últimas notícias da Rede Sindijori

PUBLICADO EM 17.SETEMBRO.2016 – 16,49 h

Extrato de tomate

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização e a distribuição de quatro lotes de extrato de tomate das marcas Amorita, Predilecta, Aro e Elefante, além de um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola.

A punição às cinco marcas se deu com base em laudos que detectaram “matéria estranha indicativa de risco à saúde humana”- no caso, pelo de roedor – acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente. As empresas terão de recolher os estoques dos produtos existentes no mercado. As decisões da Anvisa estão publicadas em resoluções no Diário Oficial da União. A primeira refere-se ao lote L 076 M2P, com validade de 01/04/2017, do extrato de tomate Amorita, favricado por Stella D’Oro. A segunda, ao extrato de tomate Predilecta, lote 213 23IE, com validade até março de 2017. E a terceira decisão trata do molho de tomate tradicional Pomarola, lote 030903 e validade de 31/08/2017, e também o extrato de tomate, Elefante, lote 032502, com validade até 18/08/2017. (Portal NewTrade – São Paulo/SP)

Candidaturas fictícias

105 servidores públicos são processados por candidatura fictícia em Minas Gerais. Levantamento feito pela Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais (PRE/MG) constatou que 105 servidores públicos respondem a ações cíveis e/ou criminais por terem se candidatado nas eleições municipais de 2012 apenas para usufruir a licença remunerada de três meses garantida pela legislação eleitoral. Outros 719 continuam sob investigação . (Jornal Diário do Mucuri – Teófilo Otoni-MG)

Judiciário

Com o excesso das despesas feitas pelo Judiciário e o Legislativo para engordar os salários dos integrantes dos dois poderes, coisas desagradáveis ocorrem na administração pública.Acaba faltando recursos para hospitais, postos de saúde, escolas, estradas, sistemas de energia elétrica, águas e esgotos, pavimentação de ruas e alimentação. Segundo o Confaz, os gastos feitos com esses setores, fruto das benesses da Constituição de 1988, estão desequilibrando os orçamentos estaduais. Gasto de dinheiro público sem receita correspondente é falência na certa. (Jornalista Mário Fontana – Belo Horizonte-MG)

Mercedes demite

Em comunicado aos 9,8 mil funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo, a Mercedes-Benz informou que demitirá 1,8 mil trabalhadores. Segundo a empresa, o excedente de mão de obra chega a 2,5 mil e houve baixa adesão ao Programa de Demissão Voluntária (PDV) encerrado-apenas 630 pessoas aderiram. Os trabalhadores da unidade da montadora paralisaram as atividades em protesto. “Não temos como suportar excedente de colaboradores tão alto e volumes de produção extremamente reduzidos há tanto tempo. Por isso, lamentamos que o único caminho a seguir seja o ajuste do nosso quadro de pessoal”, diz a nota da companhia. (Jornal Estado de Minas – Belo Horizonte-MG)

Ajoelhe-se

“Estamos lendo notícias sobre a paralisação das obras, então pedimos que isso seja feito com urgência. De preferência, que a via seja iluminada”. O autor da frase é o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, sobre a duplicação da rodovia BR-381″ de Belo Horizonte atépelo menos o trevo de Caeté”. É a que dá acesso à Serra da Piedade, onde fica o santuário da padroeira de Minas, Nossa Senhora da Piedade. Pelo jeito, só com muita reza para o governo aceitar o pedido. Ele não tem tanta piedade, ops, tanta prioridade assim com a estrada, uma das mais perigosas do estado.

(Dom Walmor de Oliveira – Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte)

Proibição de armas

“Muito me impressiona a infantilidade de determinados políticos que, não tendo nada melhor para fazer, ficam inventando leis idiotas e sem nenhum objetivo ou resultado prático em benefício da sociedade. Entre tantas outras, destaco uma recente que proíbe o uso de arma branca. O objetivo seria reduzir o número de mortes provocadas por esses instrumentos, como se isso fosse possível. É preciso entender que a medida só atinge o cidadão de bem, haja vista que a proibição de armas de fogo em nada melhorou os níveis de criminalidade, até pelo contrário, desarmou a população e manteve os criminosos armados. Existem outras causas de morte muito mais intensas e frequentes, como as masmorras dos hospitais, as estradas precárias que cortam nosso país… E nenhum político se preocupa com isso, só pensa em coisas banais e sem utilidade. O que precisa para acabar com a violência é acabar com a impunidade, criar leis mais rigorosas que possam inibir a pratica de crimes, punindo severamente os criminosos que estão soltos por aí, provocando terror”. (Edalmo Antonio de Pinho Tavares – Belo Horizonte-MG

Onde estava o Sindicato ?

Muito interessante a cartilha que vem sendo distribuída pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e Telégrafos e Similares do Estado de Minas Gerais (Sintect-MG) denunciando que o governo quer acabar com aquela autarquia. O anúncio começa com uma moradora que identifica a tristeza do funcionário que fora lhe entregar uma correspondência e, depois de relutar, ele conta sua história. Filho de funcionário antigo dos Correios, para ele sempre foi importante ser colaborador daquela empresa, pois além de ter muitas vantagens era um serviço federal e de bom salário. O funcionário conta que estudou e se preparou para ser servidor dos Correios e que, agora, depois de alguns anos, o Postalis (Plano de Previdência Privado da categoria) está em uma situação difícil, provocada pela má administração de gente do próprio Correios e da União, levando a um rombo de R$ 8 bilhões que os empregados serão forçados a pagar nos próximos 23 anos. A cartilha do sindicato não dá nome aos bois e só apareceu agora, quando surgiram fórmulas para salvar a empresa sucateada pela própria categoria de sindicalistas que fizeram aplicações vultosas em países como a Venezuela.Os Correios precisam urgentemente de reciclarem, pois as correspondências estão sendo entregues, inclusive, com mais de 10 dias de atrasos. (Jornal Edição do Brasil – Belo Horizonte/MG)

Eleições 2016

Este é o momento de escolher com sabedoria, quem irá representá-lo nos próximos quatro anos.

No dia 02 de outubro, as urnas eletrônicas devem estar preparadas para registrar os votos das eleições que irão eleger em cada município, o Prefeito, o Vice-Prefeito e os Vereadores que irão integrar as Câmaras Legislativas Municipais. O segundo turno se houver ocorrerá no dia 30 de outubro de 2016. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), só em Belo Horizonte há 11 candidatos à  Prefeitura e 1.435 candidatos a vereadores. São muitos os candidatos, bem como os partidos e coligações às quais eles estão filiados. Nas ruas, eles se apresentam através dos “santinhos”políticos”, dos carros de som e até mesmo fazendo carreatas e marchas. Pela TV e pelo rádio, através do horário eleitoral e dos debates políticos. Há formas eficazes de pesquisar e conhecer melhor a vida e a índole dos candidatos para além da propaganda que eles criam em torno de si mesmos. A internet, por exemplo, oferece boas opções. É possível realizar pesquisas nos históricos dos jornais e revistas sobre as notícias que já foram publicadas a respeito dos candidatos. Outra boa opção é acessar o DivulgaCand, sistema de divulgação dos registros das candidaturas, disponível no site do TSE (www.tse.jus.br). Mesmo ainda em fase de processamento desses registros, já estão disponíveis os dados de todos os candidatos, como a declaração de bens, as prestações parciais de contas de campanha e a proposta de governo entregue à justiça eleitoral. Este é o momento de pesquisar com calma e decidir quem você quer que o represente nos próximos quatros anos. Vamos votar com inteligência e certeza do que é melhor para o nosso município. Vamos eleger pessoas de boa índole, que trabalham com seriedade e honestidade. Assim conseguiremos chegar ao ideal comum, que é uma cidade com excelência em todas as áreas, principalmente na educação e saúde. (Jornal ST Notícias – Belo Horizonte-MG)

Sucessão na Fiemg

A eleição para a troca de comando na Fiemg – terceira maior entidade do setor industrial do país, com um orçamento anual de R4 1,1 bilhão – acontecerá em maio de 2018, mas o assunto já está fervendo nas altas rodas do poder econômico. Em almoço na “Revista Exclusive”, em BH, até mesmo o nome do ex-presidente da Fiemg (1995-2002), Stefan Salej, foi mencionado, porque ele estaria disposto a ser candidato.

Mau gosto – Surpreso diante das especulações de retornar à presidência da Fiemg, Stefan Salej, 72, respondeu que “isso é brincadeira de mau gosto” e emendou que sempre lutou para que houvesse um único mandato na entidade. “Na época, eu tinha condições de ser reeleito, mas peguei minhas coisas e fui embora no auge da popularidade que tinha”, disse, num tom bravo. Salej mora em São Paulo, onde é mentor num programa de startup e diretor na área de comércio exterior da Fiesp, além de dar consultorias e cuidar da família, com cinco netos.

Tempos digitais – Conhecido pelo discurso direto e sem rodeios, Stefan Salej disse que é preciso inovar. “Na própria Fiemg, o setor elétrico está lá (no comando) há 23 anos. Não dá para ficar dominando tanto tempo assim um setor que nem tem mais a importância (de antes)”, alfinetou Salej. O ex-dirigente da Fiemg se referia a ele próprio, a Robson Braga (atual presidente da CNI) e ao atual presidente Olavo Machado, todos egressos do setor elétrico. Para Salej, é preciso gente nova, dos tempos digitais, além de ser necessário haver uma mudança do segmento no poder da Fiemg. (Jornal O Tempo – Belo Horizonte-MG)

Hora de cortar as amarras do investimento!

Nos últimos anos, o Brasil deixou de receber bilhões de reais em investimentos produtivos em razão de um parecer da Advocacia Geral da União (AGU), publicado em 2010, que restringiu a compra de terras por estrangeiros no Brasil. As consequências econômicas do parecer foram a desaceleração de investimentos estrangeiros, freando o processo de expansão de setores estratégicos, como a agroindústria, a inviabilização de empreendimentos já planejados e a inibição de novos investimentos em virtude da insegurança jurídica.

Cargill ainda se limita a comunicação superficial.

O Portal Giro News enviou uma série de perguntas ao presidente da Cargill e sua assessoria de imprensa sobre o recente caso do lote de Elefante que continha pelo de roedor acima do limite, entre elas se a Cargill se sente confortável oferecendo pelo de roedor no extrato de tomate Elefante e se o fato dele ser pasteurizado é suficiente para tranquilizar o consumidor

De quem é a culpa?

No mundo existem os que choram e os que vendem lenços. A crise afeta as pessoas e estas afetam as organizações. O Risco é uma situação inerente à vida, querendo ou não, você está sob a influência de vários riscos, constantemente. A capacidade de lidar com os riscos define e particulariza a maneira como afetam as pessoas. Está muito óbvio que o cenário atual em nosso país precisa de uma urgente reforma política, a atual conjuntura sé estimula a ineficiência e a corrupção

Bradesco poderá ser processado nos EUA

O escritório de advocacia americano Glancy Prongay & Murray LLP, localizado em Los Angeles, estuda abrir um processo contra o Bradesco por possível envolvimento da instituição financeira na operação Zelotes, da Polícia Federal

Cuidado com o caixa dois nas eleições municipais.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) colocará à disposição da população durante a campanha municipal um telefone e um site na Internet onde qualquer cidadão poderá denunciar o uso de caixa dois por parte dos candidatos a cargo de prefeito, vice e vereadores.

Prisão no Centro – Casquinha de chocolate com maconha.

A Polícia Civil prendeu no Centro de BH, um jovem suspeito de vender chocolates com maconha na porta de faculdade da capital

Ministério Público analisa desvio de R$ 18,9 milhões da família Perrela

O Promotor do Ministério Público de Minas Gerais, Eduardo Nepomuceno abriu um inquérito para investigar convênios firmados pela Epamig para compra de semente que, conforme atestou a Controladora Geral do Estado, não foram entregues, o que teria gerado um prejuízo de R$ 18,9 milhões aos cofres do Estado entre 2007 e 2011, em valores atualizados.

LEIA OS ARTIGOS COMPLETOS EM REDE SINDIJORI DE NOTÍCIAS

Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.