Boletins e mais informações sobre novo coronavírus – Município de Recreio,MG

Protetor Facial contra novo coronavírus

Protetor Facial contra novo coronavírus

BOLETINS EPIDEMIOLÓGICOS em Guia Radiante Recreio

NOSSA PÁGINA SOBRE COMO O MUNICÍPIO DE RECREIO,MG ESTÁ ENFRENTANDO O AVANÇO DO NOVO CORONAVÍRUS Guia Radiante Recreio

SITE OFICIAL – Governo Municipal de Recreio,MG – Recreio.MG.Gov.Br

Publicado em NOTÍCIAS | Deixar um comentário

Para a Assembleia Legislativa de Minas, a vida dos mineiros no interior importa?

Com esta pergunta, o Sindicato dos Jornais e Revistas do Interior de Minas Gerais (Sindijori) e Associação Mineira de Rádio e Televisão de Minas Gerais (Amirt), divulga Nota em repúdio à decisão do presidente do Legislativo mineiro,  Agostinho Patrus, que autorizou o gasto do dinheiro público para a Campanha publicitária sobre o Covid 19 apenas na região metropolitana de Belo Horizonte.

Para as diretorias do SINDIJORI e AMIRT esta decisão, de fazer publicidade apenas nos veículos de comunicação em uma região do estado, segrega nossa população e tenta minimizar a importância da vida dos mineiros. Em RadianteRecreio

Publicado em NOTÍCIAS | Deixar um comentário

Governos Municipais do Sul de Minas restringem entradas de visitantes

Sul do estado barra paulistas

Após o anúncio do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, de antecipar feriados na cidade, prefeituras de municípios da região Sul de Minas iniciaram intenso trabalho para restringir entradas de visitantes nas cidades, buscando evitar aumento no número de casos de Covid-19. Intenção das prefeituras é evitar que o feriado estimule também parentes e amigos do estado de São Paulo a visitarem casas na região durante os seis dias. Cada prefeitura determinou a própria medida, que inclui até a restrição total de qualquer veículo com placas de São Paulo. (Correio do Sul – Varginha). RESUMO DE NOTÍCIAS MANCHETES DE JORNAIS DE MINAS GERAIS na página COLUNA MINAS GERAIS

Publicado em NOTÍCIAS | Deixar um comentário

Bispo Diocesano divulga nota sobre morte de Pe. Gabriel

PADRE ANTÔNIO JOSÉ GABRIEL - FOTO enviada Diocese de Leopoldina- Imprensa

PADRE ANTÔNIO JOSÉ GABRIEL - FOTO enviada Diocese de Leopoldina- Imprensa

“Assim, a morte trabalha em nós e a vida, porém, em Vós” (2Cor 4,12), com este título, e uma mensagem do Bispo Dom Edson Oriolo, a Diocese de Leopoldina divulgou a seguinte Nota :

“A Diocese de Leopoldina, com grande pesar, comunica o falecimento do Rev.mo. Pe. Antônio José Gabriel, 72 anos, Pároco da Paróquia Santo Antônio, município de Santo Antônio do Aventureiro, confirmada na tarde hoje. O passamento, decorrente de situação trágica e violenta, está sendo investigado pelas autoridades competentes.  Roguemos ao Senhor da vida, para que em sua infinita misericórdia receba o Pe. Gabriel e console a todos os seus familiares, paroquianos e amigos, que choramos a sua perda.

Pe. Antônio José Gabriel foi ordenado padre da Diocese de Leopoldina em 21 de abril de 1994, na Igreja Santa Rita de Cássia, em Além Paraíba. Recentemente havia celebrado 26 anos de vida sacerdotal. Possuía mestrado em Filosofia pela Puc RJ e doutorado em Teologia pela mesma Instituição. Trabalhou muitos anos na Universidade Federal de Juiz de Fora, como professor, secretário e posteriormente chefe do Departamento de Ciência da Religião. Foi Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe durante muitos anos, contribuindo para a formação de inúmeros presbíteros de nossa Diocese. Foi Pároco na Paróquia Mãe de Deus em Angustura e, por muitos anos, Pároco na Paróquia de Santo Antônio em Santo Antônio do Aventureiro. Rogamos ao Deus da Vida que acolha misericordiosamente nosso amigo Padre Gabriel. —— Diocese de Leopoldina

MENSAGEM DO BISPO DIOCESANO

Ao clero, religiosos, religiosas, familiares do Pe. Gabriel e a todo o Povo de Deus da diocese de Leopoldina! Estamos vivendo um momento de muita tristeza na caminhada de nossa Igreja Particular. Recebo a notícia do trágico falecimento de um dos padres da diocese: o Pe. Gabriel. Penso nas palavras de Jesus a Pedro: “Eu orei por ti” (cf. Lc 22,32) e sei que Deus, pelas mãos carinhosas de Nossa Senhora, jamais desamparou esse seu filho dileto. Recém-empossado na diocese, não cheguei a privar de sua convivência, mas sinto uma grande consternação pela sua morte repentina e violenta.

Solidarizo-me com a família, o Povo de Deus de Santo Antônio do Aventureiro e todos os seus muitos amigos. Muito particularmente, manifesto meus sentimentos aos padres da diocese, irmãos e amigos do Pe. Gabriel, e que se angustiam com essa notícia tão cruel. Agradeço ao bom Deus pelos muitos trabalhos do Pe. Gabriel, por tudo que ele foi como pessoa e como padre. Pelas suas qualidades e méritos que, certamente, superam em muito seus limites e fragilidades.

Estamos no tempo pascal: convido a todos para meditarmos sobre o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus e renovarmos a nossa confiança na misericórdia de Deus, que é a maior riqueza que D’ele recebemos e devemos anunciar a todo tempo e em toda circunstância. —- Dom Edson Oriolo

/ DIVULGAÇÃO = ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO da Diocese de Leopoldina /

Publicado em NOTÍCIAS | Deixar um comentário

Samu cria novo equipamento para transporte de pacientes pra ser usado na Pandemia

Profissionais do Samu no Norte de Minas, em parceria com especialistas em engenharia e biologia, estão trabalhando em um protótipo de cápsula de isolamento para transporte de pacientes com suspeita de coronavírus. O equipamento consiste em uma estrutura que se… Em COLUNA MINAS GERAIS

Publicado em NOTÍCIAS | Deixar um comentário

Movimento Energia do Bem produz protetores faciais

As primeiras ações do movimento Energia do Bem, criado pela Energisa para ajudar no combate à pandemia de Covid-19, já estão acontecendo em Minas Gerais e Nova Friburgo. A empresa em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) está produzindo protetores faciais que serão doados a unidades de saúde da nossa área de concessão.

“Estamos conscientes da gravidade do que está acontecendo no mundo neste momento e esta parceria nos permitirá contribuir com a proteção dos profissionais da saúde que estão precisando de equipamentos de proteção individual (EPI), devido ao alto grau de disseminação do coronavírus”, comentou o diretor Técnico e Comercial da Energisa Minas Gerais e Energisa Nova Friburgo, Fernando Costalonga.

Os protetores faciais estão sendo fabricados com insumos doados pela Energisa em impressoras 3Ds que compõem os laboratórios onde são desenvolvidos pela empresa e o CEFET dois relevantes projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para o setor elétrico. Toda a execução do trabalho está sendo coordenada de forma voluntária pelos professores da instituição.

Continue lendo

Publicado em EVENTOS E SOLUÇÕES | Deixar um comentário

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE RECREIO TEM NOVA COMPOSIÇÃO

Pelo DECRETO Nº 330/2020, do dia 3 de abril, o prefeito Municipal José Maria  designa membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Assistência Social de Recreio. As atribuições legais, para o Decreto , é de acordo com o disposto na Lei Municipal nº 1.611, de 14 de fevereiro de 2.017. Pelo Decreto , ficam designados os membros titulares e  suplentes para comporem o CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE RECREIO:

ENTIDADES GOVERNAMENTAIS:

1) Secretaria Municipal de Saúde

Titular: Jaciara Rampazi Procópio

Suplente: Daniele Marchito de Lima

2) Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Titular:Márnio Guilherme Ferreira

Suplente:Fábiana Gouvêa Fontes

3) Secretaria Municipal da Assistência Social

Titular: Bárbara Maria da Silva

Suplente: Matheus Dias Ribeiro

4) Secretaria Municipal de Administração

Titular: Fabrício Vieira Fernandes

Suplente: Antônio Luís Pereira

USUÁRIO SUAS:

Titular: Daniele Cândido de Oliveira

Suplente: Vitória Cândido de Oliveira

ENTIDADE E ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:

1) Associação de Catadores ACRAP:

Titular: Danilo Francisco da Silva

Suplente: Davi dos Santos Ribeiro

2) Lar do Aconchego:

Titular: Rosângela da Silva Costa Barnabé

Suplente: Maria Auxiliadora Tavares Coimbra

3) APAE:

Titular: Roberto Rangel Junior

Suplente: Maris Stella Guimarães Barbosa

Publicado em NOTÍCIAS | Deixar um comentário

A retirada dos Bancos de Cimento em Recreio,MG

VEJA POR QUE VOCÊ ESTÁ VENDO ESSA FOTO LENDO O ARTIGO E TIRE SUAS CONCLUSÕES

VEJA POR QUE VOCÊ ESTÁ VENDO ESSA FOTO LENDO O ARTIGO E TIRE SUAS CONCLUSÕES

Causando grande polêmica na cidade a retirada dos bancos de cimento ( de assentos ) do centro da cidade  no Jardim da Praça Central, da praça dos Ferroviários e rua Major Cristiano Guimarães. Em Nota de Esclarecimento, publicado na página da Prefeitura Municipal, no Facebook, ontem, 3, às 11,54h,” A Prefeitura Municipal esclarece que a retirada momentânea dos assentos (bancos) da Praça dos Ferroviários, da frente do Bar Oriente e da calçada do ponto de táxi, foi uma medida de extrema necessidade para cumprimento das orientações da Organização Mundial de Saúde de isolamento social com objetivo de evitar a transmissão do novo coronavírus, assim que tudo voltar a normalidade os assentos serão recolados e todos poderão usufruir da vida social. A nota termina dizendo “ estamos passando por mais uma grave crise da história recente de Recreio ;  desta vez precisamos preservar vidas”.

Os bancos de cimento, que para alguns dos comentários na internet são “históricos” alguns deles e todos os que se danificaram com a retirada foram transportados do recinto mas os do jardim Dona Rosa, ficaram no local, mas de pernas pro ar. Os bancos que estavam em frente ao Bar Oriente e do Ponto de Táxi e Rua Major Cristiano Guimarães já não estão mais no recinto do jardim. Foram retirados, ainda de manhã e segundo a nota de esclarecimento, assim que acabar a quarentena ( isolamento social ) por causa da pandemia, os bancos serão reinstalados. Os jardins da Praça Américo Simão e do Largo Santo Antônio não foram retirados  e continuam em seus lugares, mas isolados com faixas preto-amarelo de isolamento.

Até agora, 4/abr/20, em nossa pesquisa pela internet, somam três posts, publicados por recreienses  e que circulam nas rede sociais, notadamente no Facebook. E com muitos compartilhamentos, curtidas e comentários.

Um deles conta até agora com 40 curtidas ( com figurinhas de espanto e de choro),  68 comentários e 12 compartilhamentos . Para ilustrar, seguem alguns dos comentários ( reservamos o direito de não divulgar os autores ):

“Desnecessário

“Misericórdia, passou um furacão na praça …

“Jesus está voltando

“O cara pegou pesado, hein ?

“Oremos

“Muito sem noção

“Que loucura, gente…

“Bota loucura, misericórdia, meu deus

“Não acredito que o prefeito esteja entrando nessa.

“Isso ai, pra mim já é desrespeito, esses bancos são históricos na cidade.

“Talvez vão colocar um melhor

De  outro post, 3 abril, às 9,17h , (36 curtidas, 17 comentários  e  24 compartilhamentos)  selecionamos alguns dos comentários :

“Lá vão os bancos da praça …

“Bom, na minha opinião não precisava disto , tem policiais… gente, é pra fazer ronda na cidade. Nossa cidade já não tem nada, destruir o que tem? Não estou falando mal de ninguém . Somente a minha opinião, temos preservar os nossos patrimônios. Eu sei que as pessoas não respeitam, mas já que pra por respeito, bota policiais a ronda, o respeito é tudo. Agora fazer isto , poxa, lamentável. Desculpa mas tive que falar.

“Mais alguns comentários, retirados dos compartilhamentos que se seguiram:

“Prefeito José Maria, você pode nos informar o que está acontecendo?

“Precisava disso não.

“Lamentável. Fui na rua segunda-feira e tinham várias pessoas sentadas nos bancos do ponto de táxi (idosos) e tinha gente também na pracinha (…) ( Américo Simão ). Infelizmente as pessoas não respeitam, então as atitudes têm que ser exageradas.

“Devemos respeitar, porque a coisa ‘tá séria em relação a esse vírus, mas não concordo com a retirada dos bancos porque o prefeito mesmo falou que graças a Deus não tem nenhum caso confirmado na cidade. Acho que isso foi uma precipitação desnecessária. Acho que higienizando a cidade já bastava . Aqui onde moro estão lavando as ruas com cloro, medida mandada pelo governo melhor meio de combater o vírus.

“Olha o que acontece quando ninguém obedece, o vírus está matando e o povo não ‘tá nem aí.

“Não tem necessidade??  Vim da rua agora de bicicleta e estou passada com o povo na rua, nem parece que está acontecendo nada por aqui. Nas portas das casas e nas beiradas das ruas as pessoas estão sentados como se nada estivesse acontecendo no mundo ... Chocada com o movimento.

———————————————————————————————————

Com 85 curtidas, 64 comentários , uma postagem do vereador Reginaldo Morais, em sua página do Facebook, 3, às 10,57h, informa : “Boa tarde, eu procurei saber com o secretário Juarez sobre a situação desses bancos, se alguém quebrou ou o que aconteceu. Juarez me disse que esses bancos já foram recuperados a tempos, e não foi possível remover eles intactos. Ainda me disse que posso ficar tranquilo, que esses bancos serão recuperados novamente. Obrigado, secretário Juarez ,pela informação!

—————————————————————-

O primeiro post que nossa pesquisa encontrou e que provavelmente despertou a polêmica,  traz três fotos: 1ª foto = bancos retirados e expostos de pernas pro ar, alguns danificados, no Jardim  na praça central; 2ª foto = passeio público que margeia a linha férrea na Major Cristiano Guimarães sem os bancos e 3ª foto =  espaço em frente ao Bar Oriente sem os bancos – praça dos Ferroviários .

——————————————————

MINHA OPINIÃO

Quanto à decisão de retirar os bancos da praça central, os 2 em frente ao Bar Oriente e os quatro na rua major Cristiano  Guimarães, margeando a linha férrea, se a nossa opinião é válida, achamos que não havia necessidade desse ato, bastando que as autoridades municipais agissem aconselhando e  cuidando de manter o decreto 318 que  em seu Art. 8º determina  “Em caso de descumprimento das medidas previstas neste Decreto, isto importará em descumprimento de medida compulsória imposta pelo Poder Público em prol da saúde pública e do controle e contenção de pandemia mundial, sendo passível de punição nos termos dos artigos 132, 268 e 329 todos do Código Penal Brasileiro bem como apurar face a eventuais práticas de infrações administrativas previstas no artigo 10 da Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977.”

A Nota de Esclarecimento publicada ontem,3/ABR/20, na internet, no Facebook página da Prefeitura Municipal , e que tem link em janela no site recreio.mg.gov.br, é assinada pela Prefeitura Municipal-Administração 2017/2020 .

Muitas cidades no Brasil têm retirado bancos e outros assentos das praças e de outros lugares movimentados para evitar aglomerações neste período de pandemia do novo coronavírus. Em nosso município, como os bancos são de cimento, eles foram descolados, embora alguns tenham se danificado, mas segundo informações da Administração Pública, eles voltarão aos seus devidos lugares assim que acabar o período da quarentena imposta pela lei vigente.

( Artigo de Marco Antônio Werneck de Freitas – OJR,M – Fotos extraídas da internet, Facebook -4 de abril de 2020, 11,05h )

ATENÇÃO: Pra comentar envie pelo e-mail jrminas@yahoo.com.br ou anoradiante@yahoo.com.br ou AQUI

Publicado em NOTÍCIAS | Deixar um comentário

Em Muriaé e em Recreio,MG vacinação de hoje encerrou pela manhã por falta de vacinas

Às 11,48h de hoje, 24, assim que recebemos as Notícias da COLUNA MINAS GERAIS , por e-mail,  enviada pelo SINDIJORI-MG e que é publicada na página dese título em nosso site JRMinas.com.br , a matéria em primeira informação era de que “A secretaria da Saúde de Muriaé informava que todas as 5 mil doses de vacina contra gripe que foram enviadas para o município estavam esgotadas devido à alta procura tanto por profissionais da área de saúde, quanto por idosos com mais de 60 anos. Por volta das 13 horas do primeiro dia de campanha já não haviam vacinas nas Unidades Básicas de Saúde de Muriaé ( fonte: Gazeta de Muriaé )”. Talvez devido a nosso faro jornalístico  achei melhor fazer uma busca no caso de Recreio,MG porque hoje também estava tendo a Campanha Nacional de Vacinação e procurei dar uma olhada nos “órgãos de comunicação” usados pelo Governo Municipal e encontrei lá no Facebook, através de link no site oficial recreio.mg.gov.br a seguinte informação : “O quantitativo de vacinas fornecido pela Gerência Regional de Saúde encerrou antes das 10h da manhã deste dia 24 de março. Assim que recebermos a vacina será feita ampla divulgação”. Ontem, 23 foi dia de vacinação dos profissionais da área de saúde.

COMPLETE LEITURA EM AOS NOSSO LEITORES

Publicado em NOTÍCIAS | Deixar um comentário

Aos Nossos Leitores

Quando o governo municipal de Recreio, através de seus “órgãos de comunicação” páginas na rede social “Facebook” e “Twitter” e no site oficial recreio.mg.gov.br e o carro de som  ( volante de rua ) DIZ QUE VAI DAR AMPLA DIVULGAÇÃO A SEUS ATOS, principalmente agora mais usado, com esta crise gerada pela Pandemia provocada pelo novo Coronavírus, é bom que o leitor, notadamente o recreiense, saiba que as divulgações estarão sendo amplamente divulgadas nesses canais, o que desde já afirmamos não temos nada a questionar, achamos apenas por bem divulgar para esclarecimento, por que ainda tem leitores, principalmente leitores recreienses de outras cidades que buscam em outros canais informações sobre nosso RECREIO, e quando isso ocorre, é bem provável que DEPARAM COM AS PÁGINAS na internet de nossos sites e blogs e também nossas rádios web…

Por isso, dentro da medida de minhas possiblidades sempre busco informações nesses canais uma vez que até hoje, desde governos anteriores, raramente os Governos municipais de Recreio colocam em suas agendas os nossos endereços para envio de suas informações de interesse de todos os recreienses . Sendo assim peço desculpas aos nossos leitores e visitantes de nossos sites e blogs por às vezes, encontrarem em nossas publicações um certo atraso nas publicações. Mais uma vez, esclarecemos a todos que sempre… e muito antes desta ou outra crise, tanto prefeito, como seus assessores de comunicação, secretarias, demais órgãos públicos, Presidente de Câmara e vereadores, sabem que sempre estarei a disposição de nosso município, para divulgar gratuitamente informações do interesse de toda a comunidade recreiense, sem distinção de credo político ou religioso, raças e condições sócio-econômica. (a)Marco Antônio Werneck de Freitas-diretor EDITORA RADIANTE/O JORNAL DE RECREIO,Minas

EM TEMPO: site oficial da Prefeitura Municipal de Recreio,MG – recreio.mg.gov.br

Site oficial da Câmara Municipal de Recreio,MG - recreio.mg.leg.br

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário