Pela Volta de uma Associação Comercial de Recreio,MG (1)

O prédio da ANTIGA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE RECREIO, que vem sendo mantida pelo Lions Clube de Recreio e recentemente pelo Clube da Melhor Idade foi palco de uma reunião,  no último dia 3 de agosto, pra tratar de assunto referente A CRIAÇÃO DE UMA nova Associação Comercial pra o município. Isso provavelmente aconteceu pois  há décadas que a associação comercial de recreio encontra-se desativada mas se hoje está ainda em pé foi devido ao trabalho dos membros do clube do Lions que a mantiveram até hoje e agora vem contando com o participação do Clube da Melhor Idade. Mas essa reunião que causou surpresa em muitos comerciantes e outras pessoas que tem tudo a ver com um acontecimento desse porte pois foi realizada  de forma relâmpago, acontecendo  sem nenhum convite formal as demais pessoas interessadas , contando com a presença mínima de participantes , como que dando a entender que a maioria dos outros comerciantes que não compareceram (por não saberem) não querem participar. Não que a inciativa que parece ser de apenas um comerciante ou de apenas um grupo político não tenha o seu valor mas ela por si, ao iniciar assim, desta forma, descortina uma possibilidade de ser mais uma manobra de interesses particulares e chegando a dar mostra também de interesses eleitoreiros, correndo o risco de, já no próximo encontro vir com nomes e cargos pré-estabelecidos não deixando que outros interessados venham a ter o seu espaço e condições de poder também opinar e participar.

A falha começa por contar com a presença de pessoas líderes apenas de outras comunidades, sufocando qualquer outras autoridades locais que poderiam e querem participar. Todos sabemos que há muitos anos o Lions Clube ficou na mão de uma minoria e que houve omissões de muitos recreienses que por comodismo e não querer se confrontar com seus conterrâneos deixaram as coisas ficarem como estão. Mas ainda há tempo dos idealizadores que se comportam como um grupo isolado de realizar esse intento e conseguir voltar com a Associação  de Recreio,MG, se é esse mesmo o objetivo principal, e poder oferecer espaço para os outros clubes como no caso do Lions e o Melhor Idade a usarem o prédio através de pagamento de locação, enquanto eles se preparam pra construírem o seu próprio espaço como já é do conhecimento público a vontade de pelo menos do clube da Melhor Idade construir sua própria sede.

Mas é muito perigoso e corre o risco de não dar em nada a iniciativa isolada ou se alcançar êxito ficar apenas a serviço dos interesses de uma minoria e fugir de suas relevantes missões de clube lojista que é uma associação comercial, se o projeto continuar caminhando assim por iniciativas sem mais transparências e atitudes próprias que confirmem os verdadeiros objetivos da iniciativa.

Que as iniciativas como essa não fiquem apenas contando com pessoas escolhidas a dedo e que realmente se abra o leque e haja convites formais, próprio de todo gestor que realmente quer que o evento seja voltado pra seus reais propósitos e necessidades de apoio sem o estrelismo e as vantagens personalizadas. E será aberto um precedente para que outras obras venham a ser criada no município sem as formalidades legais e necessárias para sua  realização se não fizer parte do procedimento a obediência aos princípios democráticos e aos preceitos que atendam aos interesses e propósitos de toda a comunidade participante e não apenas aos interesses e às vantagens de um grupo privilegiado. ( por Marco Antônio Werneck de Freitas )

Esta entrada foi publicada em EVENTOS E SOLUÇÕES. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.