projeto de lei que autoriza o executivo municipal a ceder gratuitamente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Piracicaba máquinas e equipamentos agrícolas de propriedade do município. Os equipamentos foram recebidos da União através do contrato de repasse do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Agora, com a aprovação do projeto pelo legislativo, os mesmos poderão ser utilizados para atender produtores rurais, melhorando a produção da agricultura familiar. (O Jequi – Rio Piracicaba)

Varginha envia LOA à Câmara

A Prefeitura de Varginha enviou à Câmara Municipal a Lei Orçamentária Anual para ser apreciada pelos vereadores. A previsão de receitas para o ano que vem é de R$ 410 milhões 900 mil. De novo os investimentos na saúde ultrapassam os 30% de recursos próprios, acima do previsto em lei. Após a audiência pública realizada na Câmara, A LOA passa a ser discutida nas comissões e depois pelo plenário. O orçamento de 2018 enviado à Câmara é 13% maior que o de 2017, ainda em vigor. A previsão dos analistas é que a inflação oficial feche o ano em 3,08% e para 2018, 4,12%. (Gazeta de Varginha)

Descumprimento de leis gera transtorno

Na tarde de quinta-feira, 26, dezenas de mototaxistas protestaram contra a medida do Ministério Público que orientou a fiscalização da classe que ainda trabalha de forma irregular em Araguari. Uma das insatisfações do grupo diz respeito a apreensão de uma motocicleta na quarta-feira, 25, após a polícia detectar ausência de itens necessários durante o exercício da profissão como a placa de cor vermelha. Segundo o promotor de Justiça, André Luis Alves de Melo a recomendação para legalização aconteceu ainda em 2015 depois da vigência de Leis Federal e Municipal e ele enviará ofício à prefeitura solicitando que os estabelecimentos irregulares sejam interditados. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Novembro Azul vai disponibilizar consultas

Começa nesta semana mais uma edição da campanha Novembro Azul, destinada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além de atividades nas unidades de saúde, terá agendamento de exames e consultas, que serão realizadas em quatro sábados. Já os agendamentos podem ser feitos, por qualquer pessoa, de segunda a sexta-feira, nas unidades. A campanha tem o intuito de chamar a atenção dos homens para que façam o exame, que é oferecido o ano todo em algumas unidades de saúde do município. (Jornal da Manhã – Uberaba)

1,6 mil pessoas solicitam registro de paternidade

Mais de 1,6 mil pessoas entre mães, pais e crianças foram atendidas, ontem, durante a 11ª edição do mutirão “Direito a ter pai”, realizado pela Defensoria Pública, em Uberlândia. A ação teve o objetivo de conciliar situações de crianças que ainda não haviam sido registradas ou reconhecidas pelos pais, além de estabelecer pensões, horários de visitas, dentre outros procedimentos.  Para este ano, mais de 500 inscrições foram feitas, com a previsão de realização 174 exames gratuitos de DNA. A maior parte do público, contudo é atendida sem o agendamento, inclusive com a previsão de que casos sejam acompanhados posteriormente. (Diário do Comércio – Uberlândia) -

ATÉ AQUI publicado em 30-10-2017-

Câmara recebe projeto de R$ 1,2 bilhão

A Prefeitura de Montes Claros projeta expressiva arrecadação para o próximo ano. A administração municipal vai dispor de R$ 1,2 bilhão para atender às necessidades da população, em 2018. Esta é a previsão de arrecadação constante no projeto do Orçamento do Município para o próximo ano, que deu entrada na Câmara Municipal, na reunião ordinária de terça-feira pela manhã e que passou a tramitar. Agora, ele será analisado pelas Comissões de Legislação, Justiça e Redação, e de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas. A maior novidade no projeto são as emendas impositivas, apresentadas pela Câmara, com valor total de R$ 9,2 milhões para a execução de obras nas bases eleitorais dos vereadores. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Patrulha reúne cerca de 500 alunos

Cinco escolas da rede municipal, oito pontos de patrimônio histórico tombado, cerca de 500 alunos participantes. Somados, esses números representam o êxito da segunda etapa do projeto Patrulha do Patrimônio de Araxá, realizado por meio de passeios turísticos culturais entre 25 e 29 de setembro. O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Araxá tem como objetivo incentivar a educação patrimonial e o turismo. Os alunos do ensino fundamental II também participaram de premiação com a produção de redações sobre o que viram e sentiram. A participação no projeto conferiu aos alunos o título de Patrulheiros-Mirins de Araxá. (Diário de Araxá)

Procon SL faz vistorias de acessibilidade

O Procon visitou o Shopping Sete Lagoas e as salas de cinema situadas no local para avaliar a condições oferecidas aos deficientes e pessoas com mobilidade reduzida e assim em conjunto com os responsáveis analisar melhorias e adequações positivas para que o público referido possa ter seus direitos prontamente atendidos. Na ocasião foram observados itens como acesso para cadeirantes, sinalização para deficientes visuais, vasos sanitários, rampas, saídas de emergência e também o local reservado aos cadeirantes nas salas de cinema entre outras adaptações. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

“Jovem Legislador” traz novidades

A Câmara Municipal de Barroso aprovou, no último dia 28 de setembro, o Projeto de Resolução nº 13/2017, resultando na Resolução nº 253/201, referente ao Concurso Jovem Legislador. Nele, estudantes das escolas públicas e particular de Barroso são submetidos a provas de conhecimento da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara Municipal. Podem participar do certame estudantes que estiverem cursando o 9° ano do Ensino Fundamental das escolas localizadas no município. Neste ano, devido à contenção de gastos, o prêmio total estipulado é de R$ 2.300,00 (dois mil e trezentos reais). As escolas cujos estudantes obtiverem os três primeiros lugares no concurso receberão placas alusivas. (Primeira Página – Barroso)

Caratinga prepara festival de paraquedistas

A praticamente um ano das próximas eleições, Caratinga começa a receber as visitas dos deputados votados na cidade, se prevendo também o início da já tradicional temporada de invasão dos “paraquedistas”, como são chamados os deputados e candidatos que só aparecem na região em ano eleitoral, em busca dos votos do eleitorado local. Já se nota a movimentação das lideranças políticas, no sentido de definir os candidatos para os quais estarão trabalhando. Prevendo o pouso dos paraquedistas e temendo perder espaço e votos, o deputado federal Mauro Lopes, que passou um bom período sem aparecer em Caratinga, nas últimas semanas, esteve visitando a região e participando de eventos, como a Feira de Negócios Agropecuários da Sicoob  Credcooper (Fenasc) e a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). (A Semana Agora – Caratinga)

‘Borandá na Praça’ está de volta

Para alegria de todos e felicidade geral da criançada, a Cia. Borandá está de volta com o “o espetáculo Borandá na Praça”, um projeto que leva alegria à praça e que se tornou um dos mais importantes eventos culturais da cidade. Criado em 2014, teve sua última edição realizada em dezembro de 2016 e retorna agora, 10 meses depois, como uma ótima opção de lazer dominical para o público em geral, principalmente, as crianças. Desde a sua criação, o projeto já teve 29 edições. O público médio é de 350 pessoas. No total, mais de 10 mil já assistiram as apresentações, o que consolida o evento como uma das melhores alternativas culturais para Divinópolis. (Portal Agora – Divinópolis)

Liminar reintegra servidor do Codau

A juíza da 3ª Vara Cível de Uberaba, Régia Ferreira de Lima, proferiu liminar determinando a imediata reintegração de servidor concursado do Codau que foi exonerado após o final do período de estágio probatório. Em juízo, a autarquia alegou que a medida foi tomada porque o funcionário não atingiu desempenho satisfatório. Defesa do servidor questiona critério, pois teria verificado irregularidades. Esta já é a segunda decisão para caso semelhante em poucos meses. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Leopoldina Bike Ride tem repercussão

Ao longo dos últimos anos houve um crescimento surpreendente de adeptos do Mountain Bike em muitos municípios do território brasileiro. A ascensão do esporte em Leopoldina também foi surpreendente. No entanto, não havia eventos do gênero na cidade – até quando um grupo de apaixonados pelo esporte decidiu enfrentar o desafio de promover o 1° Leopoldina Bike Ride. Eles foram acolhidos pelo Lions Clube Leopoldina, parceiro fundamental na organização e realização da festa, além de contar com o apoio dos patrocinadores e da Secretaria Municipal de Esportes de Leopoldina – que doou medalhas para os participantes. O Leopoldina Bike Ride teve dois dias de programação, atraindo atletas do sudeste brasileiro, movimentando a rede de hoteleira e o comércio local, promovendo o turismo e, consequentemente a economia. (Leopoldinense) – ATÉ AQUI, PUBLICADO EM 6/10/2017 -

Ecotres amplia ações junto aos municípios

Foi realizada em Conselheiro Lafaiete a assembleia geral do Ecotres (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos). Durante o encontro que contou com a participação de representantes dos municípios de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco, o secretário-executivo do Ecotres, Luiz Cláudio Grossi apresentou um panorama das atividades que vem sendo desenvolvidas pelo consórcio. Entre ações realizadas, Grossi destacou a prestação do serviço de assessoria para Congonhas no processo de licenciamento do aterro sanitário municipal. O programa de Educação Ambiental no aterro sanitário regional também foi destacado e já atendeu 684 crianças que conheceram o seu funcionamento. (Expressão Regional)

Araxá sedia evento para terceira idade

Araxá sedia até o dia 6 de outubro o 39º Encontro da Feliz Idade, um dos maiores eventos da terceira idade da América Latina focada em atividades culturais e físico-esportivas destinadas ao bem estar. Com o objetivo da promoção da melhoria da qualidade de vida e a troca de experiência entre os participantes, o evento ocorre pela terceira vez no município e traz o tema “Mas se tu me cativas…”. Podem participar do evento todos os que tenham condições físicas de saúde e que se sintam integrantes da terceira idade. (Diário de Araxá)

UPA de Divinópolis pode fechar

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, em Divinópolis, corre o risco de fechar. É o que afirmou o vereador Renato Ferreira (PSDB) em seu discurso durante a reunião desta terça-feira, 3, na Câmara.  O vereador explicou que foi convidado para participar de uma reunião no gabinete do secretário municipal de Saúde, com o grupo gestor, a Comissão de Saúde, Secretaria da Fazenda, Procuradoria e Hospital São João de Deus. A pauta prévia foi o possível fechamento da UPA de Divinópolis.  Segundo o vereador, falou-se na possível interdição ética na UPA, por causa das dívidas que o Município possui junto à Santa Casa de Formiga, gestora da unidade. (Portal Agora – Divinópolis)

Escolas conscientizam sobre trânsito

A segunda fase do Programa Permanente de Educação para o Trânsito nas Escolas prossegue em outubro em Poços de Caldas. Este mês, sete escolas da rede municipal serão contempladas com ações promovidas pela Secretaria de Defesa Social, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), em parceria com a Secretaria de Educação. No primeiro semestre, 32 Centros de Educação Infantil (CEI) participaram do projeto. Esta semana, as atividades foram realizadas na E.M. Professora Nicolina Bernardo e contou com a participação de 115 alunos do 1° ao 4° ano. (A Folha Regional – Muzambinho)

Multas de trânsito geram receita de R$ 7 milhões

Durante a última reunião da Câmara Municipal, assuntos relacionados ao trânsito de Sete Lagoas monopolizaram os debates. A presença do secretário municipal de Trânsito e Segurança (Seltrans), Wagner Augusto de Oliveira, e de sua equipe serviu como motivo para abordar assuntos como multas aplicadas no município, suspeitas sobre o sistema de radares da região central,  quanto a pasta arrecada somente com as milhares de notificações aplicadas a cada ano e também o custo para tratar as centenas de acidentados no trânsito da cidade. O ponto principal da apresentação da Seltrans foi o conjunto de radares e sensores de avanço de sinal instalados nas avenidas Norte Sul e Antônio Olinto, na região do Museu do Ferroviário. (Sete Dias – Sete Lagoas)

Universidade Aberta do Brasil abre vagas

O Polo da Universidade Aberta do Brasil em Uberaba (UAB/Uberaba), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, comunica a oferta de 40 vagas para o Curso de Licenciatura em Matemática e de 40 vagas para o Curso de Licenciatura em Computação, ambos na modalidade EaD (Ensino a Distância). Estes cursos são ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), dentro do programa Universidade Aberta. As inscrições começam hoje e se encerram no dia 26 de outubro de 2017 e são realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.iftm.edu.br/ingresso, em Cursos Superiores a Distância UAB – 2017/2. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Estiva tenta evitar mudança de Comarca

O prefeito de Estiva, Agenício de Oliveira, juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Fábio Cristiano Pereira, participou de uma audiência na sede do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais). Em pauta, o rezoneamento eleitoral. Segundo a Resolução 1.039/2017, do TRE-MG, o município deixa de pertencer a Zona Eleitoral de Pouso Alegre e passa a pertencer a Zona Eleitoral de Cachoeira de Minas. Esta alteração acarretaria em diversas complicações aos eleitores do município, com relação às obrigações. (Gazeta do Vale – Cambui)

Inscrições para a Virada Varginha são prorrogadas

A organização do festival acaba de anunciar que as inscrições de adesões de atividades e atrações para a Virada Varginha 2017, foram prorrogadas até 23h59 do dia 8 de outubro. O evento está programado para acontecer entre os dias 1º e 5 de novembro, em diversos locais espalhados por todas as regiões de Varginha. No último domingo, 1, o festival foi convidado para participar do Epicentro, um evento de inovação que reuniu cerca de 800 pessoas em Campos do Jordão-SP. Diego Gazola, um dos organizadores da Virada Varginha palestrou sobre a temática “Gameficação de cidades, de verdade” e aproveitou a oportunidade para estender o convite aos participantes do evento em São Paulo a somarem com novas propostas de ações. (Gazeta de Varginha) -  ATÉ AQUI PUBLICADO EM 04-10-2017

Silemg tem uma nova diretoria

Tomou posse na quinta-feira, 31, a nova diretoria do Sindicato da Indústria de Laticínio de Minas Gerais (Silemg). Para o triênio 2017 – 2020 foram eleitos: presidente, João Lúcio Barreto Carneiro, do Laticínio Porto Alegre; vice-presidente, José Antônio Bernardes, da Embaré; diretor administrativo, Ricardo Cotta Ferreira, da Itambé; diretor financeiro, Guilherme Silva Costa Abrantes, do Laticínio Dona Formosa, e diretor tecnológico, Alessandro José Rios de Carvalho, do Laticínio Verde Campo. A posse foi na sede da Fiemg e mobilizou todo o setor, que lotou o auditório da entidade. O Silemg tem 72 anos e 150 associados. Minas Gerais é a principal bacia leiteira do Brasil, respondendo por 27,5% da produção nacional. (Ascom)

Vice ataca governo de Pimentel

Diante de representantes de 84 municípios, no Encontro Regional de Prefeituras, organizado pela Prefeitura de Juiz de Fora, o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (PMDB), atacou a gestão do governador Fernando Pimentel (PT) e disse que o petista não vem fazendo “nada” para os municípios. Ele criticou o fato de alguns secretários de Governo recebem salários de “até R$ 50 mil”, pagos rigorosamente em dia, enquanto o Governo atrasa o pagamento de professores, médicos e demais servidores. Andrade disse que o petista prometeu concluir oito hospitais regionais que se encontravam em construção desde 2014. Não saíram do papel os hospitais de Conselheiro Lafaiete, Valadares, Teófilo Otoni, Sete Lagoas, Uberaba, Divinópolis, Além Paraíba e Juiz de Fora. (Folha da Manhã – Passos)

Curso de Fisioterapia tem nota 5 no MEC

O Curso de Fisioterapia do Uniaraxá foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como diferenciado e apto para atender as exigências do mercado de trabalho, garantindo Nota 5, nota máxima, em sua renovação de reconhecimento. O Uniaraxá recebeu a comissão de avaliação do MEC, composta por fisioterapeutas do Banco Nacional de Avaliadores do INEP/MEC, vindos da Universidade Federal de Goiás e da Universidade do Oeste do Paraná. Como resultado final, os avaliadores atribuíram nota máxima, com relatos de excelência frente ao padrão de qualidade ofertado pelo Curso de Fisioterapia do Uniaraxá. (Diário de Araxá)

Semana da Pessoa com Deficiência é realizada

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Arcos (Apae) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realizou entre os dias 20 a 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Durante o evento houve diversas exposições de atividades realizadas nas escolas e entidades da cidade, além de capacitações e ciclos de palestras com os participantes. De acordo com a Secretaria de Educação, mediante ao número de crianças que estudam na rede municipal de ensino e são portadoras de deficiência e transtornos globais de desenvolvimento, é necessária essa parceria na busca de melhor atender os alunos. (Correio Centro Oeste – Arcos)

Projeto vai custar R$86.999,90

O prefeito José Roberto de Oliveira havia autorizado a Secretaria Municipal de Obras, através da Comissão Permanente de Licitação, a contratar uma empresa especializada para a elaboração de Projeto Básico e Diretrizes de Gestão do Sistema de Transporte Público Coletivo Interdistrital, no município de Leopoldina. O certame, na modalidade ‘Tomada de Preços’, foi realizado no dia 1º de agosto e o extrato de adjudicação assinado nesta quinta-feira, 31 de agosto, foi publicado nesta sexta-feira, 1º de setembro, na edição nº 2077, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros. De acordo com a publicação saiu vencedora da licitação a empresa IMTRAFF Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda pelo valor de R$86.999,90. A empresa terá seis meses para a execução do serviço. (Leopoldinense)

Prefeitos visitam projetos na Paraíba

Prefeitos das cidades mineiras de Teófilo Otoni, Frei Gaspar, Nanuque, Caraí, Setubinha, Angelândia, Capelinha, Felício dos Santos, Jequitinhonha, Almenara, Ponto dos Volantes, Pedra Azul e Malacacheta participaram de uma missão técnica a municípios Paraibanos a fim de obter conhecimento sobre as experiências exitosas na região. De acordo com o Sebrae/MG, a missão teve como objetivo benchmarking de boas práticas de políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo, com foco nos pequenos negócios e agricultura, em territórios inseridos no semiárido. (Tribuna do Mucuri – Teófilo Otoni)

Grupo se une para limpar cachoeiras

Um grupo de cerca de 15 pessoas denominado “Amigos da cachoeira” aproveitou a manhã do feriado de hoje para realizar uma boa ação. Adultos, jovens, idosos e crianças fizeram a limpeza das cachoeiras dos Namorados e Sucupira, na saída para Uberaba, a 10 km do Centro de Uberlândia. Na ação, cinco sacos de lixo foram retirados dos locais. Um dos organizadores do movimento, o empresário Cleber Arantes chama a atenção para a conscientização ambiental necessária. Iniciado há dois anos, o Amigos da Cachoeira já passou por oito cachoeiras da região e retirou mais de 200 sacos de lixo. (Diário do Comércio – Uberlândia)

Divinópolis terá curso para esportistas

Será realizado em Divinópolis um curso de Fisiologia do Exercício, que é aplicado em centros esportivos e academias. O encontro será ministrado pelo professor Kelerson Pinto, um dos maiores especialistas nesta matéria no Brasil. O local será o Hotel Havenna, à rua Pitangui (de frente para a rodoviária), no período das 10 às 13h. O curso irá abordar assuntos relevantes para atletas e profissionais da educação física e dos esportes, e de academias. (Portal Agora – Divinópolis)

Mantida a greve dos servidores de Ponte Novaafiliado

Assembleia do pessoal da área da Educação Municipal de Ponte Nova decidiu, na tarde de terça-feira, 28, manter – até 6 de abril – a greve contra a reforma da Previdência Social. Na mesma tarde, os trabalhadores do ensino da Rede Estadual decidiram continuar com a paralisação iniciada em 15/3. Antes da assembleia, houve concentração de cerca de 150 pessoas diante do prédio-sede da Prefeitura/Centro Histórico. Ao final da assembleia, promoveu-se caminhada até a praça de Palmeiras. Com apitos, bandeiras, cartazes, som mecânico e gritos de palavras de ordem, o grupo chamou atenção da população para apoiar o protesto em defesa dos trabalhadores. (Folha de Ponte Nova)

4º Trilhão Beneficente reuniu cerca de 100 ciclistas

No último domingo, 26, a equipe Anjos do Esporte organizou, em Barroso, seu 4º Trilhão Beneficente, reunindo cerca de 100 ciclistas em prol de uma ação solidária, com objetivo de arrecadar fraldas geriátricas a um morador da cidade. O evento teve percurso de 34 Km, com largada às 9 horas, em frente à Associação Comunitária do Bairro do Rosário. Ao todo, 96 ciclistas de Barroso e região estiveram presentes e todos os envolvidos receberam medalhas de participação. Como ‘taxa’ de inscrição, todos os participantes doaram um pacote de fraldas geriátricas. (Jornal Primeira Página)

Exército monitora explosivos no Triângulo

O Exército Brasileiro desencadeou a operação Rastilho 3 e monitora a região do Triângulo Mineiro, bem como todo o território nacional. O objetivo da operação, segundo nota do Exército à imprensa, é intensificar as fiscalizações de empresas que trabalham com produtos explosivos nas fases de fabricação, importação, exportação, comercialização, armazenagem e transporte desses materiais. Ontem, as atividades ocorreram no posto fiscal de Delta, e cerca de 80 veículos foram fiscalizados, mas nem um apresentou irregularidade. (Jornal da Manhã)

Lar das Meninas realiza projeto para arrecadar recursos

O “Projeto Criança Feliz” foi criado pela psicóloga e voluntária Maria Nazaré Cordeiro Pires e tem como objetivo arrecadar fundos e possibilitar que o Lar das Meninas continue em funcionamento. O projeto visa melhorar o atendimento às crianças e assim proporcionar um serviço de qualidade em um ambiente agradável. Para angariar recursos, foram distribuídas 40 caixinhas na cidade de Divinópolis, em vários pontos comerciais, como lojas e sorveterias, além da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Femec tem recorde de negócios e público

O fechamento de negócios durante os quatro dias de realização da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), promovida pelo Sindicato Rural de Uberlândia, ultrapassou o valor de R$ 219 milhões, cerca de 12% superior ao da última edição da feira. No período de 22 a 25 de março, o evento, que aconteceu no Parque de Exposições do Camaru, recebeu 52 mil visitantes de cidades da região e de outros estados brasileiros. O resultado foi o maior já registrado em seis edições do evento, com participação de 120 expositores de diferentes segmentos do agronegócio. (Jornal Diário do Comércio)

Artesãos mineiros participam de novela global

Quatro artesãos mineiros vão participar do último capítulo da novela da Rede Globo “A Lei do Amor”, previsto para ir ao ar no dia 31 de março (sexta-feira). Elisa Pena, de Belo Horizonte, Willi de Carvalho, de Montes Claros, e Mário e Alex Teles, de Divinópolis, estão entre os 20 artesãos selecionados do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab) que serão homenageados durante a atração global. Desde outubro do ano passado, diversas peças dos artesãos mineiros foram exibidas em várias cenas na galeria de arte da Hêlo, personagem da atriz Cláudia Abreu. A expectativa é que os artesãos selecionados, que tiveram seus trabalhos apresentados durante a novela, apareçam no último capítulo da trama. (Ascom Sebrae)

Autoridades discutem situação da APAE-JF

Autoridades e populares se reuniram nessa terça-feira, 28, no Plenário da Câmara Municipal para discutir a situação alarmante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Juiz de Fora (APAE-JF). O intuito da audiência é convocar todas as pessoas envolvidas para encontrar uma solução para os problemas da instituição. A situação financeira não é agradável, pois o déficit mensal da APAE-JF está entre R$22 mil. Além disso, o déficit total chega a R$456 mil, que inclui 13º dos funcionários em atrasado, problemas de acertos trabalhistas e pagamento do terreno. (Diário Regional)

Menino de 11 anos cria a melhor frase do concurso da água

Danilo de Almeida Silva, morador da região de Bom Jardim – localidade de Senhora do Carmo – aluno do 5º ano da Escola Municipal de Bom Jardim, é autor da frase mais criativa do concurso cultural “Não deixe que a Água vire um artigo de luxo”, promovido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae), em comemoração ao Dia Mundial da Água. Nesta segunda-feira, 27, ele foi premiado com uma bicicleta e a sua frase será usada pela Prefeitura até 22 de março do ano que vem. (Leste Mais)

Sindcomércio consolida parceria com a UFVJM

A diretoria do Sindcomércio de Teófilo Otoni se reuniu com o reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Gilciano Saraiva Nogueira, para discutir projetos envolvendo a iniciativa privada e a universidade. Na oportunidade, o presidente do Sindcomércio, Iesser Lauar, acompanhado do diretor Valdivino Silva, apresentou ideias de fomento ao desenvolvimento da UFVJM, dando especial atenção a um plano de expansão do campus universitário para os próximos 50 anos. (Diario Tribuna de Mucuri – Teófilo Otoni)

Gilmar Machado é alvo de denúncia por PCC

O ex-prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado (PT), o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Reinaldo Centoducatte, além de mais quatro pessoas da universidade e do Executivo são alvo de uma denúncia do Ministério Público Federal por improbidade administrativa. A ação conta que a prefeitura e a instituição firmaram contrato irregular para a realização do Plano de Cargos e Carreiras, o PCC. O MPF concluiu que a UFES recebeu mais de R$ 700 mil para realizar a consultoria que, segundo o ministério, foi disfarçada de projeto de extensão, pois o que ocorreu foi uma prestação de serviços por parte dos professores e servidores contratados. (Gazeta de Uberlândia)

Biblioteca propõe troca de multa por alimentos

A Biblioteca Municipal Professor Alencar de Assis, de São Sebastião do Paraíso pretende concluir nesta semana uma campanha iniciada em 1º março de 2017, através de uma atividade solidária que visa recuperar cerca de 130 livros que foram emprestados e não devolvidos pelos associados. A iniciativa consiste em transformar a multa em uma troca de alimentos que será posteriormente repassada para entidades sociais do município. A bibliotecária Daniela Lopes Rodrigues Domingues afirma que os funcionários da biblioteca já criaram uma tabela e estão convocando os leitores em atraso. (Jornal do Sudoeste – S. Sebastião do Paraíso)

Igreja Matriz de Congonhas é restaurada

Testemunha do barroco mineiro e rico exemplar do Patrimônio Cultural brasileiro, a cidade de Congonhas teve outra de suas igrejas restaurada pelo PAC Cidades Históricas. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição será reaberta após os trabalhos de valorização e conservação dos elementos artísticos, que incluem obras de Aleijadinho e Manuel Francisco Lisboa. A Igreja Matriz é a terceira obra do PAC Cidades Históricas concluída em Congonhas. A entrega à comunidade será nesta quinta-feira, 30, às 10h, com a presença da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa. (Diário do Aço – Ipatinga)

Reunião marca integração entre empresa e poder público -

Na quarta-22, na Casa de Hóspedes da Cenibra, em Belo Oriente, foi realizado um encontro com os novos prefeitos dos municípios de atuação da empresa. Na ocasião, o Diretor-Presidente Naohiro Doi reforçou a importância da soma de esforços entre sociedade civil, poder público e iniciativa privada para transformar a realidade das comunidades de forma sustentável. O objetivo do encontro foi apresentar aos prefeitos a estrutura da empresa,  fluxos, contatos e potencial de parceria com o governo municipal. Após breve discurso do Diretor-Presidente, foi promovido um momento de bate-papo entre a equipe Cenibra e prefeitos encerrando o encontro com um almoço. (Jornal Classivale – Ipatinga)

Companhias de comédia se unem para apresentação

As duas principais companhias de comédia de Divinópolis, a Cia Tumate Cru e Os Teatráveis, juntaram forças para realizar a maior noite de comédia da região, o Divinópolis Comedy Night – A noite da divina comédia. Algumas das atrações são Comédia Stand-up, Personagens, Imitações, Improviso, entre outros. O espetáculo será no dia 6 de abril, às 20h e conta com Hamilton Costa, Christofer Costa, Diego Matias, Kleber Foguinho, Ailton Costa, Paulo Araújo e Stevan Gaipo no elenco. A duração da apresentação é de aproximadamente 1h40min. Os ingressos são limitados, apenas 100 estão disponíveis nos postos de venda. Os postos de vendas são na Brasil Radical do Shopping Pátio Divinópolis e no Ponto do Cartão por R$10,00 cada. (Portal Centro Oeste – Divinópolis))

Eleitores já podem fazer o cadastro biométrico

Os eleitores de Varginha já podem fazer o recadastramento biométrico. Segundo a Justiça Eleitoral, esse procedimento ainda não é obrigatório, mas agilizará a implementação do novo processo de votação. O voto biométrico consiste no uso das impressões digitais, além da fotografia do eleitor, para validar o voto. Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, comprovante de endereço e, se possuir, título de eleitor juntamente com CPF. Além de Varginha outras 9 cidades também estão realizando o cadastro biométrico, são elas: Campo Belo, Aguanil, Cristais, Santana do Jacaré, Campos Gerais, Campo do Meio, Extrema, Toledo, Carmo da Cachoeira. (Varginha Online – Varginha))

Vereador de Sabará lança projeto inédito

Aos 31 anos, o vereador Professor Costela (PTC) Hellison Lopes, é o parlamentar mais jovem da Câmara de Sabará. Logo no início do mandato, em fevereiro, lançou um projeto inédito na cidade, o Gabinete Itinerante. O projeto tem o objetivo de levar a Câmara Municipal a todas as localidades do município. Pelo menos uma vez por semana, o gabinete móvel percorre bairros da cidade e o vereador acolhe, pessoalmente, as demandas e sugestões da população. A agenda é divulgada antes pelas redes sociais e todas as solicitações recebem encaminhamento. (Folha de Sabará)

Câmara de Mariana gasta 44 mil com lanche

A Câmara de Mariana tem 15 vereadores que se reúnem uma vez por semana. Para atender  suas atividades em 2017 foi realizada  licitação para contratar padaria para fornecer produtos destinados para lanche. Pelo edital, serão adquiridos 250 litros de refrigerante, 400 centos de salgados; 40 quilos de pão de cebola  com requeijão; 200 quilos de pudim /palha italiana, 100 quilos de rosquinhas amanteigadas, entre outros. A vencedora da licitação orçou em R$ 44 mil o valor da venda. Em 19 de março do ano passado, através do convênio, a Prefeitura de Mariana realizou o repasse anual de  R$ 31.494,96 Casa da Sopa Tia Lica, que serve refeições para pessoas carentes e moradores de rua em Mariana. (Jornal O Espeto)

Senac oferece cursos gratuitos

A Prefeitura de Poços de Caldas e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) estão estreitando o relacionamento institucional. O objetivo é oferecer todo o suporte para a realização das atividades do Senac no município. Para isso, representantes do órgão, que compõe o chamado Sistema “S”, estiveram reunidos com o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Flávio Faria, e também com o prefeito Sérgio Azevedo. Uma das ações que serão fortalecidas no município é o Programa Senac de Gratuidade, que oferece cursos gratuitos, nos níveis de Formação Inicial e Técnico. (Andradas Hoje)

Comunidades são reconhecidas como quilombolas

Mais três comunidades de Jenipapo de Minas, no Vale do Jequitinhonha, foram oficialmente reconhecidas como remanescentes de quilombo. Nesta segunda-feira, 13, no salão da Câmara de Vereadores, a Prefeitura Municipal, junto à Fundação Cultural Palmares, ligada ao Governo Federal,  realizou a solenidade de entrega da certificação de auto-reconhecimento. Martins, Curtume e São José do Bola foram as comunidades reconhecidas e, a partir de agora, serão beneficiadas com melhorias em infraestrutura,  aumento no recurso para a merenda escolar e saúde, além de acesso aos fundos e financiamentos públicos. As três comunidades reúnem cerca de 60 famílias e o processo de reconhecimento foi iniciado em 2015. (Gazeta de Araçuaí)

Associação Korion lança Gincana Educacional

A Associação Korion de Desportos lançou a Gincana Educacional 2017. O evento de lançamento aconteceu no Palácio de Cristal, no Esporte Clube Caratinga. A gincana irá acontecer durante todo o ano e as equipes terão que arrecadar agasalhos e alimentos, que serão distribuídos para entidades. A gincana tem o intuito de ajudar entidades caratinguenses que proporcionam aos menos favorecidos alimentos e roupas, além de dar uma consciência social aos alunos da Associação. A reunião de lançamento contou com a participação ativa do público e o funcionamento da gincana foi esclarecido. (Diário de Caratinga)

Museu Histórico de Divinópolis é interditado

O prédio do Museu Histórico de Divinópolis foi interditado nesta terça-feira, 14, pela Defesa Civil local. As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Engenheiros e técnicos apontaram problemas estruturais no imóvel. Parte da madeira de sustentação da parte posterior do prédio estaria comprometida e a parede apresenta trincas e ondulação. Segundo a Prefeitura, nesta quarta-feira, 14, funcionários da Secretaria de Obras iniciarão a instalação de escoras para garantir a integridade do imóvel. A Secretaria Municipal de Cultura pretende recuperar o prédio por meio de parceria com a iniciativa privada. (Agora)

Carreta OdontoSesc presta atendimento gratuito

Oferecer atendimento odontológico gratuito para moradores de Araxá e funcionários de empresas filiadas ao Sindicato do Comércio Varejista de Araxá (Sindicomércio) tem sido o trabalho realizado pela carreta OdontoSesc desde segunda-feira, 13. A ação foi pleiteada pelo Sindicomércio, através do Serviço Social do Comércio (Sesc) e em parceria com a Prefeitura Municipal. A equipe composta por quatro dentistas e dois técnicos de saúde bucal usa a estrutura de uma carreta adaptada com consultórios odontológicos, que esta estacionada nas dependências do Sesc Araxá, para realizar tratamentos na cidade até 12 de abril. Os atendimentos obedecem a 60 senhas distribuídas no início de março, posteriormente foram acrescidas outras 15 fichas. (Diário de Araxá)

Barrosenses sobem no pódio em corrida de rua

Foi disputada, no domingo, 12, a 3ª Corrida de São José, em Barbacena. Com largada na área da Basílica de São José, a prova contou com a participação de cerca de 130 atletas, que percorreram 6 Km pelas ruas da cidade das rosas. No resultado geral feminino, a barrosense Alanis Araújo fechou o pódio na 5ª colocação geral. No resultado por faixas etárias, mais barrosenses se destacaram. No masculino de 40 a 49 anos, Wanderlei Ferreira, da equipe Barroso Runners, foi o campeão. Na categoria de 20 a 29 anos, Álvaro José ficou em 3º lugar. Na faixa de 50 a 59 anos, José Renato da Silva ficou com a 4ª colocação. No feminino, na faixa de 20 a 29 anos, Auana Araújo ficou em 2º lugar. (Primeira Página)

Prefeitura suspende Programa de Alimentação em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis suspendeu por tempo indeterminado o Programa de Alimentação Popular (PAP) por inconsistência no cadastro dos beneficiários. O programa foi lançado em junho de 2014, e substituiu o Restaurante Popular. A regulamentação do PAP foi feita pelo ex-prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo e estabelecia que o programa se destinaria ao atendimento da população carente, empobrecida ou em situação de vulnerabilidade social mediante fornecimento de refeições subsidiadas, em suas diversas formas. Os inscritos eram usuários do programa Bolsa Família, aposentados com rendimento de um salário mínimo ou pessoas que usufruíam de Benefícios de Prestação Continuada (BPC). (Gazeta do Oeste)

Hospital Regional de Guanhães pede socorro

O Hospital Imaculada Conceição de Guanhães, assim como a maioria dos hospitais públicos de Minas, encontra-se financeiramente numa situação que inspira e necessita além de cuidados, da mobilização,do comprometimento e da solidariedade da população dos quase 300 mil habitantes de Guanhães e região, que atende há 20 anos desde que se tornou referência regional em urgência e emergência. Sem o repasse de verbas do Estado, como os R$ 100 mil mensais do Rede Respota, em atraso desde dezembro/16, e os R$ 42 mil do ProHosp também em atraso, o HIC que sempre abriu as portas para acolher e ajudar, necessita hoje de mantê-las abertas para além de acolher, socorrer a si próprio e recolher doações e ajudas urgentes. (Folha de Ganhães)

Saúde aguarda R$ 1,3 mi de atrasados do Estado

O Estado tem mais de R$1,3 milhão em repasses atrasados para a Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Uberaba. O montante inclui pagamentos pendentes do fim de 2016 para custeio das UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), bem como recursos que seriam destinados para a atenção básica. O atraso nos repasses estaduais para a área da Saúde foi um problema recorrente ao longo do ano passado e atingiu as prefeituras mineiras como um todo, sendo alvo de diversas reclamações. A situação inclusive desaguou no Ministério Público e um acordo chegou a ser assinado para garantir o pagamento do débito acumulado com os municípios. (Jornal da Manhã)

Convênio vai recuperar bacias no NM

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Fundação Banco do Brasil assinaram um convênio para execução de um projeto-piloto de recuperação ambiental em três sub-bacias hidrográficas do Estado. Com valor de R$ 380,5 mil, a parceria vai beneficiar municípios do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas. Os recursos serão investidos em um estudo ambiental que vai subsidiar obras no Córrego da Velha, no município de Araçuaí (Vale do Jequitinhonha); na bacia do Rio Paracatu, em Brasília de Minas e no Córrego do Fumaça, em Porteirinha (Norte de Minas). Do valor total do convênio, R$ 259 mil são da Fundação Banco do Brasil. Já a Emater-MG entra com a contrapartida de R$ 121 mil em horas técnicas de trabalho de sua equipe. (Jornal de Notícias)

Nova Serrana quer coibir invasões de áreas

A Prefeitura de Nova Serrana quer intensificar as ações para coibir as invasões de áreas públicas na cidade. A Prefeitura e representantes da Polícia Militar (PM) e Ministério Público (MP) se reuniram na última semana para propor atividades. Uma das propostas foi a criação de um Protocolo de Ação, ou seja, ações em conjunto envolvendo os órgãos responsáveis para fazer fiscalizações, além de agilizar os processos de reintegração de posse, já que invasões de áreas públicas e de preservação são um problema que se arrasta por anos em Nova Serrana, segundo o Executivo. (Ascom PMNS)

Triângulo e Alto Paranaíba têm boa evolução

Dentre as 43 cidades da mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, nove apresentaram resultados positivos no último Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem) referente a novembro de 2016. Divulgada na última semana, a pesquisa é realizada pela Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e monitora mensalmente a evolução da economia em todos os municípios mineiros. (Ascom)

Lixão de Ouro Preto passa por intervenções

O prefeito Júlio Pimenta está promovendo trabalhos de intervenção no lixão de Ouro Preto para que os resíduos sólidos da cidade tenham um destino. De acordo com a prefeitura, a grande quantidade de lixo despejado inadequadamente pela via de acesso ao lixão, impedia a entrada no local. Para resolver o problema em curto prazo, o executivo buscou a parceria de empresas da região como a Samarco, Vale, Hindalco e Novelis. As empresas contribuem com o fornecimento de máquinas, equipamentos e consultoria técnica para definir os melhores procedimentos operacionais a serem adotados para remover todo o lixo espalhado pela estrada. (O Liberal)

Procafé pode ter parceria com a Fiemg

O diretor presidente do Conselho Diretor da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva está negociando com a Federação das Indústrias de Minas Gerais – Fiemg – uma parceria aumento da competitividade e produtividade da indústria e do agronegócio cafeeiro de nosso país.  Além disso, José Edgard pretende contar em Varginha, nos próximos Dias de Campo, com o laboratório ambulante da Fiemg estacionado na Fazenda Experimental (Gazeta de Varginha)

JF pode ter ‘Disque-Pichação’

Com a apresentação de um projeto de lei nos últimos dias do período legislativo de fevereiro, a Câmara Municipal quer o apoio da população no combate à prática de pichação na cidade de Juiz de Fora. O dispositivo sugere a criação do “Disque-Pichação” e o serviço funcionará por meio da disponibilização de uma linha telefônica especialmente voltada para o recebimento de denúncia feita pelos cidadãos. Com tramitação já iniciada, a proposição ainda depende da análise das comissões permanentes da Casa antes de ser debatida em plenário. (Tribuna de Minas)

Vendas crescem no comércio de Divinópolis

Os indicativos de 2017 sugerem uma recuperação para o comércio divinopolitano. Dados apresentados  pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) confirmam um janeiro com números positivos em três indicadores no comércio do município. A inadimplência caiu pelo nono mês seguido e as consultas para compras no crediário avançaram em janeiro. O principal indicativo são as consultas para compras a prazo no comércio: em janeiro as consultas para vendas no crediário avançaram 7,88%, quando se compara com o mesmo período de 2016. A alta foi o melhor resultado dos últimos 12 meses, apontou a CDL. (Jornal Agora)

Rodoviária de Ouro Preto revitalizada

O Terminal Rodoviário 8 de Julho, em Ouro Preto, foi revitalizado pela administração municipal, ganhando  nova iluminação, segurança e mobilidade. Atualmente a cidade possui quatro terminais: 8 de julho (Sede), de integração, em Cachoeira do Campo, Zé do Duca (Estação) e Barão de Camargos (saída para Mariana). Muitos dos contratos que gerem os terminais estão vencidos, por exemplo os de logistas de concessão remunerada. Em breve serão realizadas novas licitações ou novos aditivos para aqueles contratos que ainda podem ser renovados, o que deverá gerar renda ao Município. (O Liberal)

Prefeito destaca consolidação de Uberaba como polo logístico 22/02/2017

Em visita ao Tiplam – Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita, em Santos (SP), o Prefeito Paulo Piau e o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, foram informados que 85% da movimentação do terminal é oriundo dos grãos e açúcar do Terminal Integrador de Uberaba. Para o prefeito, esta informação confirma a consolidação de Uberaba como um dos mais importantes Polo Logístico do Brasil. A visita aconteceu por convite da VLI. (Jornal de Uberaba).

Montes Claros tem um novo arcebispo

O Papa Francisco nomeou na quarta-feira, 22, o bispo auxiliar dom João Justino de Medeiros Silva para a Arquidiocese de Montes Claros. Dom João será arcebispo coadjutor. Dom João Justino de Medeiros Silva, natural de Juiz de Fora, é doutor e mestre em Teologia, pela Universidade Gregoriana de Roma. Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio em 1984 onde cursou Filosofia e Teologia. Gradiou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Foi perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, foi Vigário Episcopal para a Cultura, Educação e Juventude e secretário do Colégio de Consultores. (Ascom Arquidiocese BH)

Uberlândia em 2º no ranking de seneamento

O tratamento de água e esgoto no Brasil ainda é um desafio, segundo indica o “Ranking do Saneamento Básico das 100 maiores cidade do País – 2017″, realizado pelo Instituto Trata Brasil. De acordo com o levantamento, cerca de 102 milhões de brasileiros (50,26%) não têm acesso à coleta de esgotos e 34 milhões de pessoas não possuem água tratada em suas residências. Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ocupa o segundo melhor lugar no ranking, ficando atrás apenas de Franca, em São Paulo. De acordo com o levantamento, toda a população de Uberlândia – 662.362 habitantes – tem acesso à água tratada. Os habitantes atendidos pela coleta de esgoto chegam a 97,23%. (Ascom ITB).

Varginha tem curso de Degustação de Café

Em fevereiro foram realizados pela Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha e Região os primeiros cursos de 2017 sobre Classificação e Degustação de Café. Oferecido pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar, através do Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha, 20 pessoas participaram, sendo sete delas colaboradoras da Coperativa Minasul. Desde 2003 o curso é realizado na Minasul nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, novembro e dezembro. (Ascom Minasul)

Em Barbacena, carentes isentos do IPTU

Os barbacenenses começarão a pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já no dia 10 de março, primeira parcela ou cota única. Mas uma lei municipal concede a isenção tributária aos carentes e portadores de câncer da cidade. A lei determina que serão isentos os imóveis pertencentes a pessoas carentes, portadoras de neoplasia maligna (câncer), na condição de propriedade única e utilizada para moradia do proprietário, enquanto permanecer a situação de atividade da doença, além dos imóveis com áreas de preservação permanente e unidades de proteção ambiental (Barbacena Online).

Leishmaniose confirmada no sul de Minas

O número de casos de leishmaniose no Sul de Minas subiu para cinco nesta semana. Além dos três pacientes com a doença em Lavras, outros dois foram identificados em Poço Fundo. A leishmaniose é uma doença infecciosa causada por um parasita que é transmitido por meio da picada do mosquito-palha, ou birigui, e pode ficar hospedado em cães.

Febre Amarela em Minas Gerais

O número de casos de febre amarela em Minas Gerais, tanto em humanos quanto em macacos, tem trazido uma nova preocupação para os municípios: a de que a doença volte a circular em áreas urbanas, meio do qual estava erradicada desde a década de 1940. Fora das matas, o principal vetor do vírus é um dos maiores vilões das autoridades em saúde nos últimos anos, o mosquito Aedes aegypti, também transmissor da dengue, febre chikungunya e zika. “A preocupação é real”, afirma a pesquisadora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (Ufla-MG), Joziana Barçante. (Ascom Ufla)

Construção do novo Fórum em JF é anunciada

Durante solenidade em que foi anunciada, oficialmente, a instalação do Núcleo Regional do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ) também foi feito o anúncio da construção de um novo fórum na Comarca de Juiz de Fora. A cerimônia teve a presença de diversas autoridades, entre elas o primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Geraldo Augusto, que representou o presidente do Tribunal, desembargador Herbert Carneiro. (Diario Regional)

Secretaria articula para garantir água no Norte

A força-tarefa iniciada em fevereiro do ano passado pelo Sistema Sedinor/Idene, a Cemig e prefeituras, para energizar 1.500 poços tubulares no Norte e Nordeste de Minas, já rendeu bons resultados para centenas de famílias que sofrem com a falta d’água. Em 2016, a Cemig ultrapassou a meta de energizar 250 poços e concluiu os trabalhos em 274 obras. Na semana passada, representantes da Cemig e de 30 municípios que possuem poços tubulares pendentes de energização, se reuniram para dar celeridade aos trabalhos e garantir, até 2018, o cumprimento da meta de ligar 1.500 poços tubulares para abastecimento de água nas comunidades rurais. (Jornal de Notícias)

Comitê vai gerenciar a saúde em Uberaba

A prefeitura de Uberaba criou um comitê específico para gestão eficiente da Saúde. O grupo de trabalho será coordenado pelo secretário municipal de Saúde, Iracy Neto, e também contará com representantes da equipe jurídica, financeira e administrativa do governo municipal. Com o maior orçamento do município, a saúde terá um grupo de trabalho responsável por interagir com todas as unidades da Prefeitura e propor estudos, parcerias, consultorias e auditorias. Caberá também aos integrantes discutir e criar condições organizacionais para tentar sanar dos problemas na prestação de serviços, em conformidade com os recursos alocados no orçamento. (Jornal da Manhã)

Sete Lagoas anistia os devedores municipais

Foi aprovada e publicada lei municipal de Sete Lagoas que dispõe sobre o Programa Municipal de Incentivo a Recuperação  de Créditos Tributários  Decorrentes do Imposto  Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A chamada Lei da  Anistia vai conceder a  partir de 1º de março,  desconto de 100% dos  juros e multas de todos  os impostos devidos pelo  contribuinte, assim como  taxas e outros serviços. (Boca do Povo)

Poços terá 100% da zona rural imunizada

O secretário municipal de Saúde de Poços de Caldas, Carlos Mosconi, anunciou que após a confirmação da morte de um macaco por febre amarela na cidade, foi disparado o alerta para que toda a população de Poços seja vacinada contra a doença. Ainda segundo ele, até o último final de semana a expectativa era a de que toda a comunidade moradora da zona rural já estivesse 100% imunizada contra a febre amarela. (Jornal da Cidade)

Cesta começa 2017 em alta em Divinópolis

Após três quedas seguidas, a cesta básica voltou a subir em janeiro nos supermercados Divinópolis. Foi registrada uma ligeira alta de 0,68%, de acordo com os dados do Núcleo de Pesquisas Econômicas (Nupec) da Faced. Batata, arroz e tomate influenciaram na primeira cotação dos itens básicos dos alimentos. Em outubro do ano passado, o valor da cesta básica na cidade começou a cair. Em setembro estava cotada a R$ 367,11 e passou para R$ 359,23 no mês seguinte. Em novembro, o conjunto de alimentos teve mais uma queda: R$ 343,78 e, no último mês do ano, a cesta básica chegou a ser cotada a R$ 336,22.  (Jornal Agora)

Timóteo confirma pagamento de atrasados

O prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário, anunciou a quitação da folha dos funcionários públicos que estão em férias neste mês de fevereiro e também o pagamento integral do salário referente ao mês de dezembro de 2016, de quem recebe até R$ 1.000. A previsão era de quatro parcelas para todo o funcionalismo, que não teve o pagamento de dezembro efetuado pela gestão anterior. Entretanto, a equipe econômica do atual governo antecipou a previsão do pagamento dos atrasados. O pagamento em relação às férias dos servidores já foi depositado na sexta-feira, 10, somando R$ 387.667,86. Os atrasos atingiam 2.141 funcionários públicos efetivos em Timóteo. (Diário do Aço).

Prefeito de Cachoeira de Pajeú preside Cisnorje

Em assembleia realizada no final de semana, os municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Nordeste e Jequitinhonha (Cisnorje-Samu) elegeram a nova diretoria par ao biênio 2017/2018. O prefeito de Cachoeira de Pajeú, Humberto Tolentino Pereira, “Gilão” (PT),  da chapa 1, venceu por 22 votos contra 19 da chapa 2, encabeçada pelo prefeito de Bandeira, Antonio Rodrigues dos Santos (PRB). Também foi aprovado o orçamento do Consórcio, que continua estimado em R$  31 milhões.

UFU inicia aulas de reposição da greve

A reposição das aulas da graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) começaram ontem em todos os campi da instituição. Após 50 dias de paralisação dos servidores, que foi de 24 de outubro a 15 de dezembro do ano passado, professores e alunos retornam hoje à Universidade para finalizar o ano letivo de 2016. A reposição segue até dia 13 de março. O calendário de aulas para 2017 ainda será definido pelo Conselho de Graduação (Congrad), em reunião agendada para 17 de fevereiro. De acordo com informações do ex vice-reitor, Eduardo Nunes Guimarães, , os alunos que continuaram com aulas durante o período de greve e os alunos que vão ingressar na UFU neste ano também só poderão iniciar o ano letivo de 2017 após março.

Cidades do Centro-Oeste com vagas sobrando

Algumas vagas oferecidas ao longo de todo o ano de 2016 pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine) em Divinópolis, Pará de Minas e Nova Serrana não foram preenchidas. Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) mostra que os baixos salários oferecidos favorecem o desinteresse pelos cargos. O posto da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Divinópolis ofereceu 1.194 vagas de emprego em 2016, das quais 154 não foram preenchidas. Já Nova Serrana acumulou saldo de 791 ofertas ao longo do ano. Dessas, 216 ficaram sem virar contrato.

Decreto garante respeito ao nome social em MG

O diário oficial Minas Gerais do último sábado divulgou decreto do governador Fernando Pimentel garantindo que, em todos os segmentos da administração pública estadual, travestis e transexuais poderão utilizar o nome social e terão reconhecida a sua identidade de gênero. O nome social refere-se à forma como a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida. E, de acordo com o coordenador Especial de Políticas de Diversidade Sexual da Sedpac, Douglas Miranda, o reconhecimento do nome social vai, justamente, contribuir e fazer com que essas pessoas tenham mais cidadania.

ATENÇÃO: OS TEXTOS PODEM SER DELETADOS DEPOIS DE 6 MESES PUBLICADOS. AGRADECEMOS PELA COMPREENSÃO

JR MINAS

Os comentários estão encerrados.