PLANTÃO – Farmácia/Drogaria – Recreio, MG

25 e 26, Junho, 2022= DROGARIA RECREIO ( Jairo ) =Rua Ferreira Brito > 3444-1646 > 99958-8563

27, Junho , 2.022  = DROGARIA DESCONTÃO ( Wilder ) : Praça Olegário Maciel > 3444-1679 e 99924.0565

28, Junho a 1º, Julho, 2022= DROGARIA RECREIO ( Jairo ) =Rua Ferreira Brito > 3444-1646 > 99958-8563

SECRETARIA  MUNICIPAL DE SAÚDE  :  9.9862-6176

PSM – PRONTO SOCORRO MUNICIPAL : 3444-1144

SINTOMAS de COVID 19 ( Novo Coronavírus ) em Recreio,MG , procure ajuda profissional através dos agentes de saúde e pelo telefone (32) 99961-0908. SECRETARIA  MUNICIPAL DE SAÚDE  :  9.9862-6176   DDD  – 032

Publicado em SOLUÇÕES | Deixar um comentário

IBGE inicia Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios.

O IBGE deu início, ontem, 20/6/22, a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios que vai até o dia 12 de julho, em todo o país. Esta Pesquisa do Entorno é o marco oficial do início da operação do Censo Demográfico 2022, que entra em campo em 1º de agosto. Em nosso município, a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios teve início nesta terça-feira, 21/6/2022 pelos agentes censitários do IBGE.  Mais informações em O JORNAL DE RECREIO,Minas

Publicado em NOTÍCIAS | Deixar um comentário

Volta a ser obrigatório uso de máscara e distanciamento entre as pessoas em lugares públicos e privados

O DECRETO Nº 649, assinado pelo prefeito José Maria Barros, ontem, 07 DE JUNHO DE 2.022, voltou a tornar obrigatório o uso de máscara contra o Covid-19 em todo o município. O Decreto traz outras recomendações :

No “Art. 2º. É obrigatório o uso de máscaras para ingresso e permanência em estabelecimento comercial, industrial, prestador de serviço ou qualquer outra pessoa jurídica que estiver em funcionamento, pelo empregador, funcionário, cliente, fornecedor e entregador, enquanto perdurar o Estado de Emergência declarado em razão da pandemia da COVID-19”.

O protocolo de distanciamento entre as pessoas está no “Art. 1º. O protocolo de distanciamento que deverá ser aplicado a todo e qualquer espaço, público ou privado, de qualquer natureza, consiste no seguinte:

I – Distância linear de 1,5m (um metro e meio) entre as pessoas;  II – Metragem de referência de 1 (uma) pessoa a cada 4 m² (quatro metros quadrados);  III – Limite de ocupação em 100% da capacidade máxima (hotéis e atrativos culturais/naturais);  §1º. Para os locais fechados ou abertos a ocupação deverá observar 100% da capacidade, tomando por base a regra do inciso II; §2º. Os requisitos desse artigo são de observância cumulativa.

A fiscalização é tratada no “Art. 3º. A fiscalização quanto ao cumprimento das medidas sanitárias determinadas neste Decreto ficará a cargo da Comissão de Enfrentamento Sanitário do Município, com a colaboração irrestrita dos órgãos de segurança pública local, especialmente da Polícia Militar, Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar e Ministério Público do Estado de Minas Gerais”.O Decreto tem ainda as punições no artigo 4º, onde estão estipuladas as penalidades. O Decreto encontra-se no Quadro de Avisos, no hall da Prefeitura Municipal. Até este momento 17h, 8-junho-2022, em que redigíamos esta nota, o Decreto ainda não constava na lista de DECRETO, na página da transparência do Governo Municipal, site recreio.mg.gov.br .

(Texto:Marco A . W. Freitas )

Publicado em SOLUÇÕES | Deixar um comentário

Leilão em Prol do Concurso Leiteiro de Recreio,MG agora

Está sendo realizado neste momento, em frente ao Centro Cultural Aristides Dorigo, o Leilão em Prol do Concurso Leiteiro 2022, que será realizado no período da Exposição Agropecuária de Recreio, na última semana de julho.

A Festa teve início às 19h e vai noite a dentro, com o Leilão de Bezerros e Outras Prendas . Tem Programado show  com Dil Nascimento e Johnnynho. A organização é da EMATER-MG-escritório local, Sindicato Rural de Recreio, Loja Maçônica Tolerância, Justiça e Liberdade 167 e faz parte do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras , e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Recreio,MG.

Veja o Cartaz em Radiante Recreio Eventos

Publicado em EVENTOS | Deixar um comentário

Decreto Torna Facultativo Uso de Máscara

O uso de máscara de proteção contra o Novocoronavírus ( Covid-19 ) não é mais obrigatório em nosso município , graças ao decreto municipal nº 629(20-04/22), que estabeleceu facultativo o uso de máscara de proteção em locais fechados.

DECRETO MUNICIPAL Nº 629

Conheça os artigos do Decreto 629, sancionado pelo prefeito Municipal José Maria Barros :

Art. 1º – O uso de máscara de proteção torna-se facultativo em locais fechados, a critério do gestor do espaço, exceto nos estabelecimentos de saúde, enquanto os protocolos do Ministério da Saúde ainda o exigem; mas há exceções no Decreto, como no

Art. 2º – É recomendada a utilização de máscaras, em qualquer ambiente ( aberto e fechado ) , por :

I – Pessoas sintomáticas ou potencialmente em contato com transmissores;

II – Pessoas com sintomas de resfriados e gripe;

III – Profissionais da saúde e atendimento público;

IV – Indivíduos não vacinados contra a COVID-19 ou que receberam imunização incompleta ( menos de três doses );

V – Imunossuprimidos;

Art. 3º – As instituições de ensino deverão seguir os protocolos específicos lançados pelo Ministério da Saúde, Secretarias de Estado de Saúde e Educação de Minas Gerais e pelo Município;

As medidas previstas no Decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, em consonância com as diretrizes da OMS, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, conforme consta do quarto artigo.

Publicado em SOLUÇÕES | Deixar um comentário

Festa do Dia Municipal do Patrimônio Cultural

Na foto, o ceramista e artesão Joaquim Donato e a esposa Marlene Chaves ( artesã) em Feira do Artesanato em  Recreio,MG . 5-5-2017 ( Foto:MAWF-OJR,M – site radianterecreio.com.br )

Há mais de 40 anos, o artesão recreiense Joaquim Donato com suas peças em cerâmica vem difundindo o nome de Recreio em diversas regiões do Brasil e atualmente em outros países da América Latina e da Europa. As peças em barro confeccionadas pelo artista que servem para decoração, dentre elas as peças históricas, máscaras e as bonecas de estilo inconfundível somam com as jarras, vasos e outros utensílios para uso doméstico, contribuindo para uma grande variedade de opções da ARTE DONATO, que enriquecem em muito o mercado artesanal de nosso município.

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural com a Secretaria Municipal de Educação  e Cultura e a Prefeitura Municipal realizam, no dia 5, nesta quinta-feira, às 18h30  a solenidade de entrega do título de Guardião da Memória  a Joaquim Donato Ferreira no Centro Cultural Aristides Dorigo ( Estação Recreio )

Este evento é graças à lei ordinária nº 1.734, de 29 de junho de 2021, assinada pelo prefeito José Maria Barros, que instituiu o dia municipal do patrimônio cultural no dia 5 de maio, seguindo decreto da Câmara Municipal. Pelo art. 1º fica instituído o Dia Municipal do Patrimônio Cultural de Recreio,  com a finalidade de promover e desenvolver a conscientização dos cidadãos sobre a  necessidade de desenvolver ações que visem preservar e valorizar o patrimônio existente no município. “ O Art 2º determina o dia 5 de maio como a data pra comemorar anualmente, no dia 05 de maio . A data conforme explica a Lei, é em homenagem ao Sr. José Pessamílio pelos serviços prestados em prol da história, memória e identidade

de Recreio .  Ainda de acordo com a Lei, esse dia será dedicado a atividades culturais, esportivas e visitações com participação de alunos e professores de todas as escolas do Município e que Nessa data serão agraciados com medalhas os cidadãos que tenham sido destaques nas mais variadas formas de manifestações culturais ou que tenham realizado  trabalhos que colabore ou incentivem a preservação do patrimônio cultural do município e região.

Nessa data também, continua a Lei Ordinária, será entregue o título de Guardião da Memória de Recreio aos idosos de nossa comunidade, que tenham  de alguma forma contribuído para a preservação da memória do município e que . Caberá à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural a organização e a estruturação das atividades culturais a serem desenvolvidas nesta data. Conforme prescreve a lei , O poder Executivo poderá firmar convênio com órgãos públicos ou  entidades privadas, sejam elas empresas ou organizações não governamentais, para a obtenção de apoio na organização do evento que trata esta lei.

As despesas decorrentes da execução do evento comemorativo do dia Municipal do Patrimônio Cultural correrão por conta das dotações próprias constantes  do orçamento vigente do Fundo Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico com  respectivas fichas e fonte, esclarece a lei.

O lançamento oficial do Dia do Patrimônio Cultural de Recreio,MG, contemplou o Sr José Pessamilio como o primeiro a receber o título de Guardião da Memória de Recreio . Esta  primeira homenagem ao guardião, teve postagem em página da Prefeitura Municipal na rede social Facebook, no dia 9 de dezembro, 2021, às  16h3 de uma nota da Prefeitura Municipal que registrou o seguinte:

Agora é oficial…

Foi lançado oficialmente o “Dia do Patrimônio Cultural de Recreio”. O dia será celebrado anualmente, a partir de 2022, em 5 de maio‼

A data é uma menção à data de nascimento do Sr. José Pessamilio, que recebeu o título de Guardião do Patrimônio .

A solenidade aconteceu no Centro Cultural Aristides Dorigo com a participação do prefeito, José Maria Barros, ao lado da primeira-dama, Patrícia Surerus; secretários, Ruan Ferreira Brito (Educação e Cultura), Gilson Pereira (Finanças), Marcelo Andrade (Desenvolvimento Social), Beto Xavier (Administração); procuradora Jurídica, Dra. Carolina Ribeiro; presidente da Câmara, Reginaldo Morais (Pororoca); conselheiros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural; Sr. José Pessamilio, familiares e amigos.”

Seguem a postagem, 5 fotos do evento.

AQUI a Programação da Festa deste ano, no dia 5-5-2022 ANO RADIANTE

Publicado em EVENTOS | Deixar um comentário

SOS Ribeiro Junqueira , enchente de sábado, 12-02-2.022

Devido à forte chuva que caiu sobre a região, e com maior intensidade, no distrito de Ribeiro Junqueira, no final da semana passada, intensificou-se ainda mais, no sábado, 12, e conforme divulgou a Administração Municipal, nesta manhã de hoje, 14, “A forte chuva deixou estrago principalmente na zona rural e o Distrito de Ribeiro Junqueira foi o mais afetado pela forte chuva. Diversos pontos de alagamento, algumas casas foram invadidas pela água, que chegou a mais de 1,5 metro de altura. “.

As Chuvas intensas causaram alagamentos, deslizamentos e prejuízos no Distrito e mais de 30 famílias estão desalojadas. Ainda na noite daquele sábado, os desabrigados foram  acolhidos pela Assistência Social.  A força das águas deixou dezenas de desabrigados e causou estragos em residências e estradas.

Desde o início da madrugada de domingo (13), a Defesa Civil e as secretarias municipais de Serviços Urbanos, Obras, Agricultura, Assistência Social e Saúde atuam em força-tarefa para reduzir danos e prestar auxílio às famílias atingidas. Também o Corpo de Bombeiros e Copasa, e muitas pessoas voluntárias estão nesta tarefa de recomposição de Ribeiro Junqueira e doações, de produto de  limpeza, roupas, alimentação e outros donativos adequados para este momento têm chegado ao Distrito.

A Prefeitura de Leopoldina, desde ontem,  trabalham na retirada de lama e entulho das vias públicas. E  estradas rurais também estão sendo desobstruídas.

O prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto (PL) foi até Ribeiro Junqueira , ontem pela manhã e, vai decretar ainda nesta segunda-feira  hoje, Situação de Emergência depois de ver  a situação calamitosa do local, e vai solicitar ajuda ao Governo do Estado. Pediu a solidariedade da população com doações de alimentos, roupas, água mineral, colchões e móveis. O lugar para  entrega dos donativos é no Estádio Poliesportivo na Avenida Getúlio Vargas.

O Grupo de Jovens Movidos Pela Fé , de Ribeiro Junqueira – MG também lançou, de imediato, uma campanha de apoio a todos os atingidos pela última enchente que ocorreu no distrito de Ribeiro Junqueira (município de Leopoldina,MG ) de sábado e rapidamente em menos de 24 horas já divulgava em sua rede social de que :

“Graças a solidariedade do povo, não precisamos mais de doações de roupas nesse momento.

Neste momento as famílias precisam de:  Materiais de limpeza (cloro/água sanitária, pano de chão, desinfetante e sabão em pó); Itens de higiene pessoal (escova e pasta de dente, sabonete, papel higiênico e toalhas); Móveis e eletrodomésticos grandes: ligue para 032 3694-4210 (haverá caminhão para buscar!); Você também pode doar água mineral, alimentos não perecíveis, roupas de cama, travesseiro e colchões. Para doação de móveis, ligar a partir de segunda-feira 14 para a Secretaria de Assistência Social 32 3694-4210 um caminhão será disponibilizado para buscar as doações de móveis e eletrodomésticos grandes”.

Pontos de Coletas SOS RIBEIRO JUNQUEIRA :

Em Ribeiro Junqueira =

– com Tharley e Taís do Movidos Pela Fé e na Escola do Distrito;

– Roupas água e alimentos disponíveis para doação no salão da Igreja Católica

Em Leopoldina =

– no Poliesportivo da Av Getúlio Vargas, ajude com alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza, roupas, roupas de cama, móveis colchões e eletrodomésticos;

– Para doações de móveis, ligue para a Secretaria de Assistência Social 332-3694-4210 . Um caminhão será disponibilizado para buscar as doações de móveis e eletrodomésticos grandes;

– Entrar em contato com Dara, pelo Telefone 99827-4442 , e a doação será resgatada em domicílio;

– Ajuda em dinheiro através do Pix 115.825.876-39 ( Tharley Thiago Pina )

Em Laranjal =

– na Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Em Recreio =

– Viação Recreio, com David ou Gilmar;

– Em casa da Gabriela da Saúde em frente ao Social Country Clube de Recreio;

– Na Escola Castelo das Letras  ( Escola da Tia Alê ) .

CONHEÇA o grupo de jovens MOVIDOS PELA FÉ no INSTAGRAN

Publicado em SOLUÇÕES | Deixar um comentário

EM RECREIO,MG – Boletim Epidemiológico, Vacinômetro, e o NOVO Decreto Municipal e mais informações – Novo Coronavírus :

Boletim Epidemiológico, Vacinômetro, e o Decreto Municipal e mais informações – Novo Coronavírus : AQUI

Publicado em SOLUÇÕES | Deixar um comentário

MUNICÍPIO SAI DA ONDA ROXA E ENTRA PARA A ONDA VERMELHA DO MINAS CONSCIENTE

Com o decreto 475, assinado pelo prefeito José Maria Barros, 17 de abril/2021, Recreio MG sai da “ONDA ROXA”, contra o Covid-19, de acordo com a campanha estadual Minas Consciente e passa para a “VERMELHA”. Nesses 4 primeiros meses do ano, o município já teve 5 mudanças NAS MEDIDAS PARA FISCALIZAÇÃO DOS ATOS REFERENTES AO ENFRENTAMENTO DE EMERGÊNCIA NA SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA INTERNACIONAL DECORRENTE DO COVID19 (NOVO CORONAVÍRUS).

16-Janeiro-2021 = Pelo dec  434, o município foi classificado na “ONDA AMARELA” Atividades Não Essenciais do Programa Minas Consciente, conforme deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado de Minas Gerais.

8-Fevereiro-2021 = Pelo  dec 442, em Recreio, houve a implantação da 3ª fase do plano Minas Consciente na” 0NDA VERMELHA”, dando outras providências sobre as medidas para fiscalização ao enfrentamento do novo coronavírus.

25-Fevereiro-2021 =  Pelo dec  451, implantação da terceira fase do planoMinas Consciente na ”ONDA AMARELA” no âmbito do município de Recreio/MG e  das medidas para fiscalização dos atos referentes ao enfrentamento de emergência na saúde pública de importância internacional decorrente do covid-19 (novo coronavírus).

15-Março-2021 = dec 455, dispondo sobre aplicação de medidas sanitárias emergenciais e temporárias de recuperação da integridade do sistema de saúde da microrregião de saúde através da adoção do protocolo sanitário epidemiológico denominado “ONDA ROXA” no âmbito do Programa Minas Consciente, em todo o território do Município de Recreio e deu outras providências. ”

Agora, em 17-Abril-2021 = dec 475,que dispõe sobre as medidas para fiscalização dos atos referentes ao enfrentamento de emergência na saúde pública de importância internacional decorrente do covid-19 (novo coronavírus), implantação da 3ª  fase do plano Minas Consciente na “ONDA VERMELHA” no âmbito do município  e dá outras providências. O decreto, está no site Recreio.MG.Gov.br no link https://recreio.mg.gov.br/images/Decretos/2021/decreto475.pdf

Publicado em NOTÍCIAS | Deixar um comentário

Onda Roxa e com 34 em quarentena, 6 Internados.

PANDEMIA DO COVID 19 em Recreio,MG – Informações detalhadas em PORTAL RECREIO MINAS

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário