PONTO FACULTATIVO VIRA FERIADO

Foto ilustrativa de Comemorações emRecreio,MG-2012

O dia 27 de junho não é oficialmente um feriado municipal. É ponto facultativo que o Governo Municipal desde a gestão de 2006 , assina uma Portaria determinando como ponto facultativo para os serviços públicos municipais, funcionando apenas os serviços que atendem às  necessidades emergenciais. O DECRETO apenas determinou que o dia 27 de JUNHO é para ser DATA COMEMORATIVA da elevação da categoria de arraial pra Distrito de Leopoldina, porque  foi no dia 27 de junho de 1890, através do Decreto de nº 123, que Recreio passou a ser distrito, portanto apenas instituiu a data comemorativa e deu Ponto Facultativo , não se referindo a nenhum feriado, o que não seria permitido pois o Município já tem os seus 4 dias de feriado a que tem direito.

Para comemorar a data , as escolas atendendo a sugestão da Secretaria Municipal de Educação passaram a realizar passeatas e outros eventos pra comemorar . Mas com o passar dos anos, que foi de um curto período, o ponto facultativo, como acontece em muitas cidades do Brasil, passou a ser visto como um dia de feriado. O que se conseguiu com isso foi criar uma situação em que muitos passaram a considerar a data como DIA DA CIDADE, pois o Governo Municipal, devido a uma inércia da transparência , não divulga com detalhes sobre essa  data . O dia oficial do Municío de Recreio, que comemora a data de Emancipação do Município , deixando de ser distrito , desmembrando-se do Município de Leopoldina, é no último sábado de Julho, por ocasião da Exposição Agropecuária, quando se realiza o Dia do Recreiense Ausente, cuja lei existe.A emancipação política do nosso município foi no dia  17 de dezembro de 1938, por força do Decreto-Lei nº 148, quando o município de Recreio foi desmembrado de Leopoldina, deixando de ser seu distrito. Mas a data do Dia do Recreiense também não é feriado decretado, sendo apenas uma Lei de Data Comemorativa do Dia do Recreiense Ausente, quando é aproveitado pra também comemorar como Dia do Município, embora isso tenha ocorrido e citado em cartazes da Exposição durante os primeiros anos desse evento. Enfim, o que se comemora amanhã, dia 27 de junho é a data da criação do Distrito de Recreio, sendo desmembrado de forma físico-política de Conceição da Boa Vista .

Embora a data 27 de junho tenha seu valor histórico, ela não é tão ou mais importante que a da emancipação política, ainda mais quando ela relembra o momento em que a comunidade recreiense se viu separada da comunidade de Conceição da Boa Vista, o que ficou restabelecido somente em 1938, quando houve o decreto da emancipação política administrativa de nosso município, em sua totalidade, acabando de vez com o que tinha sido feito em 1890, quando o então povoado de Recreio tinha o nome de Arraial Novo. Enfim não se pode levar para o esquecimento a data mais fortes que é da emancipação politica que elevou os distritos ( Arraial Novo, Conceição da Boa Vista, Angaturama e povoado de Barreiros ) à condição de município (18 de dezembro) ou o dia 1º de janeiro, que tinha sido durante muito tempo a data oficial, mas que depois passou para o último sábado de julho, o que explicamos. Mas o decreto que instituiu o dia da cidade ser em julho, durante exposição, também não decretou o dia como Feriado, apenas pedia que fosse comemorado como  o Dia do Recreiense Ausente dentro do espírito de Dia da Cidade, ou Dia da Festa do Município. Mais em OJRM

Esta entrada foi publicada em EVENTOS E SOLUÇÕES. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.