Festa do Dia Municipal do Patrimônio Cultural

Na foto, o ceramista e artesão Joaquim Donato e a esposa Marlene Chaves ( artesã) em Feira do Artesanato em  Recreio,MG . 5-5-2017 ( Foto:MAWF-OJR,M – site radianterecreio.com.br )

Há mais de 40 anos, o artesão recreiense Joaquim Donato com suas peças em cerâmica vem difundindo o nome de Recreio em diversas regiões do Brasil e atualmente em outros países da América Latina e da Europa. As peças em barro confeccionadas pelo artista que servem para decoração, dentre elas as peças históricas, máscaras e as bonecas de estilo inconfundível somam com as jarras, vasos e outros utensílios para uso doméstico, contribuindo para uma grande variedade de opções da ARTE DONATO, que enriquecem em muito o mercado artesanal de nosso município.

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural com a Secretaria Municipal de Educação  e Cultura e a Prefeitura Municipal realizam, no dia 5, nesta quinta-feira, às 18h30  a solenidade de entrega do título de Guardião da Memória  a Joaquim Donato Ferreira no Centro Cultural Aristides Dorigo ( Estação Recreio )

Este evento é graças à lei ordinária nº 1.734, de 29 de junho de 2021, assinada pelo prefeito José Maria Barros, que instituiu o dia municipal do patrimônio cultural no dia 5 de maio, seguindo decreto da Câmara Municipal. Pelo art. 1º fica instituído o Dia Municipal do Patrimônio Cultural de Recreio,  com a finalidade de promover e desenvolver a conscientização dos cidadãos sobre a  necessidade de desenvolver ações que visem preservar e valorizar o patrimônio existente no município. “ O Art 2º determina o dia 5 de maio como a data pra comemorar anualmente, no dia 05 de maio . A data conforme explica a Lei, é em homenagem ao Sr. José Pessamílio pelos serviços prestados em prol da história, memória e identidade

de Recreio .  Ainda de acordo com a Lei, esse dia será dedicado a atividades culturais, esportivas e visitações com participação de alunos e professores de todas as escolas do Município e que Nessa data serão agraciados com medalhas os cidadãos que tenham sido destaques nas mais variadas formas de manifestações culturais ou que tenham realizado  trabalhos que colabore ou incentivem a preservação do patrimônio cultural do município e região.

Nessa data também, continua a Lei Ordinária, será entregue o título de Guardião da Memória de Recreio aos idosos de nossa comunidade, que tenham  de alguma forma contribuído para a preservação da memória do município e que . Caberá à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural a organização e a estruturação das atividades culturais a serem desenvolvidas nesta data. Conforme prescreve a lei , O poder Executivo poderá firmar convênio com órgãos públicos ou  entidades privadas, sejam elas empresas ou organizações não governamentais, para a obtenção de apoio na organização do evento que trata esta lei.

As despesas decorrentes da execução do evento comemorativo do dia Municipal do Patrimônio Cultural correrão por conta das dotações próprias constantes  do orçamento vigente do Fundo Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico com  respectivas fichas e fonte, esclarece a lei.

O lançamento oficial do Dia do Patrimônio Cultural de Recreio,MG, contemplou o Sr José Pessamilio como o primeiro a receber o título de Guardião da Memória de Recreio . Esta  primeira homenagem ao guardião, teve postagem em página da Prefeitura Municipal na rede social Facebook, no dia 9 de dezembro, 2021, às  16h3 de uma nota da Prefeitura Municipal que registrou o seguinte:

Agora é oficial…

Foi lançado oficialmente o “Dia do Patrimônio Cultural de Recreio”. O dia será celebrado anualmente, a partir de 2022, em 5 de maio‼

A data é uma menção à data de nascimento do Sr. José Pessamilio, que recebeu o título de Guardião do Patrimônio .

A solenidade aconteceu no Centro Cultural Aristides Dorigo com a participação do prefeito, José Maria Barros, ao lado da primeira-dama, Patrícia Surerus; secretários, Ruan Ferreira Brito (Educação e Cultura), Gilson Pereira (Finanças), Marcelo Andrade (Desenvolvimento Social), Beto Xavier (Administração); procuradora Jurídica, Dra. Carolina Ribeiro; presidente da Câmara, Reginaldo Morais (Pororoca); conselheiros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural; Sr. José Pessamilio, familiares e amigos.”

Seguem a postagem, 5 fotos do evento.

AQUI a Programação da Festa deste ano, no dia 5-5-2022 ANO RADIANTE

Esta entrada foi publicada em EVENTOS. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe um comentário