Programa RECREIO DE BOA MEMÓRIA , desta segunda-feira, na Radiante Recreio

A nossa rádio web Radiante Recreio apresenta na segunda-feira, no programa Recreio de Boa Memória os programetes de História Hoje, a partir das 17h e a Rádio web Recreio Minas reprisa às 18h, e a Tempos Radiante,  às 19h também na segunda-feira no programa Recreio de Boa Memória.

Nesta segunda-feira, dia 8 de outubro, serão apresentados os seguintes conteúdos :

Há 50 anos, a Batalha da Rua Maria Antônia dividia o país

Em 2 de outubro de 1968 foi iniciado um conflito entre estudantes da USP e do Makenzie  que culminou com a morte de um jovem e ficou conhecido como Batalha da Maria Antônia. A rua foi esvaziada e se transformou em palco de luta entre jovens com ideais contrários. Barricadas foram montadas e eles se enfrentaram com paus, pedras e até bombas de coquetéis molotov.

Na ocasião, a Rua Maria Antônia era o berço da agitação estudantil paulista e tinha de um lado estudantes de esquerda da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo e do outro, estudantes de direita da Universidade Makenzie.

A polícia foi chamada pela reitoria do Mackenzie para pôr fim ao tumulto. Com cassetetes, metralhadoras e fuzis, houve a tentativa inútil de dispersar a multidão. A polícia acabou entrando nos prédios das duas universidades e prendendo dezenas de estudantes.

O momento retratou a divisão do país e revelou a forte resistência da classe estudantil, contra o regime de ditadura militar. Dois meses depois, foi publicado o Ato Institucional número 5 que deu poderes quase absolutos ao então presidente da República, general Costa e Silva.

Ato de promulgação da Constituição Cidadã de 88 completa 30 anos

“Declaro promulgada.

O documento da liberdade, da dignidade, da democracia, da justiça social do Brasil.

Que, Deus nos ajude. Que, isso se cumpra”.

Com essas palavras, o deputado Ulisses Guimarães encerra o discurso de promulgação da Constituição de 1988, em 5 de outubro. A Carta Magna é também chamada de Constituição Cidadã.

Há 65 anos, Getúlio Vargas assinava lei que criava a Petrobras

Em outubro de 1953, o presidente Getúlio Vargas editou a Lei nº 2004 que estabeleceu o monopólio estatal do petróleo:  estava criada a Petrobras. Após a Segunda Guerra Mundial, havia começado no país um grande debate sobre a exploração do petróleo. O assunto era polêmico pois envolvia questões como soberania, a importância dos recursos minerais estratégicos , a política de industrialização e os limites da atuação de empresas multinacionais no país.

Em 1804, nascia o francês Allan Kardec fundador da doutrina espírita

No dia 3 de outubro de 1804 nasceu em Lyon, na França, Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido com Allan Kardec. Educador, escritor e tradutor francês que ficou famoso pela doutrina espírita. Adotou o pseudônimo de Allan Kardec, segundo biografias, para diferenciar a codificação espírita de seus trabalhos pedagógicos anteriores.

Cantor francês Charles Aznavour morre aos 94 anos

e

Há 21 anos, morria o artista plástico argentino naturalizado brasileiro Carybé

História Hoje são programetes sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira no site http://radioagencianacional.ebc.com.br . Os programetes são criados pela EBC-EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO e distribuídos pela RADIOAGÊNCIA NACIONAL para as emissoras de rádios interessadas em divulgá-las, podendo ser retransmitidos por rádios web. Na Radiante Recreio, segunda-feira, às 17h. Na Recreio Minas, também  segunda-feira, com reprise às 18h. Na Tempos Radiante, ainda na segunda-feira, reprise às 19h.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe um comentário